01/11/2010

Orçamento participativo de Lisboa duplica votações

In Público (1/11/2010)
Por Carlos Filipe


«A adesão dos munícipes de Lisboa à votação no orçamento participativo (OP) para 2010/11 duplicou relativamente à edição anterior. A votação terminou ontem e, segundo o site da autarquia, até sexta-feira foram registados 11.227 votos, quando em 2009 foram 4719 os que se pronunciaram. A câmara disponibiliza cinco milhões de euros para projectos propostos pelos cidadãos.

Nesta edição, foram apresentadas 927 propostas, 291 das quais foram colocadas a votação, realizada exclusivamente através da Internet. O processo do OP 2010/2011 decorre desde Maio, mês da primeira das oito assembleias participativas que agruparam munícipes de várias freguesias. O envio pela Internet de propostas dos munícipes teve início em 6 de Maio.

Após a apresentação das propostas - 927 no total -, os serviços camarários analisaram a exequibilidade de cada uma. Segundo os regulamentos, cada projecto poderia versar as mais variadas áreas de actividade camarária mas não poderia exceder, em termos de custo, o montante de um milhão de euros, sendo o total disponibilizado pela autarquia cinco milhões de euros. Os projectos mais votados serão integrados na proposta de Orçamento e Plano de Actividades Municipal para o exercício de 2011.»

6 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

esmolinhas demagógicas
feira das pedinchices
práticas de democracia directa
tiques de terceiro-mundismo pacóvio
beija mão aos caciques locais

Anónimo disse...

Na Idade-Média utilizavam-se patetas destes, massas encefálicas obtusas como as do Filipe, como alvo para toda a espécie de despedicios e sujidades, imobilizando devidamente as suas respectivas cabecinhas, em pelourinhos apropriados ...

Xico205 disse...

Eu votei na proposta da ponte pedonal sobre a Av. Padre Cruz para melhorar a ligação do Alto da Faia ao centro do Lumiar, de forma a evitar atropelamentos dos miudos que vão para a escola, e de todos os cidadãos que utilizam o comercio de proximidade do Lumiar e a estaçaõ de metro do Lumiar e autocarros da Alameda das Linhas de Torres.

Muito mais util que um projecto rasco da Rua da Misericordia que por lá andava perdido.

Luís Alexandre disse...

Meus caros, dizer que um projecto é melhor do que o outro, só ajuda a descredibilizar este tipo de iniciativa.
Quem somos nós para dizer o que é mais importante para a cidade. As propostas do OP são na sua grande maioria de cunho pessoal, logo, feitas de acordo com a realidade, vivência e percepção de cada um.
Se se vão exigir conhecimentos técnicos para a apresentação das propostas, podem ter a certeza que em menos de 3 anos a iniciativa morre e a CML passará, a todos nós, um atestado de inutilidade cívica.

Anónimo disse...

"tiques de terceiro-mundismo pacóvio"

Então deve-se sentir em casa!
Se há pessoa que aqui demonstra adorar ideiais terceiro-mundistas é o sr. Sousa!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Na Idade-Média utilizavam-se patetas destes, massas encefálicas obtusas como as do Filipe, como alvo para toda a espécie de despedicios e sujidades, imobilizando devidamente as suas respectivas cabecinhas, em pelourinhos apropriados ...

7:39 PM

-----------------------

No teu tempo portanto.