09/05/2008

PSD exige conhecer obras para Alcântara

In Jornal de Notícias (9/5/2008)

«O grupo municipal do PSD entregou ontem um requerimento à presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Paula Teixeira da Cruz, pedindo-lhe que solicite ao Ministério das Obras Públicas "informações esclarecedoras, completas e profundas" sobre o projecto apresentado recentemente pelo Governo para a zona de Alcântara. Este requerimento surge depois de o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa, ausente da cerimónia, ter dito publicamente que desconhecia a versão final dos planos do Governo e de se saber que a CML não está integrada neste processo, situação que o PSD considera "extremamente gravosa para os interesses de Lisboa".

No documento enviado a Paula Teixeira da Cruz, o líder da bancada do PSD, Saldanha Serra, pede que sejam enviadas à AML cópia de todos os estudos e outras peças processuais (planos, plantas, projectos, cronogramas, etc.) que fundamentam o projecto do Governo, para que a AML possa "assumir a defesa dos superiores interesses de Lisboa".

O PSD considera que uma intervenção como a que foi anunciada para Alcântara - com "acentuado impacto e consequências para Lisboa", designadamente ao nível da mobilidade, do tecido urbano, da qualidade do espaço público e da mobilidade - "não pode passar-se às escondidas da cidade". E critica o Governo e a maioria PS/BE que governa a CML por gerirem a cidade "à revelia dos lisboetas", citando também os casos da zona ribeirinha e da solução escolhida para a nova travessia do Tejo. "Em nenhum destes processos há diálogo com a cidade", diz o PSD, exigindo que "todas as medidas relacionadas com Lisboa sejam atempadamente discutidas com as autarquias locais". Para Alcântara está em causa um investimento de mais de 400 milhões de euros que inclui várias intervenções no porto e nas ligações ferroviárias. GP »

Sem comentários: