30/10/2011

Indignado por saber das coisas pelos jornais


Indignado por saber das coisas pelos jornais

António Costa considera um "disparate" encerrar o metro de Lisboa à noite
Por Carlos Filipe in Público



O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa (PS), não se poupou ontem em adjectivos para criticar o que poderá ser a eliminação de carreiras, ou mesmo supressão de serviços nocturnos, de transportes públicos urbanos na capital. Sintetizando, acha que é um grave erro, da mesma forma que considera estranho sabê-lo pela comunicação social e não pelo Governo.

Um "absoluto disparate", considera António Costa em relação a algumas da medidas em estudo e anteontem abordadas na Assembleia da República, em reunião da Comissão Parlamentar de Obras Públicas e Transportes. O autarca discorda das propostas que estão em cima da mesa do grupo de trabalho criado para estudar a reforma dos transportes públicos e constituído no quadro do Plano Estratégico de Transportes (PET). Aquele grupo deve encontrar soluções de redução de despesas no sector público de transportes, como a eliminação de carreiras de serviço nocturno da Carris e o encerramento do Metro às 23h, ou mesmo antecipado para as 21h, no caso da linha amarela (entre o Campo Grande e Odivelas).

Segundo noticiou, anteontem, a agência Lusa, fonte do Metropolitano de Lisboa admitiu que o grupo de trabalho apresentou à empresa uma sugestão de encerrar a rede à noite

O presidente da câmara, que falava aos jornalistas à margem da inauguração do primeiro parque hortícola da cidade, a Quinta da Granja, em Benfica, considerou que é "absolutamente essencial" a circulação daqueles transportes públicos em vésperas e durante os fins-de-semana, altura em que há grandes movimentações de pessoas às zonas de habitual maior afluxo, seja em Alcântara, Santos ou Bairro Alto. Caso contrário, disse, sem aqueles transportes poderiam potenciar-se "situações graves de circulação".

Sem avaliar todo o alcance do PET em estudo, que só deverá estar concluído em Novembro, António Costa acentuou que todo e qualquer plano, sempre entendido como "assunto vital" para a cidade, deve ser comunicado à autarquia directamente por via do Governo e não através da comunicação social. "Tenho contactos frequentes com o ministro da Economia, que tutela os transportes, pelo que acho lamentável que estes assuntos se tratem pela comunicação social e não por outra via [institucional]", avaliou o presidente da câmara.

Com a intenção de cortar despesas no sector dos transportes, há outras medidas em estudo, como a hipotética supressão da carreira fluvial Lisboa-Seixal, ou o encurtamento dos horários de saída dos últimos comboios nocturnos suburbanos com origem em Lisboa, nas linhas de Cascais, Sintra e Azambuja,

5 comentários:

Rosa disse...

Encerrar é a palavra de ordem, encerram-se museus, teatros, jardins, transportes públicos... Reformar o que está mal feito e mal gerido dá trabalho e obriga-os a pensar e isso (pensar) é que não interessa nada. Mandem os Lisboetas para a frente da televisão e nos fins-de-semana, se quiserem acção, podem sempre ir aos centros comerciais maiores da Europa, esses garantidamente não vão encerrar.

Carlos Medina Ribeiro disse...

E António Costa já pensou em preocupar-se com a fluidez da Carris ('limpeza' de paragens e faixas BUS)?
Não se envergonha da total ineficácia da EMEL e da P. Municipal nesse aspecto?

Se é verdade que mora no Av. João XXI, não precisa de andar muito para ver o escândalo da paragem junto às esquina com a Av. de Roma - para já não falar de todas as outras contempladas no prémio com o seu nome (e que vai ser renovado já amanhã: ver [AQUI].)

BRUXA disse...

A Carris acaba com os transportes nocturnos, o Metro encerra ás 21 ou 23 horas e as pessoas que trabalham até á noite, vao entao, a pé para casa?? Está bem mas, nao se esquecam de primeiro aumentarem os bilhetes!!!
Ladroagem...

Xico205 disse...

BRUXA disse...
A Carris acaba com os transportes nocturnos, o Metro encerra ás 21 ou 23 horas e as pessoas que trabalham até á noite, vao entao, a pé para casa?? Está bem mas, nao se esquecam de primeiro aumentarem os bilhetes!!!
Ladroagem...

.................

Ladroagem nada, os titulos de transporte estão ainda bastante abaixo do preço sustentavel. Querem um verdadeiro serviço publico, paguem-no. Se o Estado não tem dinheiro não se pode fazer milagres.

Estão a fazer com as ainda empresas publicas o que se passa à quase 20 anos com as privadas resultantes da privatização da Rodoviária Nacional.

Helena disse...

Quem trabalha fora do horário das 9H00 / 18H00 não tem direito a utilizar os transportes públicos? Esqueceram-se que há pessoas que trabalham por turnos ? Tanta conversa contra o automóvel particular e agora isto ?
Ainda bem que eu ando de carro!!
Queixavam-se do outro? Ora agora tomem lá com estes e com as suas ideias brilhantes. Grandes bestas !