20/06/2007

Um Miradouro em Lisboa...

Quis o destino que eu morasse numa rua de Lisboa onde há um miradouro. Quem concebeu o espaço teve o cuidado de, numa rua inclinada, numa área com poucos espaços verdes, aproveitar um declive e fazer um espaço aprazível, e que permite descer da Penha de França ao Bairro das Colónias de forma mais rápida que as escadinhas da rua cidade de Manchester, ou íngreme Heliodoro Salgado, e ainda desfrutar de uma vista interessante sobre a cidade...

A avaliar pelas fotos disponíveis aqui, e da memória que tenho, o local já foi mais utilizado e estimado do que hoje...









Hoje a vista é o melhor que o Miradouro tem, porque o resto...
  • O miradouro está transformado em parque de estacionamento,
  • O painel de azulejos da autoria de Fred Kradolfer, e executado na Fábrica Viúva Lamego está vandalizado
  • A pérgola idem
  • Os graffitis são a mais recente exibição de arte disponível..

Resolução: o jogo do empurra da CML e da Junta de Freguesia, e a recuperação do espaço a ficar pendente "da requalificação dos miradouros tendo em vista a criação de uma rede de circuitos", que não se sabe quando chegará. Se espaços mais emblemáticos da cidade estão assim e assim, parece que o destino deste miradouro...é um triste destino.






Fotos daqui e daqui

7 comentários:

Anónimo disse...

Um dia, Prometeu roubou a Zeus uma centelha de fogo divino e deu-a aos Homens. Nem todos a receberam, pelos vistos, mas depois veio a internet e mesmo que a sapiência cósmica e a clarividência lhes tenha faltado, tais deuses menores já não têm desculpa - irão ter estes pequenos humanos à perna. Lisboa merece que a olhem de cima, é vaidosa e é bonita.

Paulo Ferrero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Ferrero disse...

Excelente post, Nuno. Tenho que ir ver isso, pois nunca aí fui. Ainda por cima, a famigerada, mal planeada, possivelmente inexequível, tão farónica quanto negociata para poucos ... Circular das Colinas, era suposto passar em túnel sob esse monte. A ver vamos;-)

T disse...

O miradouro merece a visita pelo inesperado e pela beleza da vista. Porém a degradação do espaço é evidente e confrangedora .
Obrigada pela inclusão das fotografias neste excelente post e num blogue, que estou habituada a visitar.

Anónimo disse...

Carmona Rodrigues, Santana Lopes (premiado com a chefia de Governo), João Soares, Jorge Sampaio (premiado com a Presidência da República), Krus Abecassis. O que têm em comum ?

António Aguiar da Costa disse...

Sendo também residente na Penha é com preocupação que leio este post.
Efectivamente urge que se faça algo para alterar o estado actual das coisas.
Quanto a mim, e olhando para o exemplo do miradouro da Graça, deveria transformar-se o local numa zona de contemplação, com um café esplanada. A concessão do espaço poderia contribuir para a sua reconversão e manutenção.

Espero que este seja um dos assuntos a debater em todospelapenha.blogspot.com

FJorge disse...

Não conheço este local. As fotos de arquivo revelam um miradouro muito bem pensado e desenhado. Mas as fotografias do "hoje" revelam um cenário absolutamente revoltante, vergonhoso. É frustrante ver como os espaços públicos de Lisboa se estão a cair, um a um, na ruína.