In Público (15/9/2010)
Por Inês Boaventura
«Antes de lançar um tarifário que vai ser "uma pequena revolução", a empresa que gere o estacionamento tenta conseguir uma imagem menos negativa
Bairros de São Miguel e Arco do Cego vão ser Zonas 30
A Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) quer ser sua amiga. Para quem já foi multado, uma amizade destas pode estar fora de questão, mas isso não desanima opresidente do conselho de administração da empresa, que, em breve, deverá mudar de designação e alargar a sua actividade a outras áreas.
António Júlio de Almeida quer que a EMEL crie "uma relação de empatia e de algum afecto com as pessoas". "Não quero dizer que é um objectivo impossível", diz o gestor, admitindo que não é fácil aquilo que se propõe. Mas o primeiro passo para o reposicionamento da empresa e mudança de imagem foi dado ontem, numa acção que apanhou de surpresa quem estacionou nos lugares tarifados da Rua Mouzinho da Silveira e da Avenida da Liberdade.
Durante algumas horas, quem parou o seu carro junto ao Teatro Tivoli e se dirigiu ao parquímetro foi surpreendido por uma ruidosa banda, meia dúzia de cheerleaders em trajes diminutos, figurantes a agitar bandeiras e um conhecido actor que lhes gritava "parabéns!" aos ouvidos com um megafone. Um inusitado grupo que se aproximava de rompante, quando os automobilistas desprevenidos estavam mais do que concentrados a pagar o estacionamento.
Em pouco mais de uma hora, as reacções foram variadas. Houve quem mandasse um salto tal que parecia ter apanhado o maior susto da sua vida; quem levasse as mãos à cabeça e não soubesse como reagir; e quem virasse as costas a esta campanha de marketing, acompanhada de câmaras de filmar, e se dirigisse em passo acelerado para a viatura que acabara de estacionar.
Ricardo Castro, o animador de serviço, garante que a resposta dos apanhados "tem sido boa", tendo até havido quem dançasse ao som da fanfarra e desatasse a distribuir beijos. "Queremos passar a mensagem de que estamos a prestar um serviço público de interesse para a cidade", disse António Júlio de Almeida, explicando que aquilo que ontem se procurou fazer foi "felicitar quem paga" e assim contribui para tornar a cidade "menos caótica".
A iniciativa também não passou despercebida a quem passou na Avenida da Liberdade ao início da tarde de ontem, havendo quem parasse para tirar fotografias e quem resolvesse sentar-se num dos bancopara desfrutar simplesmente da música e da animada acção de rua.
O presidente da EMEL, que em breve passará a designar-se Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, espera ainda contar com aquela que acredita ser "uma pequena revolução": a alteração tarifária que deverá arrancar em 2011 e que prevê preços de estacionamento diferentes consoante as zonas. "Não conduz a um agravamento geral das tarifas, mas é sempre polémico", reconhece o responsável. Num futuro próximo a actividade da empresa passará pelo domínio da mobilidade eléctrica, admitiu António Júlio de Almeida, com a criação de um sistema de car sharing de veículos eléctricos.»
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8 comentários:
Folclore para idiotas.
Uma empresa qeu obriga os multados e dirigirem-se à sua sede, na rua tal, das tantas às tantas, para efectuarem o pagamento das multas, não se enxerga mesmo.
Além de que não são só os clientes que têm péssima imagem: são todos os que constatam que a EMEL não faz o seu trabalho.
se a EMEL quer a minha amizade comece por autuar e bloquear os carros nos passeios...
Como se na pratica já se andasse a mais que 30 nesses dois bairros! DAH
Mas que palermice: então uma empresa cujo negócio é basicamente o estacionamento vai passar a chama-se empresa de mobilidade e estacionamento?
Irão fazer carreiras de autocarros e eléctricos, construir um metropolitano, dedicar-se aos táxis sobre a terra e sobre o mar ou aos helicópteros?
Mas há alguma coisa na camara de lisboa que faça sentido?
Já houve em tempos.
Agora não se esqueçam de ir todos votar no Antonio Costa para ir substituir o Socrates para primeiro ministro nas proximas eleições.
esta empresa é o pior pesadelo imaginável. cada vez que fazem um announcement: medo!
"esta empresa é o pior pesadelo imaginável. cada vez que fazem um announcement: medo! "
Pior do que isso so mesmo os comentarios do sr. Sousa.
Pior ainda é um comentario anónimo com vista ao ataque pessoal e que não acrescenta nada. Enfim gente mesquinha e inutil é assim!
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