01/10/2012

O Horror e o Perigo do Edifício Frigideira

Chegado por e-mail:

«Seguem duas fotos do Edifício de Gonçalo Byrne, de "grande qualidade" como lhe chama o vereador Salgado (reportagem do Público), construído com dinheiro dos contribuintes, após demolição de parte do Instituto Câmara Pestana, onde antes se situava o Convento de San'Ana, em cujo cemitério Luís de Camões foi sepultado (na base do edifício foi encontrada a antiga cisterna) na chamada Colina da Saúde.

É o exemplo do edifício anti-climático, um "Edifício Frigideira", com fachada em metal voltada a poente, que a meio da tarde chega a atingir temperaturas de quase 100 graus e que segundo informação de moradores, já queimou no braço uma criança que a a ele se encostou.

Acresce a perigosidade de uma das placas, sobre o passeio, autêntica armadilha para invisuais. E acima de tudo a horrível estética, completamente desenquadrada da bela paisagem urbana do local, a Rua do Jardim do Torel, visível da colina do lado oposto da Av. da Liberdade, e a cerca de 10 metros de um monumento nacional, que é o Elevador do Lavra.

Maria Regina Carreiro»

11 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Já agora: a carripana da Protecção Civil, que aqui se vê estacionada em cima do passeio, bem merecia uma palavrinha...

Anónimo disse...

Endeusam estes arquitetos que, apesar da mediocridade das suas obras, de um autismo e desrespeito pelo património a toda a linha, ainda contratam estes senhores para obras de monta. Só pode ser porque eles sempre conseguem o que querem.
Se alguém quiser fazer uma obra polémica, com destruição de património ou violação das boas regras e planos, contratem este senhor, e os outro todos, os valssassinas e brunos soares da vida, e conseguem a aprovação pelo amigo Salgado!

Anónimo disse...

o byrne é o arquitecto mais inflacionado da história da ordem dos arquitectos

Anónimo disse...

De "grande qualidade" seria a demolição dessa pavorosa coisa.

Anónimo disse...

Esse tal de Byrne projetou outros monstros, na linha de Cascais. Ninguém gosta dos blocos, também de vidro e de metal - a não ser, é claro, quem comprou apartamentos lá.
Mas e quem aprova essas coisas? Devem estar deslumbrados com esses senhores que assinam de cruz em baixo, sem qualquer sentido crítico.
E aqui, no Instituto Câmara Pestana a coisa ainda é mais grave porque o que se fez, além de esteticamente reprovável, está em completo conflito com a zona.
Mas como é possível um edifício ser construído não sendo sequer seguro para os transeuntes, com e sem limitações? Bombeiros e outras autoridades, para que servem? Pelos vistos para contribuir para o défice.
E os laboratórios antigos, o que é feito deles? E o retrato da fundadora, a raínha D. Amélia onde está?

Anónimo disse...


Já que se falou em Bombeiros, sugiro ao Fórum que envie uma Queixa a esta entidade.

Isto é um escândalo !

Julio Amorim disse...

A culpa é de quem lhe empresta terrenos para ele brincar....tanto ele como os tipos da carripana, estão-se bem nas tintas para Lisboa

Anónimo disse...

E o que se diz por ai: Portugal e Lisboa estão a ser uma montra para uma espécie de laboratório experimental desde politicas,arquitecturas de mau gosto mas muito compensatorias$$$ etc...
VIVA PORTUGAL.....

Anónimo disse...

Imaginem que o dito cromo é Presidente do Juri para o concurso do Campo das Cebolas, concurso lançado no verão quando todos estavam a banhos.
Este vereador esta a salgar o nosso património.

Paulo Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Nunes disse...

O QUE É ISTO, PÁ???

Como é que deixaram construir isto??? Mas está tudo doido???

Estamos definitivamente entregues a incompetentes, neste caso com tiques de intelectualidade muito duvidosa.

100000% de IMI nesta coisa, arre!

PS: a carrinha da proteção deve estar ali colocada para as emergências diárias ;-)