11/11/2010

Escrituras para 390 casas da EPUL Jovem vão começar a ser feitas

In Diáro de Notícias (11/11/2010)


«Entregas estão atrasadas, algumas seis anos. Administrador da EPUL diz que até ao fim do ano situação fica encaminhada

A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa anunciou ontem o arranque das escrituras dos 390 fogos do Programa EPUL Jovem nos empreendimentos da Praça de Entrecampos e Paço do Lumiar, cujas entregas acumulam atrasos de um a seis anos.

Estes apartamentos faziam parte do conjunto de fogos que a EPUL previa concluir até final deste ano, recuperando assim o atraso acumulado na conclusão e entrega destas casas aos jovens.

Ao todo, serão assinadas 390 escrituras de compra e venda de apartamentos de tipologia T0 e T3 (quatro assoalhadas), sendo que 306 pertencem ao empreendimento da Praça de Entrecampos (Lote 3) e 84 ao do Paço do Lumiar (Lote F). De acordo com a empresa, a maior parte destes compradores reside fora de Lisboa, cidade que perdeu nas últimas três décadas cem mil habitantes.

O administrador da EPUL Fernando Santo explicou que, com estas escrituras, a EPUL consegue atingir os objectivos que tinha definido no Plano de Actividades e Orçamento para este ano, recuperando tempo em obras que, nalguns casos, já acumulavam atrasos de seis anos.

Fernando Santo explicou ainda que a prioridade desta administração era concluir os compromissos relativamente aos quais a empresa estava atrasada, nalguns casos seis anos (Paço do Lumiar) e arrancar com o que estava paralisado (Martim Moniz e duas obras de reabilitação urbana na Rua São Bento e Av. D. Carlos I).

No caso do empreendimento do Martim Moniz (EPUL Jovem), as obras estavam paradas desde 2008 e este ano a EPUL avançou com a construção de 130 fogos, fez a revisão do projecto e adjudicou a obra em Outubro. Já no caso das obras de reabilitação na Rua de São Bento e na Avenida D. Carlos I, que tinham alguns apartamentos também para jovens, deverão terminar em 2011. Em relação às obras em curso, Fernando Santo sublinhou que a EPUL terminou a construção do empreendimento de Entrecampos (Lote 3), com 306 apartamentos e 48 lojas, cuja entrega estava atrasada desde 31 de Dezembro de 2009.

No caso do Paço do Lumiar, Fernando Santo reconheceu que a situação é "mais grave", já que esta administração herdou um atraso que se arrastava desde 2004. O empreendimento foi concluído em Agosto, as escrituras já começaram a ser assinadas.»

Sem comentários: