02/10/2009

Discuta-se os peões III

Há uns tempos fiz o percurso entre o Fórum Lisboa e o Saldanha a pé e de carro, duas vezes, com um relógio na mão. A pé tive que esperar 1m05s e 3m15s em semáforos devido aos automóveis. De carro foram 6seg e 9seg devido aos peões em semáforos e passadeiras. Numa zona tão central da cidade, os semáforos estão planeados de tal forma que o peão tem que esperar 17 vezes mais que o automóvel.
Já todos sabemos ao detalhe o que cada candidatura pensa da mobilidade automóvel, mas o que acharão desta hierarquização perversa no planeamento dos fluxos de peões e tráfego na cidade?

8 comentários:

Anónimo disse...

Convém não exagerar. Não conheço nenhuma passadeira de peões em Lisboa onde eles apenas disponham de 6 seg ou de 9 seg para atravessar.

SÓ com um relógio novo, que esse está manifestamente avariado.

Anónimo disse...

Acho bem, há muitos mais carros que peões. Mesmo assim os semaforos dos carros estao mal regulados, demoram imenso no vermelho. Antes não demoravam tanto.

Miguel Carvalho disse...

anónimo das 4.15... não leu com atenção, pois não?
era uma passadeira, não era um semáforo para peões

Anónimo disse...

Ah, mas há semáforos onde os peões têm de esperar 3m e 15s. Só não sei aonde, mas que os há, há.

Anónimo disse...

experimentem atravessar a estrada por debaixo da 2a circular no campo grande (de quem vem do metro para a faculdade de ciencias) sem correr.

facilmente se fica mais de 3 minutos parado.

de manha e a tarde ha sempre imensos peões ali a passarem no vermelho (com carros a 80kmh..) porque o tempo de espera nos 2 sinais é ridiculo e quem passa ali de manha vai sempre com pressa..

depois queixam-se que ha atropelos. nem dao tempo aos peões para passar a estrada de um lado ao outro sem correr no meio que o sinal fecha logo

RF disse...

A ideia deste Post é boa, mas está-se a comparar alhos com bugalhos. Talvez seja mesmo no centro onde haja, naturalmente, conflitos entre o tempo dos carros e dos peões. Queria inverter as prioridades? Temos que defender os peões e as bicicletas mas com os pés assentes na terra, senão depois vêm os profetas dos túneis a querer desanuviar os congestionamentos e o pessoal cai nessa (outra vez)...

Miguel Carvalho disse...

você insiste em não ler pois não?
foram 2km a pé, acha que só passei por um semáforo?

Miguel Carvalho disse...

RF,
eu sei que é necessário ir devagar, mas quem falou em inverter as prioridades. Estamos a falar de 17 para 1!! Se fosse 5 para 1, eu já ficaria bem feliz.

Não percebi o que eram os alhos e os bugalhos. Contabilizei o que o tempo de espera que automóvel causa ao peão, e vice-versa. Mais justo não poderia ter sido.