04/12/2007

Alcântara duvida da eficácia das reuniões descentralizadas da CML

In Público (4/12/2007)
Inês Boaventura

«A Câmara de Lisboa realiza amanhã uma reunião pública descentralizada, com o objectivo de ouvir os munícipes de Alcântara, Ajuda, São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém. O presidente da Junta de Freguesia de Alcântara está expectante, mas "convencido de que a montanha vai parir um rato".
Segundo a proposta aprovada pela autarquia em Setembro, com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda, "a audição dos munícipes é o único ponto da ordem de trabalho" destas reuniões descentralizadas, que se repetirão na primeira quarta-feira de cada mês, sempre em "diferentes zonas da cidade".

A reunião de amanhã realiza-se às 18h30 na Academia de Santo Amaro, em Alcântara, e tem uma duração prevista de duas horas. De acordo com o que foi estipulado pela Câmara de Lisboa, serão ouvidos no máximo 20 munícipes, que deverão pronunciar-se "preferencialmente" sobre assuntos que digam respeito às quatro freguesias já mencionadas e que sejam "de interesse colectivo e/ou público".
Em declarações anteriores, o presidente da câmara, António Costa, defendeu a importância destas reuniões descentralizadas para "ouvir os problemas dos cidadãos", numa altura em que "as pessoas se sentem divorciadas da vida autárquica e dizem que os autarcas perdem muito tempo com tricas e muito pouco tempo a ouvir as pessoas".
Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara afirma que "as expectativas são muitos altas", até por se tratar de uma experiência inédita em Lisboa, mas diz-se convencido de que "os resultados vão ser muito baixos". José Godinho lamenta que a realização da reunião só tenha sido anunciada, através de folhetos distribuídos pela autarquia nas caixas do correio, no próprio dia em que decorriam as inscrições para nela participar.
O autarca considera ainda que não é suficiente abrir 20 inscrições para munícipes de quatro freguesias diferentes e manifesta dúvidas de que a Câmara de Lisboa venha a resolver os problemas que vão ser apresentados amanhã. "Espero que não seja uma manobra de propaganda", diz o autarca eleito pelo PCP, enquanto acrescenta que é sua prática realizar reuniões descentralizadas da junta de freguesia, após as quais, garante, são resolvidas "80 por cento" das questões aí levantadas.
A degradação do edificado e a falta de equipamentos nalgumas zonas de Alcântara, o trânsito e o abandono do espaço público são alguns dos problemas que José Godinho pretende levantar na intervenção de cinco minutos a que cada presidente de junta terá direito na reunião de amanhã.»

Sem comentários: