08/12/2007

Animatógrafo do Rossio: 100 anos!



Animatógrafo do Rossio

Localização: Rua dos Sapateiros, nº 225-229

Inauguração: 8 de Dezembro de 1907

"Fundado em 8 de Dezembro de 1907, pelos irmãos Ernesto Cardoso Correia e Joaquim Cardoso Correia, que fundaram a firma Correia & Correia, oferecia uma lotação de mais de cem lugares e situava-se na Rua dos Sapateiros, nº 229, junto ao Arco Bandeira.A sua fachada é uma das mais características de Lisboa, sendo para a época, um dos raros exemplos do estilo "Arte Nova"; os relevos exteriores são executados em madeira esculpida e os azulejos (datados de 1907 e assinados por M. Queriol), que se encontram entre as portas e a bilheteira, são ornamentados com duas figuras femininas, com cabelos entrelaçados e segurando entre as mãos dois caules de plantas, rematadas por lâmpadas.Embora criado para a exibição cinematográfica, pela sua sala passou também um teatro muito especial – uma companhia de Teatro Infantil. Após algumas épocas teatrais, regressa novamente à exploração cinematográfica, actividade que vai manter até à abertura de uma sex shop, actividade que ainda hoje mantém." (in http://revelarlx.cm-lisboa.pt/)

Fotos: Artur Goulart, 1961, Arquivo Fotográfico Municipal

Um (in)feliz aniversário... para quando um futuro mais condigno para o centenário Animatógrafo do Rossio?

5 comentários:

Anónimo disse...

sinto uma enorme tristeza ao ver esta bela "casa do cinema" de estilo Arte Nova transformada em sex-shop. que deprimente que os seus 100 anos se celebrem com tamanha falta de dignidade.

Anónimo disse...

e o magnifico Cinema Odeon (abandonado), e o Chiado Terrasse (interior demolido por um Banco) e o Condes (interior demolido ilegalmente pela BragaParques), e o... tantos cinemas de Lisboa em agonia ou destruidos por portugueses ignorantes

Anónimo disse...

O que se passa com o antigo Cinema PARIS? Tanto sossego deve esconder coisa...

Anónimo disse...

acho que vou vomitar...

Anónimo disse...

Não consigo deixar de ficar surpreendido com o facto do sexo ainda ser tão tabu e tão mal visto... Eu, por mim, adoro.