04/10/2009

Zona ribeirinha.Algumas observações de um ciclista num passeio á beira rio:






1- A ciclovia:
Apesar de se poderem apontar alguns erros de piso ou de indicações, (por exemplo quem vai no sentido Belém-C. do Sodré, a seguir as "docas" fica sem saber para onde ir) é um facto que esta é uma obra há muito ansiada por grande parte da população.É um prazer percorrer aquele percurso. Uma obra que devia estar feita há anos,de baixo custo e que tanta importância virá a ter na qualidade de vida dos Lisboetas. Espero que um dia o Trancão fique ligado ao Guincho.
Parabéns!

2-As acessibilidades:
Para quem vem de bicicleta, sobretudo da zona ocidental, é difícil chegar á zona ribeirinha pois não existem percursos fáceis. A melhor maneira de lá chegar continua a ser de carro. Para uma pessoa com deficiencia motora então é impossivel, se um cidadão em cadeira de rodas estiver,por exemplo, em Belém, junto aos Jerónimos, pura e simplesmente não consegue atravessar para o outro lado.É urgente tornar a zona ribeirinha mais acessível a peões, ciclistas e pessoas com deficiência motora.

3ºOs monstros e alguns problemas a resolver:
Os edifícios do Cais de Sodré são horríveis, um pesadelo, o hotel, a fundação,a pala, a possibilidade de aumentar o terminal de contentores. Muito lixo na zona dos bares que deveria ser limpo logo de manhã cedo para não se andar por cima dele,certas zonas muito degradadas, grafittis colocados pela câmara em frente ao padrão do descobrimentos. Inconcebível.

Nota: A foto da ciclovia não é de hoje, hoje como nos últimos fins-de-semana ,estava cheia de gente.

16 comentários:

Anónimo disse...

Outra bizarria do Sá/ Costa / Salgado e Roseta.

A largura desta chamada ciclovia deve ser para competições de ciclismo.

O ALCATRÃO invadiu a beira-rio.

Gente estúpida e ignorante.
Vão a Copacabana ver como fizeram, e integrada no calçadâo lusófono.

Anónimo disse...

nao vao pintar a ciclovia de vermelho?

Julio Amorim disse...

"Os edifícios do Cais de Sodré são horríveis"

...foi com espanto que vi aquilo pela primeira vez. A obra é tão má, que nem serviria para edificar noutro lado! Arquitectura desta qualidade, naquele local....brrrrr!

RF disse...

Aqueles edifícios são horríveis, ali em qualquer outro lado. Mas prepare,-se, pois quando passearem pelo corredor verde Monsanto - Parque Eduardo VII, no sentido para Monsanto, quem desce do Palácio da Justiça, ao contrário do que seria desejável, encontrarão o premiado, "afamado" e egocêntrico edifício da Reitoria sa U.Nova dos Arqºs Mateus que, literalmente, fizeram uma barreira de pedra que tapa metade da Paisagem de Monsanto. Aos postadores deste Blog, passem por lá e levem a máquina fotográfica: há demasiados arquitectos que só pensam em si próprios e não no mal que as suas "obras" fazem aos outros.

Anónimo disse...

Não me diga que só agora é que viu ...
Aquilo deve ser para DEMOLIR, se a Candidatura a Património Mundial avançar.

A.lourenço disse...

caro anónimo das 11.26:

estou de acordo quanto ao facto de se terem cometido alguns erros, mas nesta zona o alcatrão já lá estava. Mais, estava o alcatrão e muitos carros em cima. Hoje o alcatrão continua, para dar acesso ao parque de estacionamento, há a ciclovia, um passeio novo para peões e bancos pra se poder descansar e sobretudo deixou de haver carros. Apesar dos erros está incomparavelmente melhor.

RF disse...

- Ao anónimo das 11:26h está tão enervado da ciclovia ribeirinha existir e ser na generalidade positiva que vem aqui chamar de "estúpidos e ignorantes"...que desespero. Porque será?...

- Ao anónimo das 12:54h: não, já tinha visto e desde logo recusei participar, por exemplo, nas famosas "visitas guiadas" ao edifício. Porque este é mais um daqueles edifícios que só se está bem lá dentro, porque só lá dentro não é possível ver-se...o próprio edifício! Merecia ir abaixo, sim senhor, porque se impõe ao que é mais importante na área em questão: as vistas amplas para Monsanto, razão da existência do corredor verde. Ah, e apesar do corredor só chegar "fisicamente" agora, o corredor de Monsanto tem prioridade sobre este atentado.

Anónimo disse...

VAO FAZER UM PERCURSO PEDESTRE E UM JARDIM ATE À AV. RIBEIRA DAS NAUS E DEVE ESTAR PRONTO QUANDO TAMBÉM FOR INAUGURADA A PRAÇA DO COMERCIO.

Ao menos ai tem utilidade, já a excelente ciclovia que liga Monsanto, passando por carnide a telheiras ao Campo Grande está cheia de peoes que não têm respeito por ciclovias nem devem saber o que isso é em vez de haver bicicletas.

JÁ AGORA ESTE BLOGUE DEVIA MOSTRAR O EXCELENTE TRABALHO QUE SE FEZ NA RUA PRINCIPAL DO BAIRRO DO PARQUE DOS PRINCIPES ONDE SE REDUZIRAM AS FAIXAS, PASSANDO A HAVER MAIS ESTACIONAMENTO ( EM ESPINHA) E UMA GRAN DE CICLOVIA.
era uma boa materia ja que falam tanto no epao que pusessem este bom exemplo que foi agora feito.

SD disse...

É um alívio a obra concluida da ciclovia Benfica-Telheiras. E ficou bem no final de tudo. Cheguei a temer o pior, mas ainda bem que me enganei. Agora falta reforçar a pista em Telheiras, o pessoal põe lá os carros em cima à balda

Anónimo disse...

Troco bicicleta por frigorifico ainda dou Magalhaes como brinde!

Nuno Santos Silva disse...

«JÁ AGORA ESTE BLOGUE DEVIA MOSTRAR O EXCELENTE TRABALHO QUE SE FEZ NA RUA PRINCIPAL DO BAIRRO DO PARQUE DOS PRINCIPES ONDE SE REDUZIRAM AS FAIXAS, PASSANDO A HAVER MAIS ESTACIONAMENTO ( EM ESPINHA) E UMA GRAN DE CICLOVIA.»
na próxima Segunda-Feira colocarei um post com fotos. Mas posso já adiantar o cenário de hoje de manhã:
Bicicletas - Zero
Carros em fila - de perder de vista
Peões - a andar na ciclovia.

Anónimo disse...

Sr Nuno Silva é a ditadura da demagogia e da desinformação.
Antigamente quem queria fumava umas "ganzas", agora as "ganzas" são dadas à malta para ander meio enturpecidas e votarem em quem não devem.
Com a conivência de uma comunicação social irresponsável e subserviente.

AJM disse...

Nuno Santos Silva, bem-vindo, antes do tempo segundo me lembro.
Olhe, as filas têm os mesmos carros que tinham antes da obra. Sabe bem que sim. Já toda a gente reconhece que não se reduziu faixas de rodagem nos pontos de acumulação, para que é que insiste? Da única vez que aqui veio fazer sugestões "construtivas" depois de arrasar por várias vezes os responsáveis por isto, só disse asneiras e propôs disparates. Olhe, faça uma viagem lá fora. Escolha algumas cidades como Lisboa que investiram como Lisboa de forma semelhante nos Transportes Públicos, no Espaço Público, nos peões. Os resultados apareceram no dia seguinte? A pista foi concluida ontem!! Tenha descernimento, p.f.

Anónimo disse...

Não posso acreditar: agora os "ciclistas" já "gritam" porque as novissimas ciclovias só têm peões. Oh, senhores, as ciclovias têm peões porque não há ciclistas, ou duvidam? É que nem vê-los e se aparece algum é ao fim-de-semana
(se não chover)... os chamados ciclistas de domingo.
LOL, anteriormente eram contra os carros e agora já são contra os peões. Tá tudo maluco!

Nuno Santos Silva disse...

AJM,
apenas transmiti os seguintes factos sem qualquer juízo de valor:
«Bicicletas - Zero
Carros em fila - de perder de vista
Peões - a andar na ciclovia.»
Se já vi bicicletas na ciclovia? Sim, uma ou outra no fim de semana. Durante a semana, só à noite (grupos de quatro, cinco ciclistas).
Se há mais carros na Rua? Nunca o disse. Se a fila é maior? Isso é inegável.
Se os maiores utilizadores da ciclovia - até ao momento - são os peões? Sim, é verdade, o piso é melhor e não está ocupado por postes, placas de sinalização, semáforos, etc.
AJM, já agora, a título de informação, uma das minhas propostas foi acolhida (a intersecção entre a Fernando Namora e a Al. Quinta de S. António).
Espero sinceramente que as outras propostas possam vir a ter acolhimento: isto porque é possível ter um bairro agradável sem impedir que outros lhe tenham acesso como se faz noutros bairros da cidade.

AJM disse...

Olhe, esta é a prova provada de que de génios ou de presidentes do ACP, todos temos um pouco.
Os carros têm direito a circular, bem como os peões e as bicicletas. Esta foi a 1ª vez que, nas últimas décadas, se inverteu de forma visível a perda de espaço público pedonal / ciclável e dá estas conclusões.
Desculpe, mas é o caso típico do "not in my backyard".
Concordaria com o que se fez em qualquer lado, basta lá ir para ver como ficou bem melhor...