23/10/2011
Graffiti têm vindo a aumentar nos comboios e custam caro à CP
Carlos Cipriano in Público
Graffiti têm vindo a aumentar nos comboios e custam caro à CP
A CP já gastou este ano mais de 236 mil euros na limpeza de graffiti. Uma quarta parte desse valor foi gasto nas composições da Linha de Cascais
Inesperadamente, o comboio pára em plena via. Alguém puxou o sinal de alarme na carruagem da frente. Enquanto o maquinista e o revisor detectam o problema e rearmam o sinal de alarme, um grupo de jovens salta para a linha na última carruagem desta composição da Linha de Cascais e cobre-a de graffiti.
NUNO FERREIRA SANTOS Esta é uma das formas de actuar dos grupos de writers (é assim que os autores dos graffiti se designam a si mesmo), que têm vindo a deixar marcas bem visíveis e que desagradam profundamente a muitos passageiros dos comboios da CP. O fenómeno ocorre em todo o país, mas com particular incidência nas linhas suburbanas de Lisboa e Porto.
Entre Janeiro e Agosto deste ano, a CP já gastou mais de 236 mil euros na limpeza dos graffiti nas suas composições. Um valor que só nos comboios da Linha de Cascais ascende a cerca de 60 mil euros, ou seja, 25% do total.
Face a esta situação, a transportadora ferroviária reuniu elementos sobre a área grafitada nas suas composições, por forma a avaliar a dimenPor vezes, os graffiti impedem os passageiros de ver a paisagem A CP diz que não pode ter um segurança junto a cada carruagem estacionada
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
O artigo de Carlos Cipriano é omisso em dois pontos: quantos vândalos foram apanhados e quantos foram obrigados a pagar a limpeza dos seus escritos?
também se for para ver a paisagem degradante da linha de Sintra prefiro ter as janelas sujas para nem ter de olhar
ora bem, toda a gente anda com uma maquina fotografica no bolso agora. sera que ninguem tirou uma foto dos artistas?
Anónimo disse...
também se for para ver a paisagem degradante da linha de Sintra prefiro ter as janelas sujas para nem ter de olhar
10:44 PM
------------------------
Por acaso o comboio da fotografia é da Linha de Cascais.
Pois, na linha de Sintra não sei, mas na linha de Cascais, a vista é das poucas coisas que ainda animam os dias de trabalho :/ o comboio fica super-escuro e já nem vale a pena ir à janela...
Então o melhor é mudares de trabalho, porque a CP é uma empresa falida sem capacidade de adquirir novos emprestimos, muito menos para recuperar vandalismo que não afecta a marcha dos comboios quando se corre o sério risco de o dinheiro já nem dar para pagar salários por muito mais tempo.
Achas que os cortes nos horários são porque lhes apetece? Simplesmente já não há composições suficientes na Linha de Cascais para assegurar os horários. Muitos deram o berro de vez, de tantos anos de serviço não há motor que aguente nem ferro que resista ao sal e ar do mar de tantas décadas. Tudo tem um fim é a vida.
Como não há dinheiro para adquirir material circulante novo uma vez que essa operação ficaria em cerca de 175 milhões de euros para 35 composições e esta linha é unica em bitola e corrente electrica a solução vai ser deslocar locomotivas ou automotoras a diesel para esta linha. Talvez vão para lá os camellos ou as lili ou as allan!
É a vida, não se tivessem armado em finos a comprar os alfa-pendular quando nem sequer há linhas que os rentabilizem.
Anónimo disse...
também se for para ver a paisagem degradante da linha de Sintra prefiro ter as janelas sujas para nem ter de olhar
10:44 PM
----------------------
As avestruzes tambem enfiam a cabeça na areia para não verem...
Já eu como humano que sou, enfrento a realidade e procuro ter uma ideia das coisas o mais real possivel, porque só depois de diagnosticado o problema se pode resolvê-lo.
Bem só fala assim quem não sabe ou não quer saber o que custa tentar ver o que não se consegue ver, mas digo-lhes que a muita gente da CP convém mesmo que sejam grafitados bastantes comboios, e vá-se lá saber porque...negócio da china e mais não digo
Enviar um comentário