Foto subtraída ao 31daarmada.blogspot - alturas de empilhamento dos contentores.
06/10/2009
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Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
31 comentários:
Vale a pena ver-se a partir do rio que a tal "parede" de contentores já hoje lá existe, escondida até hoje pelos mamarrachos que ali existiam.
O problema do terminal de contentores, a existir, será o processo do contrato em si e não a essência da existência ali de um terminal de contentores. Mais uma vez este assunto é, e foi, objecto de manipulação política e serviu, veja-se bem, para que um partido rompesse com o seu vereador. É mesmo porque projecto autárquico não têm e elegem uma questão processual como bandeira autárquica.
A foto não engana!
Vale por mil palavras.
O Sr. António Costa a defender que aquilo tem pouca volumetria e que nem pensar deixar crescer.
Então vamos investir num Porto a 30 anos e depois é para não crescer? Pensei que era para ir até Terreiro do paço, seria bom sinal.
Isto é só estratégia valhe-nos Deus!
Caro SD,
o problema do terminal de contentores em Alcântara é precisamente se se quer os contentores em Lisboa ou não. A legalidade do contrato discute-se porque os vários responsáveis, quer pelo Porto de Lisboa, quer pela Liscont, quer pelo Governo, quer pela Câmara de Lisboa optaram por meios mais do que contestáveis para obstar à ideia maioritária que este terminal deveria ser desmantelado e a frente ribeirinha desempedida. Houve até quem dissesse, não há muitos dias, que não se pode pensar em 12 km de esplanadas e jardins. Porque não? O argumento económico importa a alguns e não à maioria dos Lisboetas que querem e merecem usufruir da zona ribeirinha. São as pessoas que pagam os impostos que sustentam o Estado com os seus constantes despautérios os últimos a ter em conta quando do outro lado da balança estão grupos económicos dirigidos por antigos membros do Governo.
aquela parede já existe e o crescimento é feito para o rio e não ao longo do rio.
agora é que se lembraram que há um porto e contentores em lisboa.
gostava de saber qual é a cidade que tem 19km de esplanadas e nenhum km de porto...
O porto é importante para Lisboa, assim como as esplanadas. Como aqui já alguém disse, o cerne da questão está na prorrogação "macaca" da concessão e não tanto na questão dos contentores.
Não podemos ser fundamentalistas, o rio dá bem para as duas funções.
Corremos com o porto para Almada e daqui a meia dúzia de anos andamos a choramingar por essa asneira.
Agora lembrámo-nos que há um porto porque agora é que a ganância atingiu níveis de atrevimento difíceis de ignorar. Sempre se falou da recuperação da frente ribeirinha e da sua entrega à usufruição dos cidadãos, não é assunto novo.
Tenho muito orgulho por podermos vir a ser a primeira cidade com 19Km de esplanadas, lembrem-se os políticos das suas prioridades e a quem devem o lugar.
Portos existem que cheguem em Sines, Setúbal e outros.
19kms de esplanadas fazem muita falta, principalmente quando se vive num país de desempregados pagos a ouro pela segurança social e rendimento social de inserção. Coçar a micose no café sempre é mais divertido que coçá-la em casa, e a sagres e os produtores de caracois e tremoços sempre aumentam o volume de negócios!
Sim, pelos vossos discursos vê-se que têm competências técnicas para dar algum parecer no que toca à localização do terminal. Poupem-me à conversa de chacha.
Comentários de quem vive de Pensão ou Rendimento de Inserção Social e passa os dias nas esplanadas.
Eu trabalho e pago impostos que sustentam várias famílias, não tenho é tempo para ir para as esplanadas porque será? Há é porque estou a trabalhar!
Deviam ter vergonha.
Meus senhores,
pelo estado de nervosismo suponho que terei tocado num assunto que vos é muito delicado.
Suponho, também pelos vossos doutos argumentos, esses sim com autoridade técnica, que um porto em Lisboa é fundamental economicamente e traz mais proveitos líquidos que 19 kms de esplanadas, comércio, lazer, turismo, áreas verdes e o acréscimo de qualidade de vida e de habitantes que tudo isso traria. Onde está esse estudo em que se baseiam? Porventura o Porto de Lisboa contribui para obstar a « ...país de desempregados pagos a ouro pela segurança social e rendimento social de inserção»? Em quanto?
Posso depreender que os senhores querem sustentar que trabalham mais do que qualquer outro português? Querem, porventura, dizer que se trabalha mais em Lisboa do que em Berlim, onde todas as ruas são arborizadas e estão cheias de esplanadas e pessoas a usufruir?
Parece-me que o vosso argumento se baseia mais na auto-comiseração e inveja do que no que seria realmente bom para todos e para vós. Pensem com as vossas cabeças e não com os argumentos de quem tem a ganhar com estes negócios, a não ser que queiram trabalhar na Liscont ou ser seus accionistas.
Estratégia Nacional, Porto onde há melhores condições de expansão e crescimento e areas de lazer( e suas industrias)pelo mesmo critério.
Parece táo facil mas por cá é tudo tãããão dificil!
Aquilo de deveria ser uma discussão sobre aspectos estratégicos NACIONAIS torna-se numa guerrilha de argumentos algo estranhos. Ex: Os cafés são para os desempregados e parasitas?
A nautica de lazer por acaso não é uma industria? claro que sim , noutros Países.
É elementar dizer que se deve ordenar o territorio de forma a potenciar recursos, mas repito-o.
Sim, os cafés portugueses estão cheios de Reformados, Desempregados e Parasitas, qual é a novidade? Não Sabia? Olhe à sua volta!
E Sim, o assunto é delicado pois não me apetece nada ir estudar para ser empregado de mesa - já estudei o suficiente para ser Engenheiro - daqueles inscritos na Ordem sabe?
Realmente em Berlim não há Porto - porque será?
Já sei, é porque os seus habitantes são muito evoluídos...
Caro Anónimo das 3:09,
é com grande injustiça e leviandade que escreve o seu post. Que grande confusão vai na sua cabeça ao associar o Porto de Lisboa e a Liscont com o problema das saídas profissionais. Explique-nos o seu argumento, por favor: se a Liscont aumentar a área de contentores vai aumentar a qualificação académica dos portugueses? Ou, ainda mais bizarro, se a frente ribeirinha for devolvida aos cidadãos vai ser obrigado a servir às mesas? Não está seguro no seu trabalho e na sua profissão devidamente inscrita na Ordem - sinal de qualidade!?
Será que não podemos ser igualmente levianos e usando as suas generalizações dizer que engenheiros inscritos na ordem têm sido instrumentos de destruição desta cidade, de uma década para construir uma estação de metro, de inundações e deslizamentos, de derrocadas e afins?
Quer mesmo continuar a generalizar?
Em Berlim não há um grande porto marítimo mas tem mais área banhada por água do que duas Lisboas juntas. Caso não conheça Berlim, e aconselho-o vivamente a conhecer uma cidade onde há bastante qualidade de vida, esta é uma cidade cortada por dezenas de canais que se estendem por centenas de quilómetros. A diferença é que estas margens são usadas para lazer, e estão cuidadas, e são apetecíveis, e os portos de mercadorias foram retirados para pontos que não interferem com o bom usofruto por parte dos cidadãos.
Ser leviano e inconsciente é defender publicamente o encerramento do Porto de Lisboa.
Ser injusto e ingrato é defender o encerramento de milhares de postos de trabalho directos e indirectos existentes numa actividade com mais de 500 anos de história e com muitos mais pela frente para depois vir defender postos de trabalho na subserviente hotelaria!
Ser injusto e leviano é comparar Lisboa com Berlim, porque não compara Portugal com a Alemanha e vai para a porta do Sócrates gritar?
Tenha vergonha e mude-se para Berlim, aproveite e leve o Serpa consigo!
Há e já agora, EU trabalho mais do que a maioria dos portugueses que conheço e não planeio aposentar-me antes dos 65 e com os MEUS impostos sustento muitos PARASITAS que passam os dias em esplanadas.
Para que conste!
O ai-a-tola é do PS não se vê logo. Defende os que não fazem nenhum. É um xuxalista.
Nos cafés de Chelas e da Picheleira é vê-los todos os dias de sagres na mão e copo de vinho tinto, a gastar o dinheiro que a segurança social lhes dá para não fazer nenhum, mas essa população rende votos, logo é levada ao colo, e a maioria dos portugueses concorda pelo peso que a esquerda tem no par(a)lamento!
Sim enquanto voto DELES valer o mesmo que o MEU existe pouca esperança...
Isto da Democracia tem muito que se lhe diga...
Ou seja EU só contribuo OUTROS só recebem e depois somos todos iguais?
Caros anónimos e Xico205,
obrigado pela atenção que me dispensaram. Então vamos por partes:
«O ai-a-tola é do PS não se vê logo. Defende os que não fazem nenhum. É um xuxalista.»
Eu defendo o fim do Porto de Lisboa; o partido do Governo assim como o actual presidente da CML não o fazem. Será que isso não ficou claro nos meus posts ou está somente a presentar-nos uma chalaça para nos alegrar os dias?
«Nos cafés de Chelas e da Picheleira é vê-los todos os dias de sagres na mão e copo de vinho tinto, a gastar o dinheiro que a segurança social lhes dá para não fazer nenhum, mas essa população rende votos, logo é levada ao colo, e a maioria dos portugueses concorda pelo peso que a esquerda tem no par(a)lamento!»
Mais um contracenso: se o porto dá emprego a milhares de pessoas o que fazem elas nos bares de cerveja na mão nessas zonas intimamente portuárias?
«Há e já agora, EU trabalho mais do que a maioria dos portugueses que conheço e não planeio aposentar-me antes dos 65 e com os MEUS impostos sustento muitos PARASITAS que passam os dias em esplanadas.»
Desculpe dizer-lhe mas o que nos está a informar é somente que a maioria dos seus amigos não se dedicam ao trabalho. Pois a maioria dos que eu conheço trabalham bastante!
«...actividade com mais de 500 anos de história...»
Na Ribeira das Naus construiam-se navios. Quer recuperar essa tradição? Há 500 anos os portos eram sujos e perigosos. Nessa época não haviam comboios para transporte de mercadorias nem outras alternativas.
«Tenha vergonha e mude-se para Berlim, aproveite e leve o Serpa consigo!»
Estou-lhe muito agradecido com a sua sugestão que demonstra bastante simpatia por mim já que Berlim é uma cidade óptima. Somente não compreendi porque devo ter vergonha e quanto a Serpa presumo que se refira ao queijo que, acertou, é o meu favorito!
Senhores, Lisboa é uma cidade mártir; tem sido arrasada pela incúria, desmazelo dos seus governantes e habitantes. Querem continuar assim e a pensar pela cabeça dos políticos que têm prioridades diferentes das nossas, assim como interesses diversos também. Não pensam que já é hora de pensar pelas nossas cabeças? Não pensam que já é hora de exigir medidas corajosas, mas que sabemos eficazes e não nos ficarmos com explicações pseudo-técnicas para embrulhar os verdadeiros interesses daqueles que nos governam? Os senhores acham, realmente que alguém dos nosso espectro político vai resolver, por exemplo, o problema do estacionamento se as únicas medidas eficazes que deve tomar lhe podem custar a reeleição?
É preciso ter lata para vir a este fórum defender o fim do Porto de Lisboa!
Debaixo de que pedra é que você rastejou?
Comentários destes não merecem resposta - são ignorantes, ingratos e idiotas revelando o enorme desconhecimento em relação ao Mar que atinge grande parte da população nacional.
Portugal só foi grande quando se virou para o Mar!
E depois vem uma aves raras defender a "indústria" do cafézinho e da "náutica de recreio" - cresçam e apareçam!
O mesmo desconhecimento que a maioria dos Portugueses tem do Mar o Senhor parece tê-lo de uma coisa chamada Ordenamento do Território.
Mas não se preocupe, isso é para Países de gente básica, a malta por cá é que sabe, isso nunca fez falta não era agora que ia começar, certo?
Desde quando é que o Ordenamento do Território é feito por meia-dúzia de aves raras que pensa que devia ser assim e tal...?
O PS ganhou Lisboa com maioria Absoluta - O gang anti-contentores deve agora submeter-se à tão apregoada vontade da maioria da população lisboeta (que pensa em mais trabalho e não em mais esplanadas) e enfiar a viola da demagogia no saco!
Ao que isto chegou, vir defender o encerramento do maior Porto Nacional em face de um Ordenamento Territorial que ninguém conhece mas que os Srs. Iluminados devem ter guardado na gaveta!
Cresçam e Apareçam - ou melhor não apareçam e deixem-nos TRABALHAR!
Muito bem. Que o porto de Lisboa viva por muitos e bons anos.
O porto de Lisboa é estratégico a nivel nacional. Quem gosta de esplanadas que vá para a varanda do Vasco da Gama que tem uma linda vista do Rio Tejo e da ponte Vasco da Gama.
Um último comentário sobre este post: é indigno da sua parte, anónimo das 9:29, os termos que usa para defender as suas ideias que demonstram, à falta de argumentos sólidos, que não está habituado a discutir ideias. A sua escolha de palavras foi, até, muito compatível com as tascas e tabernas onde estão aqueles que vivem à custa das suas contribuições fiscais e que, estranhamente, fazem parte do grosso das suas amizades, segundo palavras suas em post anterior.
Caro Chico205, se estivesse informado saberia que um porto que poderá concorrer internacionalmente, na área dos contentores, não é seguramente Lisboa, mas Sines se fosse devidamente equipado.
Ao anónimo das 12:24: realmente pensa que ter o porto de lisboa é olhar em direcção ao mar? quando é que lá entrou para poder admirar o mar? Penso que o Porto de Lisboa não permite ver o mar, porque o sequestra.
Sobre as suas lições de democracia, sabe também que democracia é respeitar minorias. E deveria saber que nem sempre a maioria está certa. Lembre-se de certos países e de certos tempos onde a maioria apoiava os seus governantes e em menos de nada 16 milhões morreram numa guerra e num genocídio. Pense por si mesmo, não pela cabeça dos outros, e seja perspicaz!
Sines está numa área periférica aos centros de consumo. Não tem lógica. 80% do tráfego do porto de Lisboa são impor/exportações da região litoral portuguesa entre Viana do Castelo e Setubal que afinal é onde vive 80% da população nacional. O principal porto de contentores nacional tem que ficar alguresw nesta região de preferência na área de Lisboa que é a região mais povoada. Convem não esquecermos que a AML apenas ocupa 3% da área do território nacional mas detem 28% da população, é quase um terço!
A Norte existem já os portos de Viana, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, a seguir vem logo Lisboa. Sines está completamente fora do contexto. Além disso por questões de segurança Sines apenas deve ficar para navios de Gas Natural e petroleiros. Quanto menos tráfego houver nesse porto, menos probabilidade há de haver um acidente com custos ambientais.
Entre a Figueira e Lisboa não há hipoteses de fazer um porto de contentores. Se conhecerem a costa portuguesa vêm que os unicos sitios possiveis de ter um porto são precisamente os locais com portos de pesca: Nazaré, Peniche e Ericeira. Setubal não tem capacidade tambem.
Sines faria encarecer o preços dos impor/expor e mais camiões nas estradas e autoestradas e mais poluição. Só contras. Sines não apresenta uma unica vantagem.
O porto de Lisboa está bem onde está.
De tudo o que referi anteriormente acrescento que a localização ideal para um porto de contentores é numa zona de águas calmas, como o estuário do Tejo, que como devem saber contrasta fortemente com o litoral exposto a ocidente.
Parques para contentores sem serviço já existem um pouco por toda a grande Lisboa, seja em Carnide, Camarate, Frielas, Tojal, Bobadela, S. João da Talha, Sta Iria, Alverca, Povoa, Vialonga, zona de Sintra, etc...
Só por estes milhares de contentores um pouco por toda a grande Lisboa se vê que o porto de Lisboa tem muito tráfego e é fundamental para a economia nacional e principalmente para a economia da Região da Grande Lisboa.
Não se pode vir a terreiro defender o fecho do maior porto nacional e esperar não ouvir umas quantas curtas e boas!
Os argumentos do gang anti-contentores são falsos e demagógicos e revelam um profundo desconhecimento da actividade marítima que representa 80% do comércio mundial e que poderá representar uma porta de saída para a crise onde nos encontramos.
Ao contrário de si, que não resiste a fazer insinuações pseudo-intelectuais, Eu sou directo e frontal. Se não gosta olhe ou fica ofendidozinho paciência!
Nunca disse que tinha amigos que não trabalhavam e passavam os dias em tascas à conta de muitos outros que trabalha e descontam honestamente - disse sim que muitos portugueses o faziam! Disse e volto a dizer, pois é uma verdade incontornável do estado a que isto chegou!
Também disse e reafirmo que trabalho, ganho e desconto mais do que a maioria dos portugueses, o que também é verdade e fácilmente comprovável pelos meus registos de trabalho e declaração de IRS.
Disse e reafirmo que vivemos numa democracia apodrecida de deveres para quem trabalha e de direitos para quem não o quer fazer e no fim os votos valem todos o mesmo!
Não aceito lições de democracia de alguém que vem para aqui sustentar idéias falsas e demagógitas com base em argumentos patetas e comparações descabidas (Berlim? Holocausto??) Eu sei bem onde estava no 25 de Abril de 1974 e o que estava a fazer em prol da hoje tão apregoada e abusada democracia.
O gang anti-contentores, como carinhosamente lhes chamo, assumiu a responsabilidade da defesa de Lisboa sem que ninguém lhes tivesse pedido nada e sem estarem mandatados para tal e para isso utilizam argumentos falsos e demagógicos com que tentam assustar os cidadão menos esclarecidos numa luta suja e desleal que caso tivesse sido ganha causaria prejuízos inaceitáveis e irreversíveis.
Quando este gang vem falar de esplanadas e náutica de recreio em que estudos é que se baseia? Sim porque que inventa algo de novo é que tem de apresentar estudos. O porto de lisboa existe há mais de quinhentos anos, não foi inventado pelo governo actual, nem pelos incompetentes ministros que dele ainda fazem parte! O Porto de Lisboa é uma realidade de Lisboa e a sua modernização deveria ser fonte de orgulho para um alfacinha que se preze.
Espero que não se tenha ofendido muito e se desejar posso lhe esplicar mais umas coisinhas sobre Portos que aprendi ao longo de 58 anos de vida, uma licenciatura, duas pós-graduações e um mestrado na área dos transportes marítimos.
Ao dispor da Tola,
Salvador Fernandes Zarco
Palavras sábias caro Salvador Fernandes Zarco.
Eu como Lisboeta que se preze e tambem com uma licenciatura onde foi dada grande destaque aos transportes, defendo com unhas e dentes o porto de Lisboa. Lisboa também é industria e transportes pesados. Nada mais belo que ouvir uma buzina de barco vinda do Tejo, é musica para os meus ouvidos, ou observar as gruas com um sobe e desce constante de contentores seja para navios ou para camiões.
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