06/09/2010

CONTINUO À ESPERA ,,, Dignissima Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, e Excelentissimo Dr. João Soalheiro ...






Estamos quase no mês de Outubro, e portanto vai fazer um ano que este gravissimo, inqualificável, e difícil de imaginar e conceber, atentado a um dos mais importantes Monumentos Nacionais associado à História da própria Fundação de Portugal, tomou lugar ...Este grave acontecimento foi suficientemente documentado na Comunicação Social e até teve tempo de antena na SIC ... Eu também tive oportunidade de me pronunciar em artigo de opinião no Público ( "Trapalhadas 'Monumentais' na Sé de Lisboa")... além de ter desenvolvido uma conversa crítica na Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo ... com mais dois membros do Cidadania Lx, que não refiro, pois este 'post' é da minha inteira responsabilidade ...
Nesta conversa foi-me dito, que este portão lateral iria ser reposto TEMPORÁRIAMENTE, e quando referi que isso seria "tornar o inaceitável ...em aceitável" ... foi-me acentuadamente dito, que apenas seria uma situação provisória ... e que a situação seria corrigida a seu tempo ... incluida no orçamento e no plano de recuperação, do tão necessário, Restauro do Claustro.
Entretanto 'ouvi dizer' que esta intenção de corrigir este atentado, não se mantinha .... Eu devo dizer ... que não consigo acreditar, pois apesar das recentes e espantosas afirmações, gravemente irresponsáveis e altamente relativizadoras do Ministério da Cultura no que respeita a classificação dos Monumentos Nacionais (ou outros) ... estou em crer, que este assunto, que apresenta matéria tão grave com potencial para uma queixa oficial ao ICOMOS por negligência do Estado Português ... vai ser resolvido brevemente ... ( as fotos que se seguem são relativas à intervenção de colocação do portão, depois da nossa conversa, a tal que é TEMPORÁRIA )
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho








5 comentários:

Julio Amorim disse...

Não deixem estas imagens passar fronteiras!
Isto é o resultado da incompetência absoluta praticada por alguns....e aplaudida por muitos.

Paulo Ferrero disse...

Faço minhas as palavras dos oradores precedentes, e acredito, sempre, na palavra dada. Também não tenho dúvidas que o claustro e o torreão em aparente risco de colapso, são a prioridade das prioridades. Aguardemos.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Prioridades??? Mas estamos a falar de coisas diferentes; uma coisa são intervenções de fundo num monumento, onde esperamos uma complexidade e um custo elevado; outra coisa é repôr um disparate que, em termos de património é um atentado, mas que em termos de custos, não passa de uns trocados.
A mim parece-me mais conversa da treta, essa da DRCLVT...

Filipe Melo Sousa disse...

Ainda bem que este monumento está a ser recuperado. Deixem-se de fundamentalismos.

Raul Nobre disse...

Todas as pessoas têm o direito de ter as suas opiniões. Mas quando dizemos isto, estamos a referir-nos a pessoas psicologicamete "nomais" e com um nível intelectual dentro de certos parâmetros (não me refiro ao grau de instrução; como todos sabemos, um analfabeto pode ser muito inteligente). Se pusermos um indivíduo com um QI de 100 a discutir um determinado tema com um indivíduo cujo QI é de 60, não existe qualquer hipótese de entendimento. Em casos desses a melhor atitude é ignorarmos essas pessoas e não estabelecermos diálogo, pois estamos a perder tempo.
Isso não significa que essas pessoas não mereçam ser colocadas em programas de reabilitação psicoeducativa. Mas isso está fora do âmbito deste blogue.