26/04/2012

ABATIDAS na Praça do Comércio pela CML


Imagem de coluna de iluminação do séc. XIX, modelo francês. Fotografia de J. Benoliel (espólio na Torre do Tombo). A lanterna já não é a original sendo uma alteração da década de 20 do séc. XX. Em imagens de arquivo do início do séc. XX ainda se podem ver as lanternas originais que eram idênticas ás ainda existentes na Avenida da Liberdade.

O exemplar retratado, que esteve na Praça do Comércio quase 2 séculos, já não existe. Foram todos abatidos. Porquê? «Porque sim», diz a CML.

Em matéria de mobiliário urbano, Lisboa está a ficar mais pobre de ano para ano fruto da falta de um critério de conservação deste tipo de património.

De cada vez que a CML intervem num espaço público da cidade, estas peças frequentemente desaparecem, desvalorizadas a favor de novo "design".
Em Londres e Nova Iorque as praças históricas preservam, com orgulho e saber, candeeiros de época, alguns deles a gás - em Lisboa isso seria considerado obsoleto, uma vergonha.

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde anda o IGESPAR ou instituto análogo se, por acaso, mudou de nome? Os sues responsáveis andam distraidos? Ninguém dá satisfações sobre a destruição do património nacional? A CML pode alterar uma praça do século XVII, que é classificada como monumento nacional, sem ser responsbilizada pelo crime contra o património? A opinião dos cidadãos não é escutada por ninguém? Está na altura de desncadear uma acção dirigida à UNESCO para nem sequer pôr a hipótese de admitir uma eventual candidatura da Praça do Comèrcio a Património da Humanidade.
José Honorato Ferreira

Ed disse...

Os candeeiros encontram-se no depósito de Alcântara!