02/11/2010

Para quando a arborização do Bairro dos Actores?

Arborização do Bairro dos Actores - Quase um século sem árvores

Uma munícipe alerta para a um bairro inteiro de Lisboa onde não há uma única árvore no espaço público; a munícipe entregou um projecto de arborização dos arruamentos para o Orçamento Participativo de 2010-2011 mas a CML, sem elaborar as razões, recusou a ideia. Talvez porque isso iria implicar a supressão de lugares de estacionamento? Talvez seja isso mesmo, os pópós ainda são entendidos como coisa de supra importância.

«A CML nunca arborizou uma única rua deste bairro cuja construção teve início nos primeiros anos da República. No ano em se celebra o centenário da República solicito o estudo e a implementação de uma estrutura verde de alinhamento para as ruas ambientalmente desertas deste bairro. O Bairro dos Actores está à espera de árvores e só a CML as poderá plantar.»
Infelizmente, este é apenas um dos vários "Bairros Carecas" da capital.

Foto: Bairro dos Actores, R. Carlos Mardel em 1941 por Eduardo Portugal (Arquivo Municipal)

7 comentários:

Xico205 disse...

F Jorge conheces toda a rede de transportes de Lisboa? Nunca fiquei com a ideia que sim. E como tanto embirras com automóveis, parto do principio que não tens nenhum.
Logo depreendo que apenas utilizas o metro nas tuas deslocações. Como não te estou a ver a ires a pé duma ponta à outra da cidade, depreendo que a tua mobilidade está afecta a uma pequena área de Lisboa.
Não conheces a maioria da AML, mas elaboras juizos sobre a mesma!!!
Se tivesses um automóvel já tinhas apreciado a vista de Lisboa inteira a partir dos miradouros da Serra da Helena, Serra da Amoreira, Moínho do Guizo, Casal Trigache, etc; isto porque duvido que saibas quais os transportes publicos que tens que apanhar para cada um destes locais da área metropolitana de Lisboa.

Luís Alexandre disse...

Realmente, que tristeza um bairro sem árvores!!!
Aliás, este assunto deveria ser uma preocupação natural da CML e não matéria para o OP.
Ao estado de desleixo a que isto chegou, qualquer dia as propostas apresentadas no OP serão do tipo "proponho que a CML varra a minha rua", "proponho que a CML faça recolha de lixo nos caixotes da minha rua" ...

Xico205 disse...

A câmara funcionava tão bem no tempo do João Soares. Quiseram correr com o homem, e foi um descambar completo. Começou com o fim da feira popular... e tem vindo sempre de mal a pior.

Anónimo disse...

será que quando foi projectado as árvores faziam parte do projecto? provavelmente não, senão estariam lá. por isso, e defendendo o princípio de que é importante manter os candeeiros e a traça original, as árvores não são possíveis pois iriam estragar o ar de modernismo que a zona transpira.

basta olhar para a foto para concordar que as árvores estariam a mais.

Luís Alexandre disse...

São opiniões caro Anónimo das 10:19AM.
Para mim, as árvores e as zonas verdes nunca estariam a mais, até pelos efeitos benéficos e compensatórios que produzem sobre o ambiente urbano.

Anónimo disse...

é evidente que os arruamentos deste bairro estão a pedir árvores de alinhamento. Durante o verão este bairro não tem conforto ambiental. quem aqui vive sabe muito bem disso. árvores para este bairro, sim, e com urgência!

Xico205 disse...

Lá vão ficar os carros todos sujos do que os pombos deixam cair!

E a resina a atacar a pintura e limpeza dos carros tambem.