30/10/2011
Indignado por saber das coisas pelos jornais
Indignado por saber das coisas pelos jornais
António Costa considera um "disparate" encerrar o metro de Lisboa à noite
Por Carlos Filipe in Público
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa (PS), não se poupou ontem em adjectivos para criticar o que poderá ser a eliminação de carreiras, ou mesmo supressão de serviços nocturnos, de transportes públicos urbanos na capital. Sintetizando, acha que é um grave erro, da mesma forma que considera estranho sabê-lo pela comunicação social e não pelo Governo.
Um "absoluto disparate", considera António Costa em relação a algumas da medidas em estudo e anteontem abordadas na Assembleia da República, em reunião da Comissão Parlamentar de Obras Públicas e Transportes. O autarca discorda das propostas que estão em cima da mesa do grupo de trabalho criado para estudar a reforma dos transportes públicos e constituído no quadro do Plano Estratégico de Transportes (PET). Aquele grupo deve encontrar soluções de redução de despesas no sector público de transportes, como a eliminação de carreiras de serviço nocturno da Carris e o encerramento do Metro às 23h, ou mesmo antecipado para as 21h, no caso da linha amarela (entre o Campo Grande e Odivelas).
Segundo noticiou, anteontem, a agência Lusa, fonte do Metropolitano de Lisboa admitiu que o grupo de trabalho apresentou à empresa uma sugestão de encerrar a rede à noite
O presidente da câmara, que falava aos jornalistas à margem da inauguração do primeiro parque hortícola da cidade, a Quinta da Granja, em Benfica, considerou que é "absolutamente essencial" a circulação daqueles transportes públicos em vésperas e durante os fins-de-semana, altura em que há grandes movimentações de pessoas às zonas de habitual maior afluxo, seja em Alcântara, Santos ou Bairro Alto. Caso contrário, disse, sem aqueles transportes poderiam potenciar-se "situações graves de circulação".
Sem avaliar todo o alcance do PET em estudo, que só deverá estar concluído em Novembro, António Costa acentuou que todo e qualquer plano, sempre entendido como "assunto vital" para a cidade, deve ser comunicado à autarquia directamente por via do Governo e não através da comunicação social. "Tenho contactos frequentes com o ministro da Economia, que tutela os transportes, pelo que acho lamentável que estes assuntos se tratem pela comunicação social e não por outra via [institucional]", avaliou o presidente da câmara.
Com a intenção de cortar despesas no sector dos transportes, há outras medidas em estudo, como a hipotética supressão da carreira fluvial Lisboa-Seixal, ou o encurtamento dos horários de saída dos últimos comboios nocturnos suburbanos com origem em Lisboa, nas linhas de Cascais, Sintra e Azambuja,
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5 comentários:
Encerrar é a palavra de ordem, encerram-se museus, teatros, jardins, transportes públicos... Reformar o que está mal feito e mal gerido dá trabalho e obriga-os a pensar e isso (pensar) é que não interessa nada. Mandem os Lisboetas para a frente da televisão e nos fins-de-semana, se quiserem acção, podem sempre ir aos centros comerciais maiores da Europa, esses garantidamente não vão encerrar.
E António Costa já pensou em preocupar-se com a fluidez da Carris ('limpeza' de paragens e faixas BUS)?
Não se envergonha da total ineficácia da EMEL e da P. Municipal nesse aspecto?
Se é verdade que mora no Av. João XXI, não precisa de andar muito para ver o escândalo da paragem junto às esquina com a Av. de Roma - para já não falar de todas as outras contempladas no prémio com o seu nome (e que vai ser renovado já amanhã: ver [AQUI].)
A Carris acaba com os transportes nocturnos, o Metro encerra ás 21 ou 23 horas e as pessoas que trabalham até á noite, vao entao, a pé para casa?? Está bem mas, nao se esquecam de primeiro aumentarem os bilhetes!!!
Ladroagem...
BRUXA disse...
A Carris acaba com os transportes nocturnos, o Metro encerra ás 21 ou 23 horas e as pessoas que trabalham até á noite, vao entao, a pé para casa?? Está bem mas, nao se esquecam de primeiro aumentarem os bilhetes!!!
Ladroagem...
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Ladroagem nada, os titulos de transporte estão ainda bastante abaixo do preço sustentavel. Querem um verdadeiro serviço publico, paguem-no. Se o Estado não tem dinheiro não se pode fazer milagres.
Estão a fazer com as ainda empresas publicas o que se passa à quase 20 anos com as privadas resultantes da privatização da Rodoviária Nacional.
Quem trabalha fora do horário das 9H00 / 18H00 não tem direito a utilizar os transportes públicos? Esqueceram-se que há pessoas que trabalham por turnos ? Tanta conversa contra o automóvel particular e agora isto ?
Ainda bem que eu ando de carro!!
Queixavam-se do outro? Ora agora tomem lá com estes e com as suas ideias brilhantes. Grandes bestas !
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