01/11/2010

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E SENSIBILIDADE PATRIMONIAL: "A Outra Face da Lua" ou a "outra faceta" da Modernidade, por António Sérgio Rosa de Carvalho



Na esquina da Rua dos Douradores com a Rua da Assunção, O Nuno (na foto), a Carla ( na foto) e o João abriram uma nova " A Outra Face da Lua" em 2005 ... Esta 'nova' Lua é a continuação de um projecto iniciado antes no Bairro Alto ... zona já conhecida pelo seu comércio de filosofia e cultura "Vintage".
No entanto o que é de remarcar é que a área escolhida para esta nova iniciativa, foi precisamente a Baixa nesta zona, entre a Rua da Madalena e a Rua da Prata, que conhece grande 'depressão' e que tem sentido, numa grande 'malaise', últimamente apenas a expansão de um tipo de comércio mais híbrido e caracterizado pelo plástico e a 'esferovite' ...
Daí ser caso para louvar esta iniciativa ... Além da loja nesta esquina, existe também um "outlet" na Rua dos Douradores e estes jovens empreendedores vão abrir uma nova loja na esquina entre a Rua dos Douradores e a Rua de S. Nicolau em Dezembro.
Estaremos a assistir, finalmente, à criação de um novo eixo de dinâmica comercial na Rua dos Douradores ? Tanto mais que apareceu recentemente uma outra loja, a "Embaixada Lomográfica de Lisboa", também na Rua dos Douradores e com a mesma Filosofia "Vintage", embora não na área do vestuário.
A cultura "Vintage" é amiga do Património ... ela é nostálgica e procura a 'patine' e a identidade local ... sem ser estática ... ilustrando dialécticamente e de forma dinâmica, a "Força Vanguardista do Passado" ( este título já foi utilizado por mim num artigo no "Público" )
Bem Hajam ... e muitas Felicidades com o novo Projecto ...
















2 comentários:

Anónimo disse...

Adoro combinar roupa vintage com roupa "actual", amei

David R Foster disse...

Que ironia!
Mesmo ao pé desta loja temos o Outro lado da Lua... de mel.
A clássica pastelaria que fechou é agora mais um "Bazar" (para ser simpático).

É uma luta de Titãs: Chinatown VS Vintage.