06/10/2009

Discuta-se os peões VI

Para lá das barreiras invisíveis, existem barreiras anti-peão bem visíveis. Na foto em baixo temos um peão a atravessar o eixo Norte-Sul em Sete Rios. Por incrível que pareça não é possível ir a pé de Sete Rios a Entrecampos (tal como tantos outros percursos na zona de Sete Rios), porque a zona está apinhada de viadutos. Repare-se que estamos a falar de um trajecto muito curto numa zona muito central da cidade.
E quem fala de Sete-Rios, fala da zona Norte de Avenida da República onde há meio quilómetro (!) com as suas barreiras de betão terceiro-mundistas que impedem a passagem do peão, fala de Telheiras e tantos bairros da zona Leste que são rodeados por auto-estradas onde é quase impossível chegar a pé, etc.
Neste ponto onde é impossível agradar a gregos e a troianos (normalmente os programas eleitorais assumem que o espaço é infinito tal como os fundos), será que alguma candidatura admite que estas vias são barreiras inaceitáveis para os peões?

30 comentários:

RF disse...

Caro Miguel, este é um bom exemplo - parabéns. Mas já agora, uma situação destas gritante que vai ficar resolvida agora é a ligação entre as Torres de Lisboa e Telheiras, por cima da 2ª circular. São 200m com a ponte pedonal que vai existir, em vez de 1300m se for pela estrada. De autocarro tem que apanhar 2. O pior é que temos a cidade cheia destas situações e agora, para as resolver, é um dinheirão e provavelmente não se conseguirá em todas tão cedo. Cumps

Anónimo disse...

RF,
a ponte pedonal e ciclável apenas vai ser construída porque a Galp vai pagá-la e porque dão jeito os lugares de estacionamento recentemente criados em Telheiras.
Mas é melhor esperarmos pela sua construção, cujo desenho resulta de um concurso de design (até tenho medo do que pode sair...)

Anónimo disse...

Terceiro mundismo é atravessar uma avenida de oito faixas sem ser nos locais para isso, de resto mesmo no meio dos 500m do "betão" existe a passagem inferior da estação de metro e não é necessário tirar bilhete para a atravessar.

Anónimo disse...

... e os caros amigos já tentaram ir a pé do Hospital de Santa Maria ao Alto dos Moinhos pela Aveninda* Lusíada.

É suicídio: passeios de 80cm que são interrompidos nos acessos pelos rails metálicos.

* leia-se Via Rápida

f.

RF disse...

Anónimo da 1:10h: ainda bem que há quem queira investir nos peões e bicicletas. Aleluia. E ainda por cima é o dinheiro deles, enquanto durante décadas o investimento em rodovias foi o nosso dinheiro. É um grande avanço.
Anónimo das 2:11h. Terceiro mundista não é atravessar fora dos locais: é NÃO HAVER LOCAIS PRÓPRIOS, percebe? Por isso, resta ao peão (sabe o que são peões?) tentar "safar-se". Essa passagem de metro não é no local a que o Miguel Carvalho se refere. Será que andou de metro ultimamente? Não, pois não?

Xico205 disse...

Mentira, de Sete Rios a Entrecampos pode-se ir sempre por passeio. Até há uma passagem em tunel por baixo do nó de acesso do Eixo-Norte Sul às Forças Armadas.

Muito gostam de mentir neste blog, estão habituados a que a maior parte das pessoas que frequentam o tasco não conheçam Lisboa, mas por vezes o tiro sai pela culatra.

Quanto à Av da Republica pode sim ser atravessada pela estação da REFER, mais uma vez a enganar os ingenuos que aqui vêm!

SD disse...

Mais uma vez estão enganados - o percurso que aqui se mostra não é Sete-Rios - Entrecampos, mas sim Sete-Rios - Universidade Católica. E para esse não se passa a direito, a volta é gigantesca. Há peões diariamente a fazer isto, basta ir lá.

Luís Alexandre disse...

Desta vez sem falsos pseudónimos, lá estou eu a dar razão ao Xico205. Não nos podemos deixar levar pela emoção ... de falar mal de tudo.
Um abraço

Iletrado disse...

Caro Xico205
De facto, este Miguel Carvalho é mesmo mentiroso. Toda a gente sabe que alguém que pretenda ir do Jardim Zoológico até Entrecampos (mas quem será o louco que fará semelhante percurso a pé?!) tem à sua disposição um caminho rectilíneo, cómodo e seguro. Começa logo à saída do Jardim Zoológico. Vira à esquerda e tem passeio durante uns metros. Depois atravessa 6 faixas de rodagem (1+2+3) na passadeira da Estrada das Laranjeiras para o passeio da Quinta das Laranjeiras. Dá a volta à Quinta, convencido que o passeio continua. Mas espera! O passeio acaba de repente! Pois, é a saída do Eixo Norte-Sul. O caminho deve ser por outro lado. Meia-volta até ao semáforo. Aqui só tenho de atravessar 5 faixas de rodagem em passo de corrida e tenho outro passeio. Mas e agora? Legalmente não tenho sítio para atravessar! O caminho deve ser por outro lado. Voltemos para trás e atravessemos novamente as 5 faixas. Ao mesmo ritmo. E agora sim, com sorte atravesso de uma vez as 5 faixas (2+3) deste semáforo dessincronizado da Estrada das Laranjeiras. É preciso ter um bocado de cuidado, porque aqui os carros surgem a 360º à nossa volta. Mas temos de correr, se queremos atravessar de uma vez. Respiramos fundo enquanto nos dirigimos para o outro semáforo dessincronizado, atravessando a bom ritmo as 4 faixas da Praça. Já transpiramos. Um compasso de espera no passeio e podemos atravessar mais 2 faixas de rodagem. Que alívio, só 2 faixas! Não é preciso correr, basta um passo largo. Mais um passeio curto, outra pequena pausa e podemos atravessar mais 2 faixas de rodagem até outro passeio. A seguir outro pequeno compasso de espera para atravessar mais 3 faixas de rodagem, aqui um pouco mais rapidamente. E sempre de olho no burro, pois o semáforo está intermitente para os carros que querem virar à direita! E depois de outro compasso de espera, lá atravesso pela terceira vez a Estrada da Luz, num passo rápido, pois aqui são novamente 3 faixas de rodagem. Ufa! Estou finalmente a subir a Av Forças Armadas! E sempre no passeio! Mas espera, tenho de ir para a estrada! Simpáticos cidadãos estacionaram o carro em cima do passeio. Sigo pela estrada quase até à porta da embaixada, onde uns pilaretes colocados vinte centímetros dentro do passeio impedem outros carros de estacionarem no dito. Como vou sozinho, o resto do passeio chega-me. Passo em frente aos portões sobre o olhar desconfiado dos agentes encarregues da segurança dos ianques. "Então, oh, senhor, vai a pé porquê? Avariou o carro? Precisa de ajuda?" Mentalidade progressista dos agentes de segurança. Telemóvel num punho, metralhadora no outro. As recrutas de hoje devem ser tremendamente "high-tech". No meu tempo, as caminhadas na recruta eram feitas a pé, com mochilas carregadas com 30 Kg de material. Todo o dia a palmilhar caminho. Andar a pé era algo natural. Agora deve ser tudo feito de jipe. Pelo menos mostraram preocupação em ajudar. Embora pelos motivos errados.
Bom, adiante. Ao fim de uns metros somos obrigados a atravessar um túnel. Há quem vá em frente, mas não se esqueçam que temos de seguir pelo passeio. Depois do túnel, surpresa! o caminho está fechado. Proibido para o peão seguir no passeio. Temos de subir umas escadas. Chegamos à Av Combatentes. E agora, como continuo o caminho até Entrecampos no passeio? (Bom, isto estava assim há uns meses, não sei porquê. Obras, algum cano roto, perigo de queda do viaduto da Av Combatentes? Ou simples má vontade contra o peão? Talvez alguém saiba e talvez me esclareça se já se pode seguir em frente. Entretanto, eu saltei a vedação, claro. Tal como mais alguns malucos que insistem em andar a pé, raio de mania! Só tenho pena daquelas pessoas em cadeiras de rodas, não conseguem viver estas aventuras intensas. Velhos a saltar vedações, onde já se viu!)(...)

Iletrado disse...

(...)
Xico205, que cada um de nós tenha uma ideia (ou mais) diferente sobre este assunto da mobilidade, é um direito que nos assiste. Que defendas a utilização do carro até à exaustão é um direito que te assiste. Agora que mintas, isso não te assiste. Explica lá com pormenores como é que há passeio entre Sete Rios e Entrecampos.
Boas pedaladas.

Anónimo disse...

Aqui o anónimo das 2.11 farta-se de andar de metro (se mais metro houvesse, lá chegaria também...)E curiosamente até atravessa dez vezes por semana a Av. da República (ou mais se for almoçar à Nova América) exactamente a meio do "meio quilómetro" intransponível.
Mas pelos vistos o RF acha que o átrio sul da estação de metro de entrecampos ou a estação da refer de entrecampos (que o Xico referiu) não são locais próprios para se atravessar com segurança uma avenida de oito faixas, há que "safar-se" por entre os carros(o que seria complicado já que é mesmo muito difícil passar por cima da rede do separador central).

Miguel disse...

Xico, qual é o intuito do seu comentário? Afirmar que está tudo bem para o peão em Lisboa? É que se acha isso mesmo, aposto uma boa quantia de dinheiro que raramente anda a pé!

Anónimo disse...

calma lá xico205, na ânsia de ter razão começa a disparar para todos os lados e consegue chamar a atenção para tudo menos o conteúdo do post (e o princípio em causa).

chamar mentirosos às pessoas que aqui escrevem e ingénuos aos leitores é um bocado exagerado, não?

Xico205 disse...

Meus amigos:


De Sete Rios da porta do jardim zoologico como o iletrado quer começar o percurso para Entrecampos, segue até à Estrada das Laranjeiras, e tem uma passadeira até à Quinta das Laranjeiras. Depois tem passagem de peões e atravessa por baixo do viaduto do Eixo Norte-Sul até à embaixada do Brasil. Vira à esquerda e tem sempre passeio até Entrecampos. Maravilha.

Para ir para a Católica nada como seguir pela Estrada das Laranjeiras sentido Estrada da Luz e virar na primeira à direita para a Calçada da palma de Baixo e subir. Quem não gosta de gastar solas de sapatos pode seguir de Sete Rios para Entrecampos de 54 pelo percurso que referi, ou para a Católica de 755 ou 768.
Assim que não for suicida não anda a pé no Eixo Norte-Sul, há coisas fantásticas não há?!!!!!

Xico205 disse...

Não é ansia de ter razão nenhuma, até porque todos os dias só vejo pessoas a mandar postas de pescada sobre Lisboa sem saberem o que dizem.

Agora venham-me dizer que a foto do suicida que está a pé no Eixo Norte-Sul não é amigo do fotógrafo!!!!

Quanto ao Miguel dou-lhe toda a razão do mundo para denunciar o que está mal, agora não invente mal onde ele não existe!!!!!!!!


Até porque a razão neste caso está no meu lado caro anónimo das 4:16PM

Miguel Carvalho disse...

xico205,
eu normalmente não respondo a quem tem como hobby destabilizar conversas sérias de terceiros, mas como você até se esforçou nos seus comentários, deixo-lhe um repto.
Que tal ir fazer esse percurso imaginário entre a Embaixada do Brasil e Entrecampos a pé, e documentá-lo com fotografias?
Nós ficamos à espera. Obrigado

Xico205 disse...

Ainda há uns dias enviei para aqui um pedido para os municipes boicotarem as candidaturas que defendam que os residentes paguem por ter o carro na área de residencia, e não me aceitaram o comentario.

Este blog é tendencioso e parcial, logo não mando para aqui nada, que eram bem capazes de usarem fotoshop e detorparem as minhas fotos. Quem quiser que lá vá ver. Eu não tenho que comprovar o que está à vista de todos, e não há maior cego que aquele que não quer ver.

Quem quiser aceder ao movimento de cidadãos contra a vigarice da EMEL que sempre prometeu que os residentes nunca teriam que pagar na área de residência, passe por www.forumlisboa.com


Cumprimentos

Iletrado disse...

Caro Xico205
A tua desonestidade intelectual neste caso é surpreendente, para quem afirma que anda a pé e de bicicleta em Lisboa. Talvez em sonhos?
Para começar, escusas de invocar os autocarros nesses percursos. O Miguel Carvalho focou o peão, discute o peão. Em segundo lugar, sempre quero saber quantos muros precisas de saltar até chegares a Entrecampos pela via que escolheste. Então mandas a malta atravessar a travessa do Espírito Santo? Será que agora tem um túnel? Deve ter sido construído pelo Santana... Acrescentando o facto dessa travessa não ter passeio.
Embora no fundo acabes por dar razão ao Miguel Carvalho - tudo é pensado para o carro e o peão que vá badamerda. Porque essa tua "descoberta" de um caminho "maravilhoso" para Entrecampos releva o cinismo de quem devia resolver estes assuntos e não se quer chatear com eles - porque o peão tem sempre alternativa, não é verdade? Assim demonstras que tens a razão do teu lado. Aqueles que afirmam que é impossível ir a pé de A para B são mentirosos, porque é sempre possível fazer esse percurso a pé. Mesmo que seja o dobro ou o triplo da distância se esse percurso fosse feito em linha recta. Mesmo que tenha de andar às voltas em cruzamentos para seguir caminho. É como se sugerisses a alguém que de Lisboa ao Porto teria de ir por Castelo Branco. É claro que o podes fazer, mas será prático?
(porque não sugeriste que se seguisse pela Columbano até Palhavã, se utilizasse o túnel do metro até Berna, daqui até à 5 de Outubro e depois até Entrecampos? E há sempre outras alternativas, é tudo uma questão de engenho e imaginação...).
Já agora, sê homem e aceita o repto do Miguel Carvalho. Prova que ele está errado.
Boas pedaladas.

Xico205 disse...

Desonestidade intelectual????


Eu dei exemplo do caminho mais curto que há entre esses dois pontos! A Avenida das Forças Armadas liga Sete Rios a Entrecampos S E M P R E com passeio, o tunel pedonal, foi construído ao mesmo tempo que o Eixo Norte-Sul, logo foi no tempo do Jorge Sampaio por volta de 1993. Eu fazia esse percurso diariamente a vir da escola nessa época, logo sei do que falo.

Sim, eu costumo andar de bicicleta ás vezes, mas estes dias obviamente não tenho andado em movimentações pendulares, com calor não dá, eu tenho que ter um aspecto apresentavel não vou andar todo suado com a roupa toda colada ao corpo e a cheirar a suor!!!!!
Por acaso no Sabado andei 22kms de bicicleta e no Domingo não contei mais foram uns 8 ou 9 mas foram em lazer, coisa que não costumo fazer. Mas foi util porque emagreci 2 quilos e bem preciso, a ver se consigo chegar aos 30anos com menos de 100 quilos, porque depois já sei que vai ser inevitavel.

Quanto à Tv. do Espirito Santo não estou a ver qual é, ali perto só estou a ver o Milleniu BCP.

Quanto ao dar razão ao Miguel Carvalho, dou quando tem razão não é neste caso! Se uma pessoa resolve ir a andar na estrada tendo passeio não vou dar razão nenhuma!

Miguel Carvalho disse...

Xico205,
esperamos as fotografias do passeio imaginário

Xico205 disse...

Miguel não lhe vou arranjar fotografias nenhumas. Já expliquei onde fica o passeio.

Se quiser arranjo-lhe um album completo de fotografias da Picheleira com muita coisa mal, que evidencia bem o abandono que aquela zona está sujeita à mais de 20 anos por parte da camara. Isto vocês devem denunciar e exigir junto da CML para que faça obra, agora andar a inventar não!
Tomem lá um album ao BOM ESTILO do excelente blog Lisboa SOS:

http://ricardolopes2009.picturepush.com/album/57022/1845446/Picheleira/Imagem669.html#column2::/album/57022/detail/1845483


Agora não diga que eu só venho destabilizar o blog, quando eu farto-me de contribuir positivamente para este blog. Se acha que discordar do que está errado é destabilizar, então tem tiques de ditador. Quem pensa assim são: Alberto João Jardim, Hugo Chavez, Berlusconi, Avelino Ferreira Torres, Valentim Loureiro, Pinto da Costa, etc...

Iletrado disse...

Caro Xico205
Faltas à verdade. Não há passeio entre Sete Rios e Entrecampos. A não ser que consideres a arte de saltar barreiras como fazendo parte de andar no passeio. Expliquei onde termina o passeio nesse percurso. Aliás, essa parte do percurso já contribuiu para várias peças no programa "Nós por cá" da SIC. Tanto quanto sei, ainda está tudo na mesma.
A outra alternativa que apontaste também não é válida. E não deixa de ser curioso o facto de mandares alguém virar à esquerda depois da embaixada do Brasil e não saberes que essa é a travessa do Espírito Santo. A não ser que te referisses a outra esquerda... Para alguém que reclama dos outros não conhecerem Lisboa e que falam do que não sabem, tens uns desconhecimentos um bocado estranhos. Diria que falas demais do que não sabes.
Boas pedaladas.

Xico205 disse...

Você é burro!!!!!!!


Vá lá ver se há ou não há!!!!!!!!!

Ainda ontem fiz todo o passeio de bicicleta, desde Sete Rios até a Entrecampos e segui pela Av. da Republica. Os policias que guardam a embaixada americana até me apontaram as G3 quando passeio no passeio lá à porta.

Xico205 disse...

Eu não mandei virar ninguem a seguir à embaixada do Brasil, mandei virar antes na AVENIDA DAS FORÇAS ARMADAS.

Mas não é aconselhavel fazerem o percurso a pé, os policias não gostam de ninguem a passar á porta da embaixada americana. Parecem os cães a ladrar quando alguem passa junto aos quintais das casas, e vão a acompanhar até ao fim do terreno.

E desculpe lá estar a chamar-lhe burro. Mas não gostei que esteja a dizer que eu falto à verdade, quando eu estou a dizer a verdade e está à vista de TODOS.
Mas se resolver largar a net por uns instantes e ir lá verá quem tem razão. A vida vai muito para além da net, e o senhor que passou a vida quase toda sem net deveria saber isso. Faça o percurso que eu disse a pé que só lhe faz bem.

Iletrado disse...

Caro Xico205
Continuas a divergir. Não está em causa a bicicleta neste assunto mas sim o peão.
Aquilo que afirmas está à vista de todos, mas tu próprio não vês ou não queres ver. Afinal não leste com atenção o que primeiro escrevi e que era justamente a ida de Sete Rios para Entrecampos pelas Forças Armadas. Um percurso penoso e perigoso para o peão. Estão uns gradeamentos a impedir a passagem, logo depois do túnel que se segue à embaixada americana. Fiz esse percurso há uns seis meses. Não me parece que essas grades tenham desaparecido, até porque estavam bem aparafusadas ao chão, o que indicia não ser algo provisório. Mas se as grades desapareceram, óptimo. Retiro o que disse. Mas como ninguém afirmou o contrário, parto do princípio que elas ainda lá estão. (podes estar descansado: para a semana vou a Lisboa e, se tiver tempo, conto passar pelo local, para confirmar ou desmentir o que afirmo. A minha vida vai muito para lá de Lisboa, mas de vez em quando tenho mesmo de gramar com ela.) Portanto, legalmente o peão não pode fazer esse percurso. Não o pode fazer confortavelmente, claro. Porque o que te interessa é realçar o facto de ser possível fazer esse - e outros percursos - a pé. Mesmo que o peão tenha de percorrer metade de Lisboa para chegar ao destino que fica, em linha recta, a 300 metros.
Já agora, nesse percurso não há qualquer justificação para andares de bicicleta em cima do passeio - nos locais onde existe, claro. A estrada é a única via em que a bicicleta deve circular, com algumas excepções específicas. Esse percurso não é excepção.
Boas pedaladas.

Xico205 disse...

As grades estão precisamente a proteger os peões de serem atropelados!!! No fim quando é para atravessar a passadeira, a grade tem abertura. Claro que um peão até circula melhor que uma bicicleta. Não existe rampa no tunel. Sim eu sempre que possivel ando na estrada. Até porque as poucas ciclovias que existem em Lisboa são uma porcaria, todas mal feitas.

Primeiro dizia que não existia passeio, agora já diz que existe. O maior a improvisar!!!!!! Já todos percebemos que veio a Lisboa estes dias, não precisa de se estar a esconder com o rabo de fora. Para dar o braço a torcer à sucapa, faça-o duma maneira mais discreta, esta foi demasiado obvia!

Xico205 disse...

As grades só servem para os peões não atravessarem imediatamente a seguir à curva sem visibilidade dos carros e não correrem o risco de ser atropelados. Mais uma vez está a falar mal por falar, se a grade não estivesse lá é porque não estava, agora que está é porque está!!! Enfim, tacanhos power.

Iletrado disse...

Caro Xico205
Não preciso de improvisar seja o que for. Devolvo-te o apodo com que me designaste na discussão dos 400 mil carros em Lisboa. Esta tua última resposta demonstra que não leste com atenção o que escrevi no meu primeiro comentário. Lê-o com atenção. Está lá os teus passeios, a falta deles e a dificuldade do peão para andar em Lisboa. Só não está lá a tua arrogância no tratamento destas questões relativas aos peões.
Boas pedaladas.

Xico205 disse...

Calaram-se todos, ficaram sem argumentos, toca de meter o rabinho entre as pernas a ver se não dão muito nas vistas!!!

Xico205 disse...

Iletrado disse...
Caro Xico205
Não preciso de improvisar seja o que for. Devolvo-te o apodo com que me designaste na discussão dos 400 mil carros em Lisboa. Esta tua última resposta demonstra que não leste com atenção o que escrevi no meu primeiro comentário. Lê-o com atenção. Está lá os teus passeios, a falta deles e a dificuldade do peão para andar em Lisboa. Só não está lá a tua arrogância no tratamento destas questões relativas aos peões.
Boas pedaladas.

6:45 PM








Qual arrogancia???????????
Aqui dizem que não há passeio na Av das forças armadas, o passeio está lá e em bom estado!!!!!!!! Está à vista de quem o quiser ver, quem for cego que vá ás apalpadelas e tambem comprova que ele existe.