12/03/2012

Iminente o abate dos candeeiros da Praça do Comércio?

As obras voltaram à Praça do Comércio. Parece estar iminente o abate das colunas de iluminação do séc. XIX que sobrevivem na Praça do Comércio. Apesar da sua raridade e importância, tudo indica que a CML vai efectuar o seu abate... Já só sobrevivem seis exemplares na face sul da praça (Arco) porque as restantes (placa central) foram abatidas nas últimas obras (2010). Para onde vão estas peças valiosas de mobiliário urbano? Porque não foi considerada a sua manutenção em fase de projecto? Porque é que a Carta Municipal do Património anexa ao novo PDM ignora, mais uma vez, o mobiliário urbano? A falta de respostas para estas perguntas é preocupante.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já em 29 de Janeiro de 2012 tinha surgido esta observação sobre esta mutilação do Terreiro do Paço. Então coloquei este comentário, que reproduzo para avivar a memória. " Este abate de candeeiros antigos é uma autêntica obcecação da CML. Depois de estar a ser feito em várias zonas da cidade, atingiu o auge nesta opção por colocar uns "canudos" com umas lâmpadas, muito modernos, numa praça do século XVIII, a mais imponente de Lisboa e uma das mais belas da Europa. Tínhamos de ser inovadores... na asneira infelizmente. Em qualquer cidade antiga europeia dá gosto ver os candeeiros antigos restaurados, com novas luminárias adaptadas, naturalmente. Até nas cidades dos EUA se vê frequentemente cópias de candeeiros deste tipo nas zonas mais nobres e ou monumentais. Porque será que destruimos o que é bom e autêntico, descaracterizando um conjunto que desejamos promover a Património da Humanidade?"
José Honorato Ferreira

Maria disse...

Como pessoa e arquitecta, acho ridículo que tirem os candeeiros antigos e coloquem esses estilo-simplex (que em nada tem de semelhante com o local) ...aliás, é o inverso, ficam "bem" em todo o lado porque parecem não estar lá.
Ora bem, alguém ganhou na encomenda de candeeiros. Porque não restaurar os de sempre? que mania de fazer arquitectura má e aos poucos caramba... isto merecia um artigo no i.

Nuno Castelo-Branco disse...

Só dá para pensarmos na coisa do costume: alguém terá enchido a sua conta com mais esta habilidade. O Costa não tem vergonha na cara?

Nuno Castelo-Branco disse...

Só dá para pensarmos na coisa do costume: alguém terá enchido a sua conta com mais esta habilidade. O Costa não tem vergonha na cara?

NB disse...

Infelizmente o Costa nao tem vergonha, assim como tambem nao teem os Lisboetas que o la puseram la...