25/11/2009

E já vão em quantas?

Chegado por e-mail:

Obrigada pela vossa reacção rápida.
Mais 14 árvores abatidas durante a manhã.
Abaixo, fotos das 10 horas de hoje e das 15h (lado oeste):







...

É que o senhor Vereador respectivo afirmou há pouco em sessão pública de CML que eram apenas 6 árvores, todas doentes, e que só um era de grande porte. Está registado em acta.

...

Não, são mesmo 24+14=38.
Contei-as uma a uma e fotografei uma a uma.
Às 15horas eram os três lados da praça totalmente desbastados mais duas ou três árvores no lado oeste, o último que falta cortar. Aí restam 7 árvores (salvo erro). Posso mandar já, fotos de todos os cotos, suficientemente referenciados para se perceber a localização...
Contei-as uma a uma e fotografei uma a uma.
Às 15horas eram os três lados da praça totalmente desbastados mais duas ou três árvores no lado oeste, o último que falta cortar. Aí restam 7 árvores (salvo erro). Posso mandar já, fotos de todos os cotos, suficientemente referenciados para se perceber a localização...

7 comentários:

Julio Amorim disse...

É importante fotografar a parte cortada dos coutos bem de perto, pois indica se a árvore tinha ou não problemas...

Leonor Areal disse...

Sim, fotografei todos, quer que lhos mande? Ou que os poste? Posso fotografar ainda de mais perto, em pormenor...

Ai - a - Tola disse...

Isto é tão simples como isto: se de facto as árvores estavam numa situação fito-sanitárias precárias é de fácil verificação. Antes que desapareçam as restos das árvores, os responsáveis por este blog devem dirigir-se ao local com especialistas botânicos, confirmar esta situação e documentá-la de forma a produzir um relatório. No caso de não conhecerem alguém da área contactem especialistas nas universidades.
Caso a situação não se confirme há que fazer a devida queixa ao Ministério Público e responsabilizar quem assinou este despautério.

Marco Sousa disse...

Alguem me pode explicar o que é que o Sa Fernandes ia ganhar em cortar arvores que nao eram preciso ser cortadas?
É que nao estou a ver onde é que ele vai gahar dinheiro com isso?

Tiago Taron disse...

Como acontece no que é espontâneo, só agora descobri - via Blog de Cheiros - estas fotografias e este conteúdo neste blog. Desde o dia do corte generalizado de todas as árvores do passeio do jardim (parte do jardim e não da rua, que tem o seu passeio), que procuro por todos os meios ao meu alcance: (i) uma explicação verdadeira; (ii) a suspensão do que tenha sido projectado para aquele local, sem que se demonstre primeiro que não serão cometidos mais atropelos do género do de 24 de Novembro. O que procurei fazer está mais ou menos documentado no blog linkado a este comentário. Era muito importante ter a prova documental do que ontem foi afirmado na sessão da Câmara, por quem e em que circunstâncias é que ficou registado. Ontem entreguei uma carta dirigida ao Senhor Presidente da Câmara de Lisboa e ao Senhor Vereador dos Espaços Verdes; ontem pedi para intervir na sessão pública, mas não foi possível porque teria de me ter inscrito na passada segunda feira (só se fosse bruxo e se fosse não me tinha inscrito na sessão, tinha pedido a suspensão judicial, como o actual vereador dos espaços verdes pediu por ocasião do túnel do marquês. Desculpem a extensão do comentário, mas gostava muito de unir os meus esforços aos vossos.

Julio Amorim disse...

De perto (de cima) é o absolutamente melhor. Nao sou perito na matéria mas, facilmente se ve as que estavam mesmo em más condicoes...
Com um bom molho de fotografias é simples conseguir um parecer de quem sabe da matéria. Porque se estao a abater algumas arvores sem defeitos (como fizeram no Campo Pequeno) há que desmascarar a intervencao. Desde já posso afirmar que, algumas que vi nas imagens tinham que ir abaixo.

(sorry, mas hoje falta-me o teclado nacional)

rui disse...

dos maiores aldrabões que por lá passaram, esse sr. respectivo vereador