10/07/2014

Património: Movimento quer recuperar igreja de São Cristóvão em Lisboa

Agência Ecclesia
     
O padre Edgar Clara, responsável pela igreja de São Cristóvão em Lisboa, pretende “constituir um movimento”, para recuperar o edifício do século XVII e as suas obras de arte, que vai apresentar hoje às 19h30.

“Constituir um Movimento de Recuperação da Igreja de São Cristóvão. Este é o objetivo da Eucaristia que dará início à divulgação do projeto, que decorrerá na Igreja de São Cristóvão, às 19 horas”, explica o sacerdote numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois da celebração, vai haver uma breve explicação da arte “em São Cristóvão e do projeto que foi apresentado para o Orçamento Participativo”, acrescenta em scristovao.weebly.com.

A Arte na Igreja de São Cristóvão, construída em 1680, tem “44 telas de Bento Coelho da Silveira emolduradas numa rica talha dourada”.

A Igreja de São Cristóvão é uma preciosidade do século XVII e na rede social Facebook já foi criada uma página para quem quiser acompanhar este projeto e participar deste movimento.

O padre Edgar Clara apresenta seis objetivos que são a missão desta iniciativa como “recuperar, travar o estado de degradação em que o edifício e o património que integra se encontram”, “dinamizar a vivência do espaço religioso e cultural” ou “fomentar a criação de parcerias entre as várias associações, coletividades, movimentos, entre outros, da comunidade onde se insere”.

CB/OC

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/patrimonio-movimento-quer-recuperar-igreja-de-sao-cristovao-em-lisboa/

1 comentário:

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Numa cidade parca em movimentos de cidadãos que tenham na protecção do património a sua razão se ser, esta iniciativa do Pe. Edgar Clara é de aplaudir e de acarinhar. Divulgue-se e apoie-se.