02/10/2012

Centenas de imóveis vão ficar por classificar

No seguimento do artigo Património em lista de espera, publicado na edição em papel do Expresso no passado dia 29 de Setembro e replicado na página do Cidadania LX no Facebook, é hoje divulgada na edição online do mesmo jornal uma lista (clique na imagem para visualizar a infografia) com cerca de 500 imóveis candidatos a património classificado em risco de ver caducar os seus processos no final deste ano, por atrasos nos serviços e por opção dos responsáveis do sector.




Entre os imóveis com processos de classificação em perigo, encontram-se edifícios, equipamentos ou zonas emblemáticas das duas principais cidades do país. Na capital, por exemplo, estão a estação ferroviária do Cais do Sodré (da autoria do arquiteto Pardal Monteiro), as gares marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos (onde pontificam os painéis de Almada Negreiros), os antigos liceus Camões, Pedro Nunes ou Filipa de Lencastre ou o Hotel Ritz.
Já no Porto destacam-se as faculdades de Arquitetura e de Belas Artes; o núcleo da Foz Velha; a Rua Álvares Cabral; ou o projeto de Siza Vieira no bairro da Bouça (uma das primeiras intervenções a dar projeção internacional ao arquiteto portuense.
De Norte para Sul, há as termas romanas de Chaves, a aldeia histórica de Linhares (Celorico da Beira, distrito de Bragança), a estância termal das Caldas do Gerês, os vários núcleos arqueológicos de Foz Côa, a paisagem urbana da Nazaré, as fortificações das Linhas de Torres, o terreiro da batalha de Montes Claros (perto de Borba, distrito de Évora, decisiva na guerra da Restauração) ou o forte de Castro Marim.
Por Alexandra Carita, Olavo Cruz, Paulo Paixão e Valdemar Cruz, in Expresso

1 comentário:

Sara disse...

É muito importante manter os prédios históricos. Eu estou procurando imoveis bela vista e eu estou procurando propriedade perto de edifícios históricos, porque eu acho que é muito agradável para caminhar por lá.