18/10/2011

AQUI VIVEU FERNANDO PESSOA: Av. Casal Ribeiro 1

Caves para estacionamento. Impermeabilização INTEGRAL do logradouro. Era para fazer isto que os proprietários perseguiram o objectivo de demolir o prédio de 1910 que aqui existia - e onde viveu o poeta Fernando Pessoa. Não há que ter ilusões sobre os motivos que estão a conduzir ao desaparecimento da Arquitectura lisboeta dos finais do séc. XIX / iníco do séc. XX: Modelos de desenvolvimento obsoletos. Estilos de vida insustentáveis. Mobilidade urbana centrada na viatura particular. Entendimento mercantilista do património. Falta de visão de futuro. Falta de Cultura Artística. Falta de Cultura de Reabilitação / Restauro.

4 comentários:

Xico205 disse...

O logradouro tambem era minusculo. Pouca diferença faz não havê-lo. O novo predio é muito mais util que essa porcaria velha e podre que lá esteve pelo menos duas décadas abandonado.

Anónimo disse...

Isto foi feito nas costas do Zé que lá fazia imeeeeensa falta, só pode.

Julio Amorim disse...

Edifício de gaveto como este que dava carácter a duas ruas e um largo....pequenos e insignificantes pormenores.

Rui Franco disse...

E, na mesma avenida, logo abaixo do Atrium, já está um grande, pertença da Santa Casa, prontinho para ser alterado radicalmente.

Já agora, na altura da demolição deste prédio, dizia-se é que o FP era cliente habitual de um café existente no edifício. Confirma a moradia do poeta lá?