08/09/2008

Câmara não pagou verba mensal e o Jardim das cerejeiras secou

In Diário de Notícias (8/9/2008)
KÁTIA CATULO

«Lisboa. Projecto regressa no Inverno . Câmara e APL investiram 200 mil euros para criar o espaço verde em 2005

O Jardim das Cerejeiras Japonesas, inaugurado em Março de 2005, junto ao Museu de Arte Popular, em Belém (Lisboa), está oficialmente morto. O projecto custou à autarquia e à Administração do Porto de Lisboa 200 mil euros, mas a verba de mil euros que a câmara deveria atribuir todos os meses à Associação de Amizade Portugal-Japão (AAPJ) para a manutenção do espaço verde só chegou em Maio deste ano. Tarde de mais. "Um jardim é um ser vivo e não se compadece com atrasos", diz Leonilda Alfarrobinha, directora da associação. (...)»

Este caso do 'Jardim das Cerejeiras' é uma vergonha nacional, pois enxovalha a imagem do país junto do Japão, cuja embaixada em Lisboa tudo fez para que o projecto vingasse. Tenho a impressão que nunca ninguém chegou a regar uma árvore que fosse ... Portugal tem uma parvoíce pegada que é 'Belém Redescoberta' mas não sabe sequer regar árvores.

5 comentários:

Anónimo disse...

E que tal não plantarem coisas parvas por razões diplomáticas, mas sim espécies autóctones que estão bem adaptadas ao meio ambiente e não precisam de manutenção?
Façam um jardim do chaparro alentejano.

Anónimo disse...

pois, pois...os amigos japoneses devem estar a pensar: foram mesmo estes tipos que conseguiram chegar à nossa terra há uns séculos atrás..?

JA

Filipe Melo Sousa disse...

200 mil euros deitados a rua? Por essa e por outras é que eu aplaudo quem consegue fugir aos impostos municipais.

Miguel Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Jorge disse...

Tenho muitas saudades de passear pelo Central Park na Primavera enquanto as pétalas das flores das cerejeiras japonesas eram levadas pelo vento...Aqui é ver os troncos secos das cerejeiras em Belém e das amendoeiras do Jardim Amália Rodrigues, enfim mostra-me os teus jardim dirte-ei o teu índice civilizacional/cultural...