19/05/2008

Salas de chuto em Lisboa podem avançar em breve

In Público (17/5/2008)


«A vereadora da Acção Social na Câmara de Lisboa, Ana Sara Brito (PS), defendeu ontem a instalação de espaços para injecção assistida na cidade, uma medida que pondera avançar ainda este mandato.
A autarca afirmou ser inclusivamente "a favor" da criação de uma sala de injecção assistida fixa, e não apenas de unidades móveis de saúde com essa função, como defendeu o presidente da câmara, António Costa, durante a campanha eleitoral.
Ana Sara Brito ressalvou, contudo, que a instalação de uma unidade fixa implica trabalho com a população "explicando às pessoas que residem nestes locais o que é que se coloca, porque é que se faz, porque é que está ali".
A vereadora considera que a instalação da sala não pode ser repentina, fruto de uma "moda", e "sem trabalhar a zona. Se se perguntar à maior parte das pessoas, estas dirão que em Alvalade nunca, em Campo Ourique nem pensar, na Baixa nem pensar", afirmou, acrescentando que "a cidade é um todo, vamos ver onde é melhor". A responsável colocou de lado a hipótese de avançar com esta medida ainda este ano, mas "este mandato sim".
A criação de salas de injecção assistida chegou a ser aprovada no mandato anterior, presidido por Carmona Rodrigues (apoiado pelo PSD), mas a crise na autarquia e a convocação de eleições intercalares não permitiram a concretização do projecto.
A criação de Instalações de Consumo Apoiado para a Recuperação (ICAR) foi uma proposta do anterior vereador da Acção Social, Sérgio Lipari Pinto. A instalação das ICAR chegou a estar prevista para a Quinta do Lavrado, na freguesia de São João, e no bairro do Charquinho, em Benfica, onde funcionam gabinetes de apoio aos toxicodependentes. Lusa »

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sr Dr Costa mais a Srª Drª Sara Brito,devem lembrar-se do elementar slogan político de que "quem tem uma boa idéia pratica-a em casa",ou seja,sendo ambos da Câmara de Lisboa,deverão abrir a primeira "sala de chuto" na própria Câmara.
Sob pena de incoerência.


20-5-08 Lobo Villa