03/12/2013

Onde pára o painel de azulejos da dependência do lactário nas imediações do convento do Beato?


Chegado por e-mail:

«Exmos. Senhores

[...]

A placa de azulejos a que me refiro, e de que fui informado ter sido apeada para restauro é a que se encontrava do lado esquerdo numa casinha à entrada do largo que dá acesso ao Convento do Beato em Lisboa. Ainda me lembro de este painel de azulejos ali se encontrar, porque costumava visitar o lugar quando vou às feiras de antiguidades que se realizam no Convento do Beato. De acordo com contacto que fiz, quando de um ano para o outro quando ia à exposição de antiguidades deixei de o ver no local, contactei a instituição, Associação Protectora da Primeira Infância e fui informado que se encontrava em restauro, e que não voltaria ao local devido a questões de vandalismo. Este local era uma dependência do lactário situado em Santa Apolónia onde em tempos se prestava assistência à primeira infância e onde ia um senhor do Lactário principal levar leite das vacas leiteiras do Lactário principal numa carroça.

Estou consciente de que este painel de azulejos é de propriedade privada da Associação Protectora à primeira infância, mas penso que marca um pouco da História da Cidade de Lisboa e da assistência à primeira infância em particular.

[...]

Agradeço que se possa fazer alguma coisa sobre este painel que o julgo invulgar no contexto da vida da cidade de Lisboa, da Assistência à primeira infância e da História do Leite na Cidade.

Obrigado

Pedro Rodrigues»

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Património? Vá lá, o painel é medonho. E aposto que colocado no Ebay não rendia 20€ que seja. Há que seguir em frente, e deixar para trás os aspectos menos estéticos do nosso passado.

Anónimo disse...

"seguir em frente, e deixar para trás os aspectos menos estéticos do nosso passado"

Como lixo na rua, carros em cima do passeio, arquitontices pós-modernas, marquises de alumínio, cabos nas fachadas, ...