03/05/2011

Casas "Museu": Londres versus Lisboa

Nesta matéria de respeito, apreciação e conservação de moradas de personalidades importantes para a cultura de uma nação, Lisboa não poderia ser mais diferente de Londres. Enquanto nós sistematicamente, cronicamente, patologicamente até, desprezamos as "casas memória", Londres tem quase um fetish por elas. A propósito das dezenas de casas de poetas, escritores, olisipógrafos, músicos, intelectuais, etc. já destruídas - e de outras tantas abandonadas, em ruínas e em vias de desaparecer - lembramos algumas das mais famosas "Casas Museu" de Londres. A Casa que foi a última morada de Almeida Garrett em Lisboa foi demolida em Janeiro de 2006...



DENNIS SEVERS HOUSE


18 Folgate Street




ELTHAM PALACE


Court Yard, Eltham




LEIGHTON HOUSE MUSEUM


12 Holland Park road




APSLEY HOUSE - WELLINGTON MUSEUM


149 Piccadilly


JOHN SOANE'S MUSEUM


13 Lincoln's Inn Fields




Fotos: Nem só as casas extraordinárias, ou de heróis, são acarinhadas e protegidas em Londres. Casa onde viveu Frank Bridge em Kensinghton, Londres. Apesar de se tratar de um simples e vulgar imóvel vitoriano, o facto de ter sido morada de um músico importante está devidamente assinalado com uma placa (colocada pelo organismo do Estado equivalente ao nosso IGESPAR). Por toda a cidade de Londres vemos centenas de edifícios com estas carismáticas placas redondas azuis que celebram o facto de ali, no passado, ter vivido alguém a quem devemos muito. Porque é que o nosso IGESPAR não inicia um simples projecto destes? É mais fácil lavar as mãos como Pilatos e continuar a empurrar a responsabilidade da salvaguarda do património cultural para as autarquias com a desculpa de que isto e aquilo «não apresenta valor nacional»?

2 comentários:

Julio Amorim disse...

Sim....mas essas casas museu poderiam trazer muito turismo para Lisboa, criar postos de trabalho, valorizar a cidade de todos....e isso não está na agenda politica.

Anónimo disse...

em quantas casas morou o frank bridge em londres? não discordo do teor do post mas vamos comparar casos semelhantes...