05/06/2012

Reabilitação urbana. Investimento ascende a 611 milhões de euros.




Reabilitação urbana. Investimento ascende a 611 milhões de euros

Por Beatriz Silva, publicado em 5 Jun 2012 - 17:39 in (jornal) i online
Foram apresentadas 113 candidaturas. Turismo e reabilitação urbana absorvem mais de metade do investimento previsto. Norte é a região com maior número de projectos
Os três fundos de desenvolvimento urbano da iniciativa JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investiment in City Areas) Portugal receberam nos últimos meses 113 projectos de reabilitação urbana e dinamização económica, num montante de 611 milhões de euros.

... De acordo com o comunicado enviado pelo ministério da Economia, as candidaturas estão ainda a ser analisadas pelas sociedades gestoras dos fundos – BPI, CGD/Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana; e Turismo de Portugal -, que vão financiar através de um empréstimo, contribuindo assim para a execução dos investimentos.

Amanhã será assinado o segundo contrato, ao abrigo da mesma iniciativa, em Lisboa, para a recuperação da Ala Nascente da Praça do Comércio.

Destes investimentos, 339 milhões estão associados à criação de alojamento turístico e reabilitação de edificados urbanos e 51 milhões estão direccionados para o sector da cultura, que tem também uma procura relevante.

“Estes números exprimem o grande potencial da reabilitação urbana com vocação económica em Portugal”, considera o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques. Sendo o financiamento atribuído como empréstimo, “os investimentos terão de ser rentáveis e criar riqueza”, concluiu o responsável.

A iniciativa JESSICA é um instrumento financeiro promovido pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio do Council of Europe Development Bank.

2 comentários:

Anónimo disse...

Passei hoje mesmo pelo Terreiro do Paço e aquilo, a cinco dias do 10 de Junho, está lindo. Decorridos mais de 2 anos sobre a vinda do Papa e de se terem gabado de a praça estar reabilitada, salvo um acabamentozito ou outro, há por lá obras e mais obras.

Mas os candeeiros ficaram lindíssimos. Melhor, só num ferro-velho.

E pareceu-me que as obras completamente lunáticas (basta olhar para os cartapácios que lá puseram), na Ribeira das Naus, decorrem, ao fim de tempos infinitos, a passo de caracol. Fui até lá (e a uma hora supostamente de trabalho em obras como aquelas) e a actividade era diminuta...

Anónimo disse...

Quantos destes milhões vão ser investidos em recuperar as ruas de Lisboa, que estão uma absoluta miséria? Passeios esburacados, tortos, minúsculos e cheios de abatimentos, canalização de água e de gás degradada, ruas esburacadas e cheias de lombas, etc... Ou isto é só para gastar em obras "para turista ver"?