07/10/2012

Alguém sabe porque é que as andorinhas desapareceram de algumas ruas de Benfica ??








Ainda há não muitos anos estes fabulosos acrobatas faziam parte da paisagem da "minha" rua. Este ano, não vi nem andorinhas, nem ninhos. Alguém conhece a razão do seu desaparecimento ? Terá algo a ver com a invasão de pombos que entretanto tem vindo a aumentar na mesma localidade ?

10 comentários:

Anónimo disse...

Para sobreviverem, as andorinhas necessitam lama para a construção dos ninhos e insectos voadores para a sua alimentação. Será que alguma construção perto da sua rua alterou recentemente algum destes requisitos?
Penso, contudo, que a forma e materiais para a construção dos ninhos está em mudança entre estas aves, nomeadamente por falta de locais onde encontrar lama.
Julgo que muitos casais estão a substituir os beirais pelas cavidades que lhes proporcionam as telhas.Também a lama estará eventualmente a ser substituída por outros materiais.
Agradecia qualquer informação esclarecedora sobre esta matéria.
Pinto Soares

Maria Menezes disse...

Estão a desaparecer assim como outros pássaros irão desaparecer e até nós devido aos chemtrails (rastos químicos) que estão a pulverizar-nos com aluminio, bário e outros componentes tóxicos provocando ao ser humano doenças cardiovasculares e respiratórias. Por favor consultem a página de RASTOS QUIMICOS no facebook.
https://www.facebook.com/groups/chemtrailsportugal/?fref=ts
Por acaso já repararam como anda o céu? Normal não está de certeza!
Há que fazer algo sobre isto mas o governo e a imprensa estão calados aos invés de alertarem a população.
Cumprimentos!

Santos disse...

estes bichos sujam tudo, onde há um ninho há porcaria.
Eu tenho dado umas chumbadas com a pressão de ar aos que insistem em fazer ninho na minha casa (Campolide).
A rua fica completamente suja e a CML não a limpa

Julio Amorim disse...

Como aqui se pode ler as andorinhas estão ainda noutras partes da cidade, onde poluições várias serão mais ou menos parecidas. A lama talvez não seja tão fácil de encontrar....e poderia ser um dos motivos !? Continuo convencido que estas aves não gostam de coabitar com pombos (eu também não). Na "minha" rua não existiam pombos até há poucos anos, agora, é uma praga (são às dezenas espalhadas por toda a rua).

Anónimo disse...

SANTOS DISSE: "estes bichos sujam tudo, onde há um ninho há porcaria.
Eu tenho dado umas chumbadas com a pressão de ar aos que insistem em fazer ninho na minha casa (Campolide).
A rua fica completamente suja e a CML não a limpa"
__________________________________

Que Tristeza, é assim que se resolve os problemas, da maneira mais fácil e barbara que existe?


Maxwell disse...

Santos, chumbe pombos que esses sim são uma praga (classificada como tal, aliás).

Anónimo disse...

Aqui onde vivo (Santa Cruz - Paraíba - Brasil) haviam muitíssimas andorinhas, mas de alguns anos pra ca elas desapareceram e foram substituidas por pardais outros passaros sujos so que os pardais são bem piores que as andorinhas. Mas já observo mudanças eles estao começando sumir e rolinhas estao começando a aparecer. Rolinhas aao passaros lindos e que tem um belo canto e sao extremamente higienicas, elas fazem seus ninhos apenas em arvores e só se alimentam de frutas como acerola e goiabas e elas tyem costumes de se banhar em fontem ou locais com agua limpa.

Anónimo disse...

Procurem por "Chemtrails" e terão a resposta. Para as Andorinhas e para voces também.

Anónimo disse...

É uma vergonha e tristeza matarem as andorinhas,ave que consome milhões de insetos prejudiciais a nossa vida, só porque sujavam,devia ter falado com as entidades competentes para resolverem o problema!!!

Anónimo disse...

As andorinhas desapareceram aqui da minha zona algo que me preocupa bastante pois algo de errado aconteceu no ecossistema para essas lindas aves desaparecessem, alguém sabe explicar o mistério?