01/09/2010

O que é que se passa no Canil/Gatil de Monsanto?




fotos PPA - Lisboa


Li hoje esta noticia no Correio da Manhã :
"Uma figura pública foi ao Canil Municipal de Lisboa para adoptar um cão. Várias peripécias muito estranhas. Viu alguns interessados partirem sem ter animal para levar. Viu as péssimas condições em que cães e gatos ali "vivem". Verdadeiramente assustador. Ouviu falar em política do abate. O vereador responsável é José Sá Fernandes! E só agora dou conta na internet das denúncias deste escândalo!"
Carlos Castro: vidas, Correio da Manhã.30-8-10
Pesquisei um pouco e...

Videos ,aqui:

Petição com mais de 3 mil assinaturas, aqui:
Outra com cerca de 400, aqui:

Mais fotografias , videos e testemunhos, aqui:
ou aqui:
Reportagem RTP onde as coisas não parecem tão feias e onde se fala do projecto de obras em consequência do orçamento participativo, aqui:
ou mais esta , mais geral, do CM aqui:
e do Público, aqui:
O que é que se passa no Canil? É difícil ficar indiferente.

6 comentários:

Xico205 disse...

O que se passa no canil é o inevitavel. Há animais a mais para espaço a menos, o numero de animais acolhidos não pára de aumentar, se não são todos adoptados e todos os que são detectados na via publica são recolhidos, algo tem que se fazer para que haja espaço.

Aumentar o canil não é solução. Os animais não fizeram mal nenhum para estarem presos a vida toda.

As associações animais privadas não praticam eutanásia, mas chegam a uma altura em que não aceitam mais animais porque não têm espaço, os canis municipais têm que aceitar todos os que lá vão parar por isso é inevitável ter que matar alguns.

Anónimo disse...

Quando quis adoptar um cão fui ao canil municipal. Das dezenas que lá vi em condições deploráveis, não me deixaram trazer nenhum. Uns por "isto", outro por "aquilo"...a verdade é que saí de lá com lágrimas nos olhos pelas condições em que aqueles pobres animais estavam e não pude salvar nenhum.

Dali fui directa à União zoófila, de onde trouxe 2.

Mas a verdade é que o meu coração ainda se aperta quando recordo as imagens que vi no canil...Sim, é difícil ficar indiferente.

Alexa disse...

O que se passa no Canil/Gatil Municipal de Lisboa não é o inevitável, mas sim derivado do facto dos animais no nosso país continuarem a ser encarados legalmente como objectos (já para não falar que, na cidade de Lisboa, são considerados "detritos" - uma vez que se encontram sob a alçada do Departamento relacionado com os mesmos).

Sim, há animais abandonados a mais... animais que nascem nas ruas da nossa cidade a mais... Fruto da inconsciência de quem os adopta e depois, por motivos do mais irrisório que há, os abandona vilmente.

A solução passa por aquilo que já se pratica numa série de outros países europeus: a esterilização dos animais (de rua ou com donos).
Só para terem uma ideia, uma gata, durante um ano, pode ter entre 4 a 5 ninhadas... cada uma dela com cerca de 4 a 5 bebés...
Façam as contas ao total de um ano, para verem a proporção de animais que continuam a nascer e a morrer nas ruas da nossa cidade.

Infelizmente, por diversos motivos, as associações zoófilas e os particulares (que voluntariamente colaboram na esterilização, tratamento e adopção de animais de rua) não chegam para tudo!...

Apenas quando houver uma consciencialização, sensibilização e informação da população em geral, assim como das leis existentes sobre os animais, se conseguiram mudar situações como as que se vivem no Canil/Gatil Municipal de Lisboa (e em tantos outros por esse país fora).

A.lourenço disse...

Têm razão o Xico e a Alexa. Sem dúvida. Mas também é muito preocupabnte a situação que descreve o ánónimo e que tem muito eco por essa internet fora.São muitos os testeunhos nesse sentido.Parece-me que paralelamente a estes problemas, de falta de civismo legais,etc existem outros e é isso que levanta muita preocupação.

Raul Nobre disse...

O nivel cultural de um país avalia-se pela forma como os seus cidadãos tratam os animais.
Na Suécia, ouvia dizer com frequência aos emigrantes portugueses "Os suecos tratam melhor os animais do que os filhos". Mas a conclusão a que cheguei é que deveriam dizer que "Os suecos tratam melhor os animais do que os portugueses tratam os próprios filhos".
Quando se observam as fotografias que mostram como tratamos a nossa cidade, percebe-se qual o nível cultural (e não só)dos portugueses em geral.
Isto foi, é e será sempre assim.
Pouca sorte a minha...Já estou velho para me ir embora e nunca mais voltar (já sei que não faço cá falta)

Alexa disse...

A. Lourenço: sem dúvida que existem outros problemas!...
E esses são bastante preocupantes, mas continuam a dever-se precisamente ao facto dos animais não terem direitos no nosso país.

Junto anexo o meu testemunho sobre a 1ª vez que entrei no Canil Gatil Municipal de Lisboa:

http://parolesimages.blogspot.com/2007/04/uma-tarde-no-canilgatil-municipal-de.html

Abraço