09/09/2008

António Costa anuncia acordo com Cidadãos por Lisboa para projectos no Urbanismo

Lisboa, 09 Set (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou hoje um acordo de cooperação com o movimento Cidadãos por Lisboa, que prevê a elaboração do Programa Local de Habitação pela vereadora do Helena Roseta.

Em conferência de imprensa, António Costa anunciou que a vereadora Helena Roseta ficará responsável até ao fim do mandato pela elaboração do Plano Local de Habitação, que pretende "recuperar habitantes para a cidade e criar melhores condições para os que cá vivem".

"Dirigi um convite às vereadoras [Helena Roseta e Manuela Júdice] para assumirem um conjunto de tarefas, no que é um esforço para que a cidade esteja melhor e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) funcione melhor", afirmou hoje António Costa.

Segundo o autarca, será "útil, necessário e positivo" ter Helena Roseta a coordenar a aplicação do Programa Local de Habitação.

Manuela Júdice assumirá a liderança do projecto "Lisboa, encruzilhada de mundos", que visa colocar a capital na vanguarda da implementação de politicas intermunicipais para a cooperação e desenvolvimento.

Para a vereadora Helena Roseta, o acordo resulta da negociação de "um terreno de entendimento útil para a cidade", pretendendo agora "identificar projectos concretos que serão colocados para aprovação em reunião da CML".

"O acordo segue o que sempre dissemos: os cidadãos de Lisboa fazem parte da solução e não do problema. Já gastámos um ano, estamos contentes, mas se calhar podemos fazer mais", afirmou a vereadora.

Helena Roseta prescindiu de auferir qualquer rendimento enquanto que Manuela Júdice irá receber o vencimento de um vereador a tempo inteiro.

Segundo a vereadora, este acordo estava a ser negociado desde Maio, estando prevista a sua apresentação em reunião de CML na quarta-feira.

O presidente da autarquia adiantou ainda que este acordo foi negociado com a salvaguarda da autonomia politica dos dois lados e demonstrou disponibilidade para futuros acordos com o PCP.

"A disponibilidade existe e já foi anunciada por mim", explicou António Costa que quando questionado se a força politica com quem estaria disponível para negociar seria o PCP, respondeu apenas: "Claro".

In RTP.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Que surpresa!
Depois de tanto criticar Sá Fernandes, a independente Roseta e Cª fazem o mesmo.
É preciso ter lata!

Anónimo disse...

Mas continuam na oposição, não è? Percebi mal ou não é um acordo com o PS e vão só fazer uns planos?

Anónimo disse...

Não é preciso ser-se nenhum comentador oficial para concluir que o Dr.António Costa está aflito, ou seja, já percebeu que perderá as eleições se o PSD tiver um candidato à altura dos pergaminhos do partido, e não meninos guerreiros, ou, pior, marionetas tontas. E vai ter.
Parvo foi o PS em não ter tido coragem de apoiar a Arq. Helena Roseta na altura própria e ter preferido colocar dois produtos internos brutos na actual vereação. Tivesse-o feito e teria tido uma vitória estrondosa. Agora, é tarde.
Os Cidadãos por Lisboa fazem o que podem, ou seja, produzirem resultados para Lisboa e serem independentes ao mesmo tempo, fazendo a diferença, o que conseguem quando não tentam fazê-lo a todo o custo.
Este acordo pontual é um pau de dois bicos (se bem que dada a competência, obstinação e espontaneidade da Arq. Helena Roseta, é fácil deduzir que será o dossiê habitação a ter resultados para Lisboa) e um rude atestado de incompetência que o Dr. António Costa passa aos seus dois vereadores dos pelouros que agora perdem poderes: Manuel Salgado e Rosalia Vargas, os quais, como se nada fosse, continuam nos seus postos.

Anónimo disse...

O ex-vereador Manuel João Ramos entende que o acordo com os socialistas encerra perigos para a identidade dos Cidadãos por Lisboa, até porque "a intenção do PS é comer o seu eleitorado".
Este acordo é extemporâneo, e demonstra a incapacidade de outros vereadores na resolução dos problemas. Antonio Costa já percebeu que alguns servem-se do lugar para se servirem, Manuel Maria Carrilho já tnha avisado mas a sua opinião foi desvalorizada.

Anónimo disse...

A tia Roseta está a voltar ao redil...

Anónimo disse...

Quer sejam listas independentes ou partidárias, não deixam de ser políticos de profissão.
Interessante é realmente perceber porque é que a Vereadora Roseta não quer receber vencimento, e quem é que anda a pagar as contas desse dito “Movimento”.