06/10/2009

Breve balanço pessoal de 2 anos de governação da mais importante zona verde da cidade. O parque florestal de Monsanto.

Positivo:

1- Inicio da construção das ciclovias de ligação do parque a algumas zonas da cidade com destaque para o chamado corredor verde.

2-Tentativa de resolução do problema do Aquaparque, situação que se arrasta há anos.

3-Limpeza de plantas infestantes em algumas zonas do parque.

4-Manutenção -Arranjo de alguns caminhos, presentemente a decorrer, manutenção de zonas vedadas como os parques infantis da Serafina e Alvito ou zona da Alameda Keil do Amaral.

5-Fim (?) do plano de urbanização da Quinta “Zé Pinto”.

Negativo:

1- Campo de tiro – Com o contrato denunciado há mais de 2 anos continua a sua actividade ilegalmente. É a principal fonte de poluição do parque. De uma incoerência incompreensível.


2- Trânsito automóvel - Um dos principais problemas do parque : excesso de velocidade, falta de medidas de acalmia de trânsito, falta de sinalização adequada, falta de passadeiras, total falta de respeito pelo código de estrada, perigo para pões e ciclistas. Rigorosamente nada foi feito.


3- REN - A facilidade com que a CML aceitou e apoiou a construção de uma sub-estação da REN , que vai ter como consequência, entre outras, o abate de 200 árvores numa área protegida como zona de protecção total. A facilidade com que tudo isto foi idealizado

4- Panorâmico de Monsanto: A projectada transferência dos quartéis de bombeiros do centro da cidade e protecção civil para este espaço com todas as consequências nefastas que irá ter sobre o parque. Um projecto megalómano que tem em vista resolver um problema imediato e a curto prazo. Mal planeado, mal estudado.


5- Manutenção – exceptuando as zonas acima referidas, na sua grande maioria a manutenção parque deixa muito a desejar. Lixo, abandono, falta de conservação e renovação. Também a limpeza da mata levanta muitas dúvidas estando esta ser feita a troco da madeira cortada. È muitas vezes incompreensível porque é que certas árvores são abatidas e dá a sensação que é necessário rentabilizar o trabalho realizado.


6- Realização de grandes eventos: Sendo uma zona protegida o parque não deve estar sujeito a realização de grandes eventos que obriguem a terraplanagens, construção de infra-estruturas, movimento de maquinas e automóvel sobre o coberto vegetal, colocação de redes e privatização mesmo que temporária do espaço. Estes eventos têm grandes impactos negativos ao nível da poluição sonora e ambiental e não se devem voltar a realizar.


7-Educação ambiental: É notório um grande retrocesso a este nível devendo esta voltar a ser uma das grandes prioridades para o parque.

8- Continuação de uma mentalidade que entende o Parque como um “banco” de terrenos “livres” e baratos onde cabe tudo o que não cabe no centro da cidade.
È urgente definir de uma vez por todas o que se quer para o parque de modo a não permitir esta constante tentativa de tomada de medidas avulsas, abusivas e de curto prazo. É urgente a elaboração de um plano para Monsanto, actualizado, que tenha em conta as realidades actuais, que vise a sua preservação e protecção efectivas. É urgente o respeito efectivo pelo PDM.

7 comentários:

Anónimo disse...

Em ano de "tri-eleições" vou votar pela terceira vez num partido diferente. Para os que vivem no século passado, nas duas primeiras eleições votei em partidos de direita e agora vou votar num de esquerda (PS). Felizmente, como costumo dizer, o meu partido é o Benfica. Ou seja, nunca consegui ter um partido. Consoante o que está em causa, sinto-me livre de escolher o que me parece a melhor solução. Independentemente daquela coisa primitiva da esquerda e direita. Neste caso julgo que o António Costa tem feito o que de melhor podia ser feito. Gastar pouco e com pequenas acções resolver pequenos problemas. E assim ir melhorando a qualidade de vida da cidade. Exemplo para o autor do post, que revelou não conhecer a cidade ou então generalizar como é habitual dos "capite censi": Na Rua Febo Moniz, entre o Largo de Santa Bárbara e a Avenida Almirante Reis era habitual o trânsito estar caótico. Tudo isto porque tendo a rua 1 sentido em direcção a "Santa Bárbara" e 2 no sentido contrário, resultava no congestionamento de ambos os cruzamentos nos extremos da rua. A solução foi colocar 2 sentido na direcção da "Almirante Reis" e manter os 2 sentidos na direcção oposta, o que a largura da rua permite. Uma pequena decisão que implicou apenas "repintar" o pavimento e de que resultou nunca mais haver congestionamento na rua em causa e nos 2 cruzamentos nas suas extremidades. Poderia dar mais alguns exemplos, mas o objectivo seria o mesmo. Provar que o que está a ser feito é a melhor decisão para o actual momento. E que vale a pena apoiar. Pelo menos para já.

Anónimo disse...

Este "balanço" é muito favorável ao actual executivo ...

Limpeza ????

No Blogue onde onde em período eleitoral ...

Não se pode discutir política ...

Anónimo disse...

O balanço deveria ser feito com um debate na televisão entre os candidatos entre AC e PSL, e ainda com os restantes partidos.
É absolutamente inacreditável que as televisões não proponham debates.
Esta situação parece dar razão aos politicos que falam em asfixia democrática.
Absolutamente lamentavel depois admirem-se da abstenção.

A.lourenço disse...

Caro anónimo das 10.36 : este post diz respeito única e exclusivamente ao Parque florestal de Monsanto.

Caro anónimo das 2.04:
Este post não pretende ser favorável nem desfavorável. Pretende ser um balanço pessoal do governo de uma parte da cidade pela qual tenho particular interesse. No meu entender o balanço é mesmo muito negativo, talvez o pior desde os tempos de Cruz Abcassis.E sendo este o fim deste periodo de governação pareceu-me ser o momento de o fazer.

Anónimo disse...

Quem iniciou a recuperação do parque de monsanto foi Santana Lopes quer se goste ou não dele.Só nos faltava que abandonassem o grande trabalho que foi realizado em 2003/2004.
josé rocha

Anónimo disse...

Santana Lopes, esse grande ecologista...

FR disse...

"Santana Lopes, esse grande ecologista..."

Claro cada um tem que cuidar do seu jardim.
Como ele adorava viver no palacete que a câmara lá tem, tinha que limpar o terreno à volta. Onde é que já se viu, uma pessoa chique ter que passar no meio do mato.