02/09/2010

Expansão do Parque Recreativo Moinhos de Santana

O Parque Recreativo Moinhos de Santana está a ser alvo de uma intervenção de requalificação e expansão.

A empreitada foi consignada no dia 16 de Agosto, tem um prazo de execução de 90 dias (mais 365 dias para manutenção das zonas verdes) e irá incidir ao longo de parte da encosta poente do Parque, a partir da base.

Actualmente existem, nesta área, cinco patamares situados a diferentes cotas, escadas e muretes, resultantes da demolição de construções ilegais existentes no local. Todas estas pré-existências estão bastante degradadas e serão removidas na sua totalidade. Restam ainda entulho e vegetação espontânea sem interesse que também será retirado.

Nova Zona de Estadia

Esta intervenção vai permitir criar uma nova zona de estadia na base da encosta. Esta zona de estadia termina num muro, que terá a mesma localização de um dos actualmente existentes na base da encosta e sustentando-a. A encosta retomará a sua forma original, antes da existência dos patamares.

Este muro definirá uma linha curva que acompanhará o limite exterior da área de intervenção, permitindo com esta forma alargar a área de passeio e também criar esta zona de estadia, constituída por bancos, ensombrados por um alinhamento de Prunus cerasifera. A simplicidade desta zona resulta da intenção de não se introduzir elementos ou equipamento que entrem em conflito com os do parque.

Na encosta serão plantados maciços de Lavandula angustifolia, em linhas circulares, no sentido das curvas de nível. Estas plantações de arbustos serão acompanhadas por alinhamentos de Olea europaea. Estas linhas circulares sobem toda a encosta, até ao percurso em redor do moinho, no topo da colina, imprimindo-lhe ritmo e dinamismo. Toda a área da encosta a intervencionar será revestida por prado (dando continuidade ao revestimento existente no parque).
A sul da área de intervenção existe um acesso condicionado ao restaurante do parque, que se manterá. O portão que permite a passagem será relocalizado.
A zona de estadia e o passeio serão pavimentados com cubo de calcário como continuação do pavimento existente. O estacionamento é pavimentado com betuminoso.

Ao longo do estacionamento propõe-se a plantação de árvores em caldeira, Melia azedarach, para ensombramento da área de estacionamento criada ao longo da via automóvel, à semelhança da existência.
A intervenção ao nível da iluminação pública é apenas constituída pela adaptação do sistema existente ao novo traçado proposto, relocalizando os candeeiros existentes de acordo com os lugares de estacionamento e alinhamentos arbóreos criados.
In Lisboaverde.cm-lisboa.pt
FINALMENTE!

1 comentário:

A.lourenço disse...

boas noticias!