24/10/2011

PP PMayer é também uma oportunidade de solução para Odéon!

Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. António Costa,
Exma. Senhora Presidente da AML
Dra. Simonetta Luz Afonso



Decorrendo os trâmites finais do "Plano de Pormenor do Parque Mayer, Jardim Botânico e Zona Envolvente", julgamos ser esta a oportunidade para que também o futuro do Cinema Odéon seja assegurado (ainda que por razões óbvias não conste dos limites físicos da área de intervenção desse PP), e possa assim ser resgatada para a cidade e para os lisboetas essa belíssima sala de espectáculos, encerrada e a degradar-se há demasiado tempo.

Isto por duas ordens de razão:
1. Uma das maiores intervenções urbanísticas previstas no PP diz respeito a um lote na Rua do Salitre, cuja propriedade coincide com a daquela sala de espectáculos, pelo que o futuro do Odéon pode perfeitamente ser objecto de negociação no quadro deste PP.





2. O Cinema Odéon pode perfeitamente ser também teatro, desde que a produção teatral não implique o recurso a uma caixa de palco sofisticada (fisicamente impossível), complementando desse modo a oferta cultural das salas do futuro Parque Mayer (Capitólio e Variedades), e em sintonia com os vizinhos São Jorge e Tivoli. Desse modo não será necessário construir-se um novo teatro, evitando-se os custos de uma nova construção de raiz, inevitavelmente muitíssimo superiores aos da mera reabilitação do Odéon e assim incomportáveis para o erário público em tempos de crise.

É, portanto, nossa convicção que o futuro do Odéon também passa pelo Plano de Pormenor do Parque Mayer, Jardim Botânico e Zona Envolvente, e, como tal, alertamos Vossas Excelências para a necessidade de resgatar e recuperar o Cinema Odéon, que é um património cultural de excelência da nossa cidade.

Com os melhores cumprimentos


António Branco Almeida, Irene Santos, Nuno Caiado, Margarida Pardal, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva, António Sérgio de Carvalho, João Pinto Soares e Bernardo Ferreira de Carvalho

Sem comentários: