08/09/2010

Feira Popular sem solução à vista

In Diário de Notícias (8/9/2010)


«Não há propostas na autarquia para instalar o parque de diversões nalguma zona cidade. Feira fechou há sete anos.

Sete anos depois do fecho da feira popular e após várias hipóteses de localização, Lisboa continua sem parque de diversões. O actual executivo diz nunca ter recebido projectos, enquanto o sector assegura que avançaria se fossem criadas condições. Desde que se tornou presidente, há três anos, António Costa não recebeu propostas para um novo espaço.

"Nunca apareceu nenhum projecto", disse à Lusa, com "alguma pena" e referindo que a localização "dependerá do tamanho".

A Associação Portuguesa de Empresas de Diversão, assegura, contudo, que seria a primeira a avançar e que conseguiria reunir privados se o poder político disponibilizasse um espaço e infraestruturas. "Há muita gente a pensar, há muita gente à espera. Há toda uma vontade de um número de empresários e sociedades de discutir o problema e somos capazes de investir em equipamentos novos, mas têm de nos dar condições", afirmou o presidente, Luís Paulo Fernandes. "O privado tem de saber com o que está a contar", acrescentou.

Com "muita pena", a APED lamenta que no inverno as opções de diversão estejam limitadas a salas de jogos ou ao cinema e que a cidade não esteja referenciada internacionalmente a este nível, como várias capitais.

"Em reuniões internacionais não conseguimos localizar Portugal como grande parque de atracções, envergonha-nos muito não haver uma referência nacional. Era altura de se apostar mesmo nesta imagem de marca", defende a associação.

Em Setembro de 2005, o então presidente do município, Pedro Santana Lopes, anunciou que a feira seria construída no Parque da Bela Vista, mas acabou por retirar a proposta numa reunião do executivo por não haver consenso.»

...

A grande questão é até que ponto Lisboa passa em sem a Feira Popular. Se passar, então que se crie fora do concelho uma zona de raiz para tal. Se não passar, então é um problema.

6 comentários:

Anónimo disse...

Então mas o papel do executivo é limitar-se a esperar por propostas?

Que gente mais incompetente e preguiçosa...

Xico205 disse...

Claro que não passa sem feira popular. E à sete anos que a câmara todos os meses gasta milhares de euros em indemnizações aos feirantes que à sete anos estão em casa o dia todo a ver as tardes da Julia e a coçar a micose.

Anónimo disse...

O post devia ter uma foto actual do local e chamar-se "Uma fotografia da classe politica portuguesa"

Xico205 disse...

Podiam lá pôr os cavalos da GNR a pastar, sempre se poupava palha.

Luís Alexandre disse...

Nas condições actuais, nunca mais vai haver feira popular e nem eu acredito que essa tal de APED consiga algum dia reunir gente para promover um projecto desses.
Nesta terra de empresários subsidiodependentes, uma nova feira popular nunca sairia do papel sem muitas ajudar públicas, o que é de todo dispensável.
Que se faça no local um grande zona verde, que nunca é demais.

Xico205 disse...

Claro que não vão fazer uma zona verde. O Campo Grande é logo ali. Vão é fazer prédios, provavelmente com um centro comercial em baixo.

Tambem há quem já tenha sugerido uma estação de recolha da carris, já que a câmara e a SGAL estão desejosas de tirar a carris da Musgueira.