06/10/2009

OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO JARDIM DA AV. D. CARLOS I


Com a pressa decorrente, pensamos nós, da proximidade das eleições autárquicas onde é preciso apresentar obra feita, optou-se, no caso do Jardim da Av. D. Carlos I, pela forma de recuperação mais simples e rápida, ou seja, transformar o jardim numa praça pública calcetada e desarborizada.

De facto, para além do abate de todas as espécies arbustivas existentes no local, temos a assinalar o corte de duas árvores que estavam doentes, entre elas um Jacarandá, que não só não foram substituídas como foram tapadas as caldeiras onde se encontravam.

Temos ainda a lamentar o corte de duas árvores em bom estado fitossanitário, tendo igualmente as caldeiras onde se encontravam implantadas sido tapadas. Para além disso, foram arrancados cinco cepos, três deles frente ao Nº.89 da Av.D.Carlos I, tendo igualmente as respectivas caldeiras sido tapadas.

Verificamos, assim, que uma acção de recuperação de um jardim se traduziu pela eliminação de todo o coberto arbustivo e o desaparecimento de 9 (nove) árvores de médio e grande porte, é Obra!!!.

Verificamos ainda, que talvez por remorso, ficou aberta uma caldeira que pensamos nós aguarda receber uma árvore. Pegando neste sinal de esperança, e porque consideramos que a designação de jardim só se justifica com a presença de árvores, a Associação Lisboa Verde irá pugnar para que sejam reabertas as caldeiras entretanto tapadas e plantado no local pelo menos o mesmo número de árvores que ali existiam quando o espaço era considerado um jardim.

Saudações

Pinto Soares

4 comentários:

Rui disse...

Realmente, que raio de noção de jardim é que esta gente tem....

Anónimo disse...

aquilo não é obra nem jardim, é uma VERGONHA!!!!

HOMOSAPIENS disse...

Aonde está a relva, sem falar de árvores, enfim...
Mentalidade labrega, de políticos labregos.

FJorge disse...

Mais impermeabilização! Basta de tapar solo e destruir canteiros e tapar caldeiras de árvores!