10/09/2008

Rosa Araújo / Comunicado:

É profundamente lamentável que a CML tenha hoje aprovado, com o voto de desempate do Sr. Presidente, o projecto de alterações/ampliação para a construção de um hotel nos edifícios Nº 4, 6 e 8, da Rua Rosa Araújo, freguesia do Coração de Jesus, que constituiu o Proc.º n.º 27/URB/2006.

É lamentável porque:

- Não se trata de qualquer projecto de reabilitação urbana mas apenas da viabilização de negócio a particular, uma vez que os edifícios são perfeitamente recuperáveis (até há pouco tempo eram habitados), se o promotor assim o quisesse e a CML assim o promovesse, como devia ser seu apanágio, ainda mais numa zona, o Bairro Barata Salgueiro, cujo conjunto inexplicavelmente nunca foi classificado pelo IGESPAR;

- Dos três projectos submetidos hoje à reunião de CML era o de maior gravidade (em termos de quebra do equilíbrio urbanístico do novo projecto, abandono deliberado dos edifícios, desrespeito pela qualidade arquitectónica dos mesmos) e foi o único a ser aprovado;

- Se trata de um projecto que está há anos para ser despachado pela CML, daí que o seu agendamento nesta altura nos pareça de estranhar, pela coincidência, no tempo e no modo, com declarações do próprio promotor às câmaras da SIC pedindo para a CML agilizar o processo;

Finalmente, é lamentável porque, mais uma vez, tudo continua como dantes, ou seja:

- A CML e a Junta respectiva não promoveram qualquer debate público;
- O IGESPAR não cumpriu a sua função.


Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Júlio Amorim e Virgílio Marques

26 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem lá mas, o senhor Paulo Ferrero não é assessor dos Vereadores " Cidadãos por Lisboa", que assumiram um compromisso com o Presidente António Costa, seja coerente.

Lesma Morta disse...

Este executivo definitivamente ficará para a história. É impressionante.

Lesma Morta disse...

É de lamentar também que este mesmo executivo camarário esteja a ficar sem oposição interna uma vez que com a entrega por parte de António Costa à arq. Helena Roseta do Movimento Cidadãos por Lisboa, da liderança de um projecto destinado a repovoar Lisboa, "já só falta o PCP juntar-se aos socialistas", aliás como observou hoje ao Público o vereador Sá Fernades. Se o ojectivo de Anónio Costa é "comer" o eleitorado do Movimento, pena é que a Arq. H. Roseta embarque nisto já que os votos que tem foram de quem a olhou como um bom contraponto na CML. Só nos resta mesmo rezar.

Filipe Melo Sousa disse...

Não percebo porque motivo um projecto deste tipo deverá estar sequer sujeito a aprovação camarária. É um assunto privado. O investimento e os hotéis são pelo contrário benvindos. A regulamentação e a interferência da câmara apenas levam a embargos e à visível ruína da cidade de Lisboa.

Anónimo disse...

que velhos do restelo....

Anónimo disse...

"Desculpem lá mas, o senhor Paulo Ferrero não é assessor dos Vereadores " Cidadãos por Lisboa", que assumiram um compromisso com o Presidente António Costa, seja coerente."

Coerente com quê? Só se for com o que sempre defendeu e contra o que se opõe. Preto no branco. Com o nome dele em artigos, petições, movimentos, e outras "maçadas", por lutar pelo que acredita.
O PAulo Ferrero não precisa que ninguém lhe dê lições de coerência.

MAria Isabel

Filipe Melo Sousa disse...

Já sabem como é a hipocrisia desta gente. Criticam o sistema mas vivem dele.

E a ganhar mais do que as pessoas que assessoriam.

oh, boy!

Filipe Melo Sousa disse...

Ja agora, para sabermos do que estamos a falar, aqui vai um exemplo em como um vereador sem pelouro pode dar emprego a 11 amigos para o assessoriar. Grandes vidas.

Depois digam que quem nos anda a roubar é a Galp...

Anónimo disse...

Ò filipe melo sousa,
Está desactualizado. Isso já foi desmentido há séculos.... e olhe que sou totalmente insuspeita por "defender" o Sá Fernandes. Mas as incorrecções têm que ser desmentidas, sejam elas quais forem.
*
Preocupemo-nos com a realidade e já temos muito com que nos ralar.

Filipe Melo Sousa disse...

Lamento, esta é a notícia do CM. Não conheço nenhum desmentido.

Anónimo disse...

filipe
Se não conhece nenhum desmentido, é ignorância sua, assim como é ignorância sua falar do Paulo Ferrero, quando nem sequer o conhece.
É feio, muito feio, andar a injuriar, ad hominem, quem não se conhece.

ISABEL

Filipe Melo Sousa disse...

Parece que toquei num ponto sensível. Qualquer crítica é para si um ataque pessoal? Dessa forma não se pode criticar política alguma.

Então essa de que qualquer notícia é mentira sem haver desmentido e quem não o conhece o desmentido é ignorante...
hi-la-ri-an-te

Tenhamos um pouco de seriedade. Qual a autoridade de se criticar a má condição financeira de uma câmara quando se é precisamente um dos gulosos que bebem do sistema? Haja vergonha na cara

Anónimo disse...

"Parece que toquei num ponto sensível"
É verdade. Confesso que um dos meus "defeitos", por carácter e formação, é não permitir insultos pessoais a amigos meus, gente séria.
Quanto ao resto, nem sei que lhe diga. Tanto eu como você somos ambos "convidados" desta casa. Convém não abusar da paciência, gentileza e do espírito democrático dos seus proprietários.
Isabel

Filipe Melo Sousa disse...

É um exercício interessante ver quanto fair-play é aqui admitido na verdade. Presumo que pouco, pois quando se toca nos privilégios ninguém quer que se mexa no seu queijo.

Agora aos factos: a CML gasta recursos com assessores para vereadores sem pelouros. Desmente que o Paulo Ferrero assessoria ou não uma vereação sem pelouro? A CML tem ou não falta de recursos? Tenhamos coragem e sejamos frontais. Nesta cidade n há dinheiro para recolher o lixo, quanto mais para dar emprego aos amigos.

Anónimo disse...

Esta senhora Isabel não é também assessora da vereação sem pelouro está tudo explicado, que bando de oportunistas, anda por aqui...

Anónimo disse...

Não, não sou.
Assina:
Senhora Isabel

Anónimo disse...

"que bando de oportunistas, anda por aqui..."
Fale por si.
Vejo que anda por aqui mais um valentão anónimo dos blogs...
ISABEL

Anónimo disse...

Os comentarios acima serão iliminados de manhã por são irelevantes para o debate.
Este governo do país e da câmara vai ficar na história, é vergonhoso como se têm servido do estado. O povo cada vez mais pobre, a(s) cidade(s), a saúde, educação, segurança, enfim...não há justiça.

Filipe Melo Sousa disse...

"Os comentarios acima serão iliminados de manhã por são irelevantes para o debate."

Tal como suspeitava.. a tinta azul não perdoa. Parece que toquei num ponto sensível...

Anónimo disse...

Grande momento de Democracia aqui se vive com a censura a ameaçar, pelos vistos o outro assessor é outra senhora Isabel, Goulão de apelido.
Mas voltando ao debate do tema, é pena que a Senhora Vereadora de quem estes senhores são assessores, não tenha tido a coragem de chumbar o projecto e para não por em causa o seu tacho novo o seu voto tenha sido a abstenção, lembro que no passado recente o seu voto no licenciamento do projecto do Rato projecto já aprovado) foi contra.
Por isso acho que estes senhores assessores que ao mesmo tempo são moderadores deste blog, sejam coerentes e se demitam de um dos lados. Já agora, retirado do lema do blog "Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas", perante as horas de colocação dos temas a debate por esses assessores é no horário de trabalho que andam por aqui a provocar, portanto somos nós lisboetas que pagamos.

Paulo Ferrero disse...

Acredito que os 'Cidadãos por Lisboa' sejam, e são, mais, muito mais do que dois meros projectos pontuais, que é disso que o acordo trata e mais nada, muito menos cederem por isso a contrapartidas, sejam elas quais forem. Há quem queira fazer passar outra ideia mas só nela acredita (ou cai) quem quer.
No caso concreto deste prédio da Rosa Araújo, os CPL votaram contra, tal como o PCP, o BE e 2 vereadores de Lisboa com Carmona, pelo que sobrou um (Pedro Feist) que votou a favor e permitiu que o empate (já que, inexplicavelmente, o PSD se absteve... a justificação do alinhamento de cérceas e volumetrias é perigosa... bem com o PUALZE) fosse desfeito pelo voto de qualidade do Presidente.
Que o caso não vai ficar por aqui, é o que, neste momento e em nome PESSOAL, posso garantir a todos quantos acham um crime urbanístico o que continuam a fazer naquela zona da cidade.
É o mínimo a que me exijo.

Anónimo disse...

Vão mas é trabalharem vez de estar aqui a fazer propaganda politica à patroa que lhe devem pagar uns ordenados chorudos e nós a pagar, para estarem aqui a dizer o que é correcto ou não é, velhos do restelo. Isto é que devia ser investigado estamos a pagar os ordenados destas pessoas para andarem a brincar em falsos moralistas nos blogs e a auto promoverem-se e deviam era estar a trabalhar para os Lisboetas.

Lesma Morta disse...

Como membro convidado deste blog se algum dos comentários aqui descritos e que acabei de ler forem eliminados como se informa anteriormente, pedirei de imediato a minha retirada da participação deste Forum que se pretende democrático. Tenha ou não propriedade para o debate o que aqui foi escrito, o facto é que foram levantadas questões que urgia serem esclarecidas.

Cumprimentos

Jorge Santos Silva

Paulo Ferrero disse...

Jorge, não caia na esparrela;-)
A ver se nos entendemos:
Este blogue tem uma 'net etiqueta' (na coluna da direita) que foi incorporada aqui por força das hiperbolações que muitos anónimos, e não anónimos, faziam acerca de alhos quando o posts colocados diziam respeito a bugalhos.
Também porque há quem prefira colocar palavrões, insultar a torto e a direito, sobretudo de forma anónima.
Claro que tudo continua como dantes, apesar da 'etiqueta'.
Mas, também, qual a alternativa que resta? Cortar simplesmente os comentários em causa? Acho que não. Continuar a pregar no deserto? Acho que não.
Claro que cada autor do seu post, pode eliminar os comentários que achar por bem eliminar.
Mas muitos autores não se apercebem dos comentários, pelo que há que os avisar. Esse papel cabe-me a mim, mas nem sempre vislumbro a coisa, pelo que é falível.
A partir do epifenómeno desta semana, o blogue deste Movimento, passou a numa nova fase, o que é bom.
Por isso, a partir de agora os comentários de não inscritos no blogue serão objecto de moderação.
Pela parte que me toca continuarei a deixar todos os comentários que me disserem respeito pessoalmente, porque acho engraçado este tipo de peleia cibernauta, sobretudo com gente que desconheço e, melhor ainda, quando for com gente que confunde prata mexicana com marca javali, ou algo mais lúdico como Toys'r'Us com Quermesse de Paris.
Claro que há aqueles a quem nem respondo, porque não vale a pena.
Mas fique descansado, Jorge, fique descansado, e desculpe a extensão deste esclarecimento;-)
Abr.
Paulo

Lesma Morta disse...

Caro Paulo
É desse tipo de atitude que espero não só do Forum como particularmente seu, que tenho o gosto de conhecer pelo trabalho incansável em prol da olissipocidade. Entendi a minha participação no post anterior como útil para gerar esclarecimento o que felizmente aconteceu. Entendo ser de toda a valia para este Forum que situações como as que foram levantadas merecessem uma resposta quer ao seu nivel pessoal quer da forma de exclusão de comentários. Quanto a mim estou esclarecido e só posso desejar continuação do excelente trabalho desenvolvido pela Cidadania e sempre que possivel com a minha modestissima contribuição.

Jorge Santos silva

Filipe Melo Sousa disse...

Questões que urgiam, mas que por conveniencia do Paulo Ferrero, não vão ser esclarecidas.

A partir de hoje só serão publicados comentários "amigos".