08/09/2008

Piscina do Alvito está pronta há meses sem abrir ao público

In Público (8/9/2008)
Ana Nunes

«Das treze piscinas municipais actualmente existentes em Lisboa quatro encontram-se encerradas por tempo indefinido

A Piscina Municipal do Alvito, situada na freguesia de Alcântara, em Lisboa, encontra-se encerrada e nunca chegou a abrir ao público. A obra foi feita em terrenos privados, pertencentes ao Atlético Clube de Portugal, e segundo adiantou ao PÚBLICO o presidente adjunto do clube, Almeida Antunes, a piscina está construída "há cerca de sete, oito meses", não tendo sido aberta até à data "devido a dificuldades com a Câmara Municipal de Lisboa [CML]".
Almeida Antunes manifesta-se "revoltado por ver o equipamento encerrado, ao mesmo tempo que lamenta a degradação de um espaço pelo qual o clube tanto lutou, não só para beneficiar a zona de influência da agremiação desportiva, mas também por constituir um bem público para a cidade".
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, o facto de a piscina se encontrar encerrada "deve-se a um problema de acessos que não está resolvido, uma vez que a piscina foi construída parcialmente em terrenos particulares, pertencentes ao Atlético Clube de Portugal". "Actualmente, o acesso só pode ser efectuado por terrenos daquele proprietário", explica a autarquia.
Prometida ao Atlético
Almeida Antunes explicou que a ideia de construir aquele equipamento desportivo surgiu por parte do clube, que "queria apenas uma pequena piscina, à medida da dimensão do clube". Porém, acrescenta o dirigente, "na época, o presidente da câmara, Santana Lopes, decidiu que no local iria ser construída uma piscina que seria entregue à gestão do Atlético".
O responsável recorda também que naquela altura o sua colectividade "teve de suportar uma série de investimentos que até agora não viu reembolsados." Inclusivamente, para permitir a sua construção "foi demolida a casa de uma senhora que se encontrava acamada e a quem tivemos que assegurar acolhimento", explicou Almeida Antunes.
Do mesmo modo, refere, "foram pagos 15 mil euros à divisão dos espaços verdes da CML para que a entrada ali fosse colocada", assim como foi necessário proceder à demolição de uma bancada do clube que deveria ter sido recontruída pela autarquia". Almeida Antunes considera a questão "delicada", pois diz que a câmara não cumpriu".
Protocolo em preparação
Neste momento, a câmara estará a preparar "um protocolo de cedência do espaço ao clube", adiantou o dirigente do Atlético Clube de Portugal. Esta indicação é também confirmada pelo presidente do clube e director municipal da CML, Ângelo Mesquita, que afirmou ao PÚBLICO estar a autarquia "a preparar o protocolo para que a piscina abra o mais rápido possivel". E diz-se conhecedor "da vontade do vice-presidente da câmara e vereador do Desporto, Marcos Perestrello, de avançar urgentemente com o processo". Todavia, Ângelo Mesquita confirma a existência de "um problema de acessibilidades devido a obstáculos, mas que deverá ser reduzido".
José Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, revela-se "desconhecedor da situação real" e confirma apenas a existência de "um problema com os terrenos". O autarca queixa-se de "falta de informação" por parte do vereador que detém o pelouro do Desporto e por parte da autarquia", pois, segundo afirma, "nunca nada nos comunicou" acerca da situação.
A vereadora do PCP Rita Magrinho confirmou ao PÚBLICO a existência de "problemas na construção e na empreitada" deste equipamento, mas lamentou o facto de "não haver discussão em torno destas questões na autarquia". »

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

Constroem piscinas para estar fechadas? A Camara têm é dinheiro a mais. O estado devia-lhe fechar a torneira e baixar os limites de IMI. Farto de pagar para ser mal servido.