02/04/2012

Apresentação do espaço de Co-working / Fab Lab no Mercado do Forno do Tijolo

in http://www.cm-lisboa.pt/

Foi apresentado no dia 30 de Março no Mercado do Forno do Tijolo o projeto de co-working e o laboratório de prototipagem rápida- Fab Lab. Ideia principal do projeto conjunto entre o pelouro dos Mercados e da Inovação e Economia, é a de revitalizar o Mercado do Forno do Tijolo, criando dinâmicas próprias mas mantendo a sua atividade principal, dotando-o ao mesmo tempo de uma nova vocação.Veja aqui a reportagem vídeo.



Serão criadas condições para a existência de um espaço de trabalho, que contará com 90 postos de trabalho para os criadores desenvolverem a sua atividade. Nenhum dos comerciantes que hoje ali exercem a sua atividade perderá os seus postos de venda, sendo transferidos para um espaço contíguo, com condições modernas e adaptadas aos tempos de hoje, atraindo uma nova clientela que frequentará todos os dias o espaço do Mercado.

A vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca referiu este projeto como sendo o “elo de ligação dos vários projetos” que foram lançados pela autarquia de Lisboa. Com a instalação do laboratório de prototipagem rápida-Fab Lab, os novos modelos de produto podem igualmente ser testados, e divulgados através da rede criada para o efeito entre o Co-Working/Fab Lab, e a indústria.

António Costa destacou a importância da recuperação da economia da cidade, paralisada no passado, através do lançamento de bases que se completam com estes projetos. Os equipamentos, as escolas, e os empregos, foram os tópicos principais mencionados pelo presidente da autarquia para a reabilitação da economia da cidade, não deixando de concordar com a ideia lançada por José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, sobre este “ser o início de uma parceria de bases territoriais”.

A iniciativa que conta com a participação da Associação Industrial Portuguesa-AIP/CCI e da empresa Iberomoldes, surge no âmbito da estratégia que tem sido levada a cabo pelo executivo municipal, no sentido de tornar Lisboa uma cidade inovadora e empreendedora.

Mais informações sobre este e outros projetos em curso na página Lisboa Participa

1 comentário:

Anónimo disse...

Escritórios e áreas partilhadas são uma solução interessante para empresas e profissionais que não precisam de muito espaço, cujo ramo de actividade não implica estar muito tempo no escritório, e com o intuito de reduzir os custos de aluguer de escritório. Esta é uma das várias opções que Coworking tem para oferecer.