06/06/2007

ATROFIA E 'VOO DE PÁSSARA'

In Diário de Notícias (6/5/2007)
Vasco Graça Moura
escritor
vgm@mail.telepac.pt

«Não se concebe a implantação de um novo aeroporto sem a consideração de alternativas. Estas devem ficar "de reserva", para o caso de surgirem dificuldades que prejudiquem seriamente a opção a que se deu primazia. No caso da Ota, há uma autêntica inversão deste princípio.

Os estudos feitos entre 1969 e 1974 consideravam impossível um aeroporto a norte do Tejo. Optaram por Rio Frio, mas previram as possibilidades de Porto Alto e de Alcochete. Os estudos feitos entre 1977 e 1982 apontaram para Rio Frio, Porto Alto e Ota. Mas esta graduação aguardava o aprofundamento dos estudos prévios e do plano director. E, em vez da Ota, os técnicos preferiam Alcochete, mas não os deixaram explorar a hipótese. O estudo de 1994 considerou a Ota o local menos adequado: escolheu-se o Montijo e, a seguir, Rio Frio. Em 1999, afastou-se o Montijo, sem justificação, e manteve-se Rio Frio com duas alternativas de orientação das pistas, continuando a Ota a ser a solução residual
(...)»

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