03/04/2012

Donos de veículos anteriores a 1992 devem cumprir proibição de circulação



O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, espera que as restrições à circulação de automóveis anteriores a 1992 permitam «rapidamente melhorar a qualidade do ar», apelando ao «sentido cívico» dos automobilistas no cumprimento das regras, em vigor desde domingo.
Os veículos anteriores a 1992 têm restrições mais apertadas para circular em Lisboa a partir de domingo, no seguimento da implementação da segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER) criada pela Câmara Municipal.

«Temos a expectativa de que consigamos rapidamente melhorar os níveis de qualidade de ar na cidade», afirmou hoje António Costa, recordando que muitas vezes Lisboa «tem aparecido com os resultados piores [nestas medições], sobretudo devido ao tráfego rodoviário».

A poluição ambiental na capital já motivou um processo contra Portugal, actualmente «a correr» no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

As restrições à circulação de automóveis poluentes são uma das medidas para melhorar a qualidade do ar, disse Costa, apelando à necessidade de «mudar o conceito de mobilidade, utilizar mais o transporte público e os meios suaves e cada vez menos o transporte automóvel».

Sobre a fiscalização das restrições à circulação, o autarca lisboeta disse contar «acima de tudo, mais do que com a fiscalização, com o sentido cívico das pessoas».

«Não temos de ter um polícia atrás de cada pessoa. Temos de acreditar e confiar. Desejamos que as pessoas cumpram as regras», afirmou.

A partir de domingo, os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 ficam proibidos de circular, nos dias úteis entre as 7h00 e as 21h00, na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique, área que constitui a segunda fase da ZER.

A primeira fase, em vigor desde Julho do ano passado, abrangeu o eixo Avenida da Liberdade/Baixa. Em relação a esta zona, prevê-se «o agravamento das restrições ambientais», restringindo a circulação de veículos ligeiros anteriores a Janeiro de 1996 e pesados construídos antes de Outubro daquele ano.

As excepções às restrições são os veículos de emergência, históricos ou de moradores das zonas abrangidas.

Lusa/SOL

3 comentários:

Anónimo disse...

até parece que são muitos os veículos que vão ser excluidos e que isso vai resolver a situação...

Anónimo disse...

Totalmente ridícula esta medida. Aliás, há centenas de veículos actuais, como os SUVs e quejandos, que emitem muito mais Co2 do que 95% dos carros anteriores a 1992.
Uma idiotice!

Anónimo disse...

mas paga se tudo paquimetros inspecoes co2 medido o que fazemos aos carros a camara municipal vai dar dinheiro ao povo para comprar carros de 2012 e o inposto de circulacao paga mos para que se nao pode mos circular