10/09/2008

Câmara discute projectos para a zona da Rua Barata Salgueiro-PUBLICO-10.09.2008
*
A Câmara de Lisboa vai analisar hoje três propostas que deverão conduzir à aprovação de uma operação de loteamento e de dois projectos de reconstrução de edifícios para instalar comércio, escritórios e um hotel no zona da Rua Barata Salgueiro, perto da Avenida da Liberdade.
Uma das propostas refere-se ao projecto de hotel da autoria do arquitecto Frederico Valsassina previsto para o chamado "quarteirão do BES" (Banco Espírito Santo) na Rua Rosa Araújo e arrasta-se na câmara desde 2006. O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, propõe a aprovação da operação de loteamento prevista e que engloba o emparcelamento de quatro prédios para a instalação de um único edifício de seis pisos para escritórios e comércio.
O imóvel, que terá igualmente cinco pisos abaixo do solo para estacionamento e arrecadações, integra a Área do Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente, que a autarquia está a reformular. Este plano, da autoria do arquitecto Manuel Fernandes de Sá, abrange uma área de 100 hectares nas freguesias de S. José, São Mamede e Coração de Jesus.
A intenção é duplicar a população residente naquela área lisboeta (7500 pessoas), restringir o estacionamento à superfície na Av. da Liberdade e criar três parques subterrâneos nos cruzamentos da Avenida com as ruas Alexandre Herculano, Barata Salgueiro e Manuel de Jesus Coelho.
A segunda proposta para a Rua Rosa Araújo refere-se à reconstrução (mantendo as fachadas) de um edifício que será destinado a serviços. A terceira e última diz respeito à instalação de uma unidade hoteleira. O projecto abrange a ampliação e reformulação do interior dos três edifícios abrangidos.
Segundo a Lusa, o processo já se arrasta na autarquia desde 2006 e o projecto inicial acabou por ser reformulado depois da consulta ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), com a redução da cércea, do número de pisos (serão no máximo quatro) e o realinhamento das fachadas.
Os edifícios em causa estão dentro da zona especial de protecção conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente e a proposta de Manuel Salgado lembra que, "em sede de licenciamento, será analisada a manutenção e integração dos elementos com valor patrimonial a preservar no interior do edifício n.º8 a 10". Os projectos que vão ser discutidos na câmara têm sido fortemente contestados pelo movimento cívico Fórum Cidadania.
Manuel Salgado propõe a aprovação de projectos que vão mexer profundamente na zona da Barata Salgueiro

1 comentário:

Anónimo disse...

3 parques subterrãneos?? restringir o estacionamento à superfície?? Então é assim que se melhora a qualidade do ar na Av. da Liberdade e se incentiva à utilização de transportes públicos?? E os lençõis freáticos ou lá como se chamam e as estacas de madeira da baixa, é com betão injectado no subsolo que se resolve o problema??
Revitalizar e aumentar a componente humana incentivando a circulação automóvel e o estacionamento no subsolo é algo que só lembra aos génios da imbecilidade....