05/10/2009

Caixilhinhos-faz-de-conta....e brasão !!??

....se por acaso for necessário substituir a pedra....pode também ser com outro material ?
.
PS: Os amigos do Al e UPVC podem ler aqui !

14 comentários:

Anónimo disse...

we got your point. but why not use your energy to fight another fight that is more pressing? those electric cables (seen in the photo and in almost every facade in Lisbon) were not there in the original building and are a bigger eyesore than the new windows.

MO disse...

Não exageremos...
Também penso que seria preferível postar sobre os cabos eléctricos que abundam em quase todas as fachadas e que desfeiam tanto os edifícios. Não dão é fotografias tão bonitas, lá isso não.

Julio Amorim disse...

Sem dúvida algo que não enobrece Lisboa! Mas porque não começa você essa "cruzada"...?

Anónimo disse...

Qual é o problema da janela?
Este tipo de janelas é melhor para quem lá viva dentro, não entra nem o frio nem a chuva. E para quem vê a janela do lado de fora, quase nem se apercebe das diferenças.

Anónimo disse...

LOBO VILLA,5 out 2009

Sem dúvida !
O anónimo inglês tem razão. Também !
Os "elecric cables" são uma PRAGA maior que os caixilhos !
São os filhos espúrios da TV Cabo que invadem impunemente o espaço das nossas urbes,sem que se veja alguma queixa neste blogue ...
Sem dúvida !

JP disse...

E foi assim que o Le Pen ia sendo eleito na França, cada qual com a sua cruzada..

Sr. Julio Amorim, por favor, compreendemos todos que as janelas das casas recuperadas não estão ao seu gosto.
Infelizmente Lisboa tem muito mais janelas por recuperar, brasões que estão negros da poluição, praticamente já não há mãos de fátima nas portas porque as roubam..

Mas se o Cidadania LX dá este espaço todo para janelas de plástico, gostaria de saber o que precisam para eu colocar os meus posts sobre as minhas taras sobre a cidade.

Anónimo disse...

Acho este exemplo bastante bom e consoante o disposto no ponto 3.4.3do código do conselho de Hastings.
E em Londres as janelas de guilhotina em pvc ou Al (ver ponto 3.4.4)estão a surgir em quase todos os prédios renovados...

Anónimo disse...

estes posts começam a ser obsessivos...

Anónimo disse...

Penso que deveria completar o post com a sua opinião sobre o interior destes edificios. Mantêm alguns deles com as habitações sem WC como originalmente ? Sem electricidade como na maioria dos edificios seculares de Alfama ? Sem meio de captação de TV ? Até que ponto defende o original ?

Julio Amorim disse...

O que pretendo defender é que uma janela de madeira pode ser substituída por uma IGUAL de madeira, com eficiência térmica tão boa como outra qualquer de Al ou UPVC.
Ou seja... numa boa prática de conservação e restauro os materiais (e formas) de origem, devem ser respeitados quando substituídos.
Mas deixo aqui a questão: Se o brasão no futuro tiver de ser substituído...pode ser com um de plástico ?

Ai - a - Tola disse...

O eterno argumento do PVC e do alumínio ser mais energeticamente equilibrado é totalmente falso. Na Suécia e restantes países nórdicos, assim como na Alemanha que é o caso que conheço melhor, não se colocam janelas novas senão em madeira porque as de alumínio actuam como condensadores no Inverno e aquecedores no Verão. Porque não dizer a verdade e simplesmente admitirem que o vosso argumento é: as janelas de alumínio são mais baratas! O que importa que sejam mais feias e brutas, o que importa que desvirtuam os edifícios e a cidade desde que sejam mais baratas! Volto a escrever aqui que quem não vê a diferença entre uma janela de madeira e uma de PVC ou alumínio não vê a diferença entre Camilo e Camelo!
O sr que ameaçou trazer para aqui as suas taras, caso sejam elas acabar com as malfadadas e matarroanas marquises fechadas, estores de plástico sempre corridos de Verão a Inverno, sujos e estragados - e gabam-se de ter comprado uma casa cheia de sol! - os cabos a bordejar indignamente os prédios, as montras de madeira substituídas por alumínio, as grades, os ar-condicionados nas varandas e fachadas à revelia da lei, o estacionamento selvagem em cima de passeios e em segunda fila - e as buzinadelas em consequência, o desrespeito pelas árvores - já soube de árvores abatidas porque provocavam alergias!!, quando há neste mundo ruas "lindas" sem uma única árvore para estes enfermos irem morar, serão muito bem vindas e lê-las-ei com muito interesse e apoio.

Anónimo disse...

Como Arquitecto, Lisboeta e Leitor assíduo deste Blog, devo dizer que muitas vezes as questões aqui levantadas me parecem escusadas e baseadas numa leitura passadista da cidade e do património (falo da cruzada contra o prédio do Rato, do Palácio dos Condes da Ribeira Grande, etc... aquilo a que aqui chamam os Monos).
No entanto esta chamada de atenção sobre os materiais dos caixilhos é, na minha opinião extremamente pertinente. De facto julgo que será óbvio para qualquer pessoa que um caixilho de PVC ou Alúminio é sempre incomparavelmente mais feio do que um original (ou não) em madeira, e os argumentos da prestação térmica e acústica não colhem, basta colocar outra janela pelo interior essa sim de desenho simples e metálica, solução muito comum por toda a Europa a norte do Rio Ebro, e utilizada com frequência em Lisboa, em projectos de recuperação "consciêntes" na baixa Pombalina e no Chiado.

Esta questão pode ser um detalhe quando comparada com as marquises, os cabos pendurados ou as antenas a cair dos telhados, mas não é seguramente menos importante.

f.

Raul Nobre disse...

Estou inteiramente de acordo com "Ai-a Tola-disse..." e achei engraçadíssimo o comentário "...quem não vê a diferença entre uma janela de madeira e uma de PVC ou alumínio não vê a diferença entre Camilo e Camelo!" Resume tudo.
Quanto aos outros atentados à nossa cidade, há que os denunciar até à exaustão, mostrar, falar, repetir, barafustar, gritar. NUNCA CALAR.

tta disse...

A pedra dura para sempre ao contrario das janelas. Duh