12/11/2010

Bairro Azul - Regulamento

Chegado por e-mail:


«Exmo. Senhor
Vereador Manuel Salgado


Como é do conhecimento de V. Exa., desde 2002 que a Comissão de Moradores tem vindo a solicitar à Câmara Municipal de Lisboa (CML) a elaboração de um Regulamento que permita preservar as características de excelência arquitectónica e urbanística que justificaram a classificação do Bairro Azul como Conjunto Urbano de Interesse Municipal.


Desde essa data, quer através de e-mails, quer através do nosso site http://www.bairroazul.net/accoes/condom/admin_Condominios.htm

procuramos informar moradores e administrações dos prédios, e encaminhamos para o Departamento do Património da CML todos aqueles que pretendem realizar obras e que nos contactam.

Em Março de 2007 enviámos à CML um documento com algumas sugestões. Tomamos a liberdade de voltar a enviá-lo a V. Exa. (em anexo).

Em Abril de 2010 - Reunião Descentralizada das Freguesias - V. Exa. informou que ia ser constituída uma equipa que ia “tomar conta” do Bairro Azul, à semelhança do que se passa nos Bairros Históricos, e que essa equipa iria elaborar o referido Regulamento.

Até à data, aparentemente, nada foi feito, e o Bairro continua a ser descaracterizado: as fachadas vão-se desfigurando, as lojas tradicionais encerram ou “modernizam-se”, os estuques e os candeeiros déco dos átrios começam agora a ser substituídos por tectos falsos de pladur com focos encastrados, …

Assim, e antes que seja tarde de mais, solicitamos, uma vez mais, a V. Exa. que seja quanto antes elaborado e amplamente divulgado por todo o Bairro o referido Regulamento.

É urgente informar as pessoas e devolver-lhes o orgulho no seu Bairro.

Melhores Cumprimentos
Pela Comissão de Moradores
Ana Alves de Sousa / Edgard Piló
»

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Hummm....creio que o regulamento devia estar prontinho no dia da classificação?

Tem que se dar bastante crédito a alguns moradores deste bairro pela sua persistência...não é fácil não.