16/11/2009

Museu dos Descobrimentos

"A importância para a história de toda a Humanidade do papel pioneiro de Portugal ao descobrir novos mundos para o mundo justifica que se divulguem, por todas as formas, tais feitos, bem como os acontecimentos que constituíram os marcos mais importantes na epopeia dos Descobrimentos. " Resolução do Conselho de Ministros n.º 10/90

"Cavaco Silva referiu-se também à nova utilização do armazém da Alcântara em que está instalado o Museu do Oriente. «Já não se encontra aqui bacalhau mas o nosso espírito fica fortalecido com estas peças que demonstram a relevância dos Descobrimentos portugueses», sustentou. " Lisboa, 08/05/2008

"Entre Junho e Setembro de 2007, Portugal vai estar em Washington através de uma exposição e um congresso sobre os Descobrimentos, promovidos pela Smithsonian Institution, uma das mais importantes organizações de educação e cultura norte-americanas. (...)Para o ministério esta é uma ocasião privilegiada de divulgação da cultura portuguesa", diz Maria do Céu Novais, acrescentando que a tutela vai investir mais de 420 mil euros nesta "embaixada" a Washington. Os custos globais do projecto ascendem a 2,5 milhões de euros, partilhados pelos ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, o Instituto Camões e as fundações Gulbenkian, Oriente e Luso-Americana para o Desenvolvimento. Custos que são justificados pela importância da iniciativa, diz Manuel Bairrão Oleiro, director do IPM" Público, 02/01/2006


Apesar da importância veiculada pelos agentes politicos deste pais, salvo ignorância minha, não existe em Portugal um Museu dos Descobrimentos. Este é uma ideia apresentada pelo empresário André Jordan que defende um espaço interactivo capaz de cativar as novas gerações, nacionais e estrangeiras, e potenciar um acréscimo do turismo no local onde ficasse situado.

3 comentários:

Mário disse...

Trabalho em turismo e já perdi a conta de quantas vezes turistas me perguntam se existe um Museu dos Descobrimentos. Existe interesse, e os interessados ficam-se pelo Padrão e olhar para os monumentos de Belém, deixando a cidade sem saber realmente a importância de Lisboa e Portugal no mundo moderno.
Muitos dos problemas de Lisboa seriam resolvidos com o melhoramento/afirmação da sua imagem como uma cidade global. Não só para captar turistas mas também porque isso chama investimento estrangeiro.
Lisboa não é (só) dos Lisboetas. Lisboa é do mundo, e tem de se afirmar como tal. Um Museu das Descobertas seria um passo importante para que o mundo descobrisse isso. Já ouvi dizer que existem planos para um projecto desse tipo, chamaria-se "Museu da Viagem" e seria instalado no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações. Talvez daqui a uma década isso será concretizado.

HOMOSAPIENS disse...

Isso mesmo Mário, você ditou o que me vinha na ideia. Mas porque é não fazem esse "Museu dos Descobrimentos" no pavilhão de Portugal que está ao abandono?!?! Neste país dá-se muita pouca importância a nossa história, ao deixar monumentos e centros históricos ao abandono, e em não fazer museus de memória dignos da nossa nação.
Os labregos dos nossos políticos acham que é melhor fazer museus do desporto ou agências europeias em sítios que poderiam bem ser espaços verdes.
Infelizmente é o que temos.

Vamos continuar a espera de melhores dias.

Cumpts.

Lesma Morta disse...

Tinha sido interessante criar um museu dos descobrimentos na Casa dos Bicos já que tudo tem a ver mas enfim.