04/09/2008

Vereador rejeita embargo do edifício da Cofina

Lisboa, 03 Set (Lusa) - O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa rejeitou para já a hipótese de embargo à obra do edifício do grupo Cofina, cujos vizinhos acusam de prejudicar a sua qualidade de vida, devido à excessiva proximidade com as suas casas.

Em declarações aos jornalistas à entrada de uma reunião descentralizada do executivo, o vereador Manuel Salgado afirmou que "neste momento não há nenhum argumento para o embargo" pretendido pelos moradores da Rua Mateus Vicente, em Benfica.

Os moradores queixam-se que a proximidade do edifício em construção veio prejudicar-lhes a qualidade de vida, devido à proximidade dos terraços, tapando as vistas e colocando questões quanto aos acessos de emergência ao local.

O vereador afirmou que a Câmara Municipal recebeu na terça-feira o projecto de alterações que se encontra em apreciação.

"Se o projecto de alterações respeitar as regras será aprovado, se não será embargado até que a obra fique de acordo", afirmou.

Manuel Salgado frisou que o loteamento foi aprovado no tempo em que Krus Abecassis era presidente da Câmara e lamentou que "as pessoas só se apercebam dos projectos quando eles nascem do chão, porque houve um período de discussão pública e ninguém reclamou".

Em relação às questões de segurança levantadas pelos moradores, Manuel Salgado garantiu que "o projecto foi analisado pelo Regimento de Sapadores de Bombeiros, que lhe deu parecer favorável", acrescentando que o acesso de bombeiros nunca se faria pela parte traseira dos edifícios, que estão junto à obra do edifico do grupo Cofina.

"Não podemos estar sempre a pôr em causa os compromissos assumidos, a Câmara Municipal de Lisboa tem que ser uma pessoa de bem", argumentou Manuel Salgado, acrescentando que existe um acordo com o promotor para que o último piso do edifício não seja betonado até que o projecto de alterações tenha sido apreciado.

In RTP

1 comentário:

Anónimo disse...

para quando os profissonais da carris vao colocar ao dispor do publico e dos turistas sim nao esquecer que esta cidade e o pais vive cada vez mais do turismo ja que na minha opiniao os motoristas da carris sao autenticos herois trabalhando as vezes um dia inteiro com altas temperaturas em autocarros como por exemplo a carreira 28 com muitos turistas e sem condiçoes minimas nos tempos que correm ja desesperamos por esses veiculos novos para bem de todos e da imagem que deixamos do pais. LUIS ESPIRITO SANTO