24/10/2012

Movimento cívico pede acção urgente de limpeza de Lisboa.



Higiene urbana
Movimento cívico pede acção urgente de limpeza de Lisboa
Por Carlos Filipe in Público
Um mapa do lixo em Lisboa e o impacte que este tem na sua imagem foi enviado ao presidente da câmara, acompanhado de soluções
Lixo amontoado a qualquer hora do dia, pisos encardidos e publicidade selvagem criam um permanente e deplorável ambiente de falta de higiene na cidade e acarretam a Lisboa graves prejuízos para a sua imagem. A constatação foi feita pelo movimento Fórum Cidadania Lx, que enviou ao presidente da câmara, António Costa, um diagnóstico que classifica da maior gravidade, pedindo acções urgentes de combate ao problema.
A população, residente e oscilante, comerciantes, as autoridades municipais, ninguém é poupado no diagnóstico do movimento de cidadãos lisboetas, que se dizem envergonhados com o panorama "insustentável, intolerável e incompatível com o cosmopolitismo que se pretende para Lisboa".
Os signatários do documento não deixam de destacar graves vícios da população e também reiteradas más práticas do comércio. Mesmo enaltecendo o esforço das brigadas de limpeza, sublinham que por vezes o fazem em condições adversas e penosas e acreditam que se trata de um problema político "que deve ter uma abordagem política e uma resposta política". Nesse sentido, solicitaram uma audiência ao presidente da câmara para discutir o problema do que dizem ser as más práticas generalizadas em publicidade e higiene urbana.
Como estratégia, o grupo aponta alguns caminhos tidos como soluções para a resolução do problema, dizendo acreditar que pode passar por maior fiscalização e repressão, pelo aumento das campanhas de sensibilização e por maior frequência de limpeza e lavagens de ruas e pavimentos. No caso da publicidade, adverte o movimento cívico que cabe ao município usar de mais bom senso e contenção nas autorizações, sugerindo maior pro-actividade e pela valorização do espaço público. "Há ausência crónica e estrutural, desde há décadas, de uma gestão adequada do quotidiano pelas autoridades municipais", notam, acusando-as também de "enorme incapacidade" de fiscalização e de acção.
Dizendo-se farto de ver Lisboa degradar-se de dia para dia, o Fórum Cidadania Lx aponta a dedo alguns dos pontos negros da cidade, onde se verificam as situações mais intoleráveis, nomeadamente no Largo de São Domingos, no Bairro Alto - área sujeita a uma especial pressão, mas onde se diz que não existe qualquer tipo de pedagogia ou repressão sobre os prevaricadores -, ou os depósitos de lixo e embalagens do comércio dos centros comerciais do Martim Moniz, na Almirante Reis, Restauradores, na Avenida Praia da Vitória.
A exemplo do que é apontado pelo Fórum Cidadania Lx, também a Associação de Moradores das Avenidas Novas há muito que vem reclamando maior atenção para um novo foco de sujidade gerado pelo consumo de álcool por jovens no Jardim do Arco do Cego.

12 comentários:

Sr Santos disse...

só há uma forma efectiva de acabar com este problema e não é com mais recolha, é exactamente ao contrário.
A CML não devia de recolher o lixo em casos como o da imagem. quando estiver uma montanha de lixo à porta dessas pessoas (?) vão entender como o sistema funciona: Lixo no caixote com a tampa fechada.
Movimentos de cidadania passam também pelo arregaçar de mangas e não só pela reclamação de "mais".
Não sujem e não deixem sujar.

Anónimo disse...

Deviam pedir uma acção de limpeza urgentíssima na câmara municipal (minúsculas) desta Lísbia terceiro-mundista.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Então e dos grafitos, ninguém fala??????????

Carlos Medina Ribeiro disse...

Ah! E quantos donos de cães foram, até hoje, multados por não apanharem a caca dos animais?
Não deviam ser essas multas (que estão previstas mas ninguém aplica) a pagar as motoretas com aspirador (e respectivos operadores) que por aí vemos, de vez em quando, em acção?

Carlos Medina Ribeiro disse...

O 1.º comentador tem razão. Veja-se o caso da R. Conde de Sabugosa (esquina junto ao sapateiro, a caminho do Pingo Doce), onde TODOS os dias há uma nova montanha de lixo, sempre renovado após cada remoção pela CML.

Quem lá o põe fá-lo à vista de todos, perante a mais completa indiferença de quem lá passa e, pelos vistos, de quem ali mora.

Julio Amorim disse...

Em Göteborg o Município fez no último ano alguns dias de "protesto"....não limpando certas zonas, para o povinho ver os resultados. Creio que a pedagogia de chicote poderia ser bem aplicada por aí....

Anónimo disse...

Caro Julio,

agora não concordo consigo.
Os suecos, povo que conheço moderadamente, ou bem, face ao choque de verem montanhas de lixo nas suas ruas não poriam mais lixo e até protestariam. Mas o povo português, habituado a maltratar o bem público - o importante é a higiene dentro de casa, fora o que é de todos não é de ninguém - ficaria incomodado, falaria entre dentes, comentaria com os vizinhos mas contribuiria à festa numa lógica: - já que é assim então também faço!
Não, infelizmente o que resultaria é fiscalizção, repressão, rigor. Mas logo viriam os comentários que já ouvi, vezes incontáveis sempre que se tenta fazer cumprir as regras: - A ditadura já acabou, somos livres! Haja coragem senhores políticos, haja civismo senhores cidadãos. Assim como está, NÃO!

Eduardo Cruz disse...

A CML não tem pessoas suficientes, e as que trabalham na recolha do lixo, muitas dão o litro (e são pouco recompensadas). existe fiscalização e existem pessoas que já foram multadas por não respeitarem com o regulamento, umas aprendem outras não.

Pedro V disse...

Acreditem, quando não houver mais espaço físico onde por o lixo, quando o cheiro nauseabundo chegasse ao T2 com 6 televisores, algo mudaria.
Quando a REGRA for a CML não recolher lixo nas condições da foto, as pessoas aprendem.
Se querem viver como uns, desculpem, porcos, força.
Os mecanismos de controlo social passam também pelos vizinhos e co-cidadãos.
" Veja-se o caso da R. Conde de Sabugosa (esquina junto ao sapateiro, a caminho do Pingo Doce), onde TODOS os dias há uma nova montanha de lixo, sempre renovado após cada remoção pela CML"- Ora façam a experiência de não recolher o lixo, deixem essa montanha rivalizar com o Evereste...

Julio Amorim disse...

É capaz de ter razão anónimo das 7:25....mas não haveria muito a perder em deixar alguns ecopontos com montanhas de lixo por uns bons tempos....só para ver no que dava ?
Afinal de contas estamos só a falar de MAIS lixo....porque lixo está lá sempre.

Anónimo disse...

Mas isso aconteceu já, caro Julio Amorim. Quando houve a greve dos funcionários dos resíduos urbanos, durante uma semana o lixo não foi recolhido na minha zona mas antes de ter impedido os habitantes de contribuirem com mais lixo, a quantidade aumentou para níveis impossíveis, ratazanas passeavam-se e banqueteavam-se livremente.
Acredite no que lhe digo, fora de portas tudo, dentro de casa nada. Esta é a posição dos portugueses. Os ecopontos são o maior foco de lixo que existe em Lisboa, assim como as caixas da EDP.
Isto não pode continuar, a "liberdade" alcançada há 38 anos não legitima o não cumprimento coercivo da lei. 38 Anos são 20 anos passados desde a maioridade desta democracia. Não há desculpa! Fiscalização, repressão, rigor. Só isso funciona. Mas essas medidas não trazem votos, por isso...

Xico205 disse...

Gostava de saber e que sitio do mundo quando não se recolhe o lixo ele acaba!!! Só conheço locais onde acontece precisamente o contrário!

As ruas podem estar cheias de lixo, mas não tou a ver ninguem em mante-lo em casa por isso. Com o "carinho" que os portugueses têm pelos politicos fazem é mais questão de o pôr na rua para que todaa gente veja a incompetência deles.