04/04/2012

Governo conta vender Pavilhão de Portugal


Austeridade 


Austeridade ?


Ministra do Ambiente aguarda por resposta da Câmara de Lisboa do montante que está disposta a pagar pelo equipamento
O Governo está a aguardar uma resposta da Câmara de Lisboa a um eventual interesse na compra do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. O executivo pretende vender dentro de dois meses o Pavilhão Atlântico. 

Por Marisa Soares in Público

“Foi feito um convite formal à Câmara de Lisboa para manifestar o seu interesse no Pavilhão de Portugal. A Parque Expo enviou uma carta a perguntar que montante a câmara estaria disposta a dar para ficar com pavilhão. Aguardamos uma resposta”, disse ontem a ministra do Ambiente, Assunção Cristas. A governante falava na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

Relativamente ao processo de extinção da Parque Expo, Assunção Cristas disse que o plano de venda dos activos está a ser executado e que “há muitas entidades interessadas”. “Dentro de dois meses teremos a venda do Pavilhão Atlântico”, afirmou. Actualmente, está em curso a fase de apresentação de propostas, que decorre até 27 de Abril.
Uma das condições impostas ao comprador é que a infra-estrutura, construída para a Expo-98, continue a “servir o país”, funcionando como espaço cultural e como “pólo dinamizador da economia local e nacional”, através da realização de “eventos empresariais e institucionais de grande dimensão”, disse a Parque Expo em comunicado.

A ministra referiu ainda que a transição da gestão urbana do Parque das Nações para as câmaras de Lisboa e Loures está a ser feita, mas que esta é uma questão com alguma “complexidade técnica”. Como o PÚBLICO noticiou no início de Fevereiro, a transição terá de ficar concluída até 30 de Junho, dia em que será extinta a Parque Expo-gestão Urbana do Parque das Nações, empresa do grupo que gere a zona. Quanto ao Arco Ribeirinho Sul, a governante disse que “dentro de um mês será liquidada a sociedade” e o que sobrar do capital social da empresa será encaminhado para pagar as dívidas das sociedades Polis.

com Lusa
-------------------------------------------------------------------------------
As fotos e legendas foram acrescentadas ao artigo do Público
António Sérgio Rosa de Carvalho.


Sem comentários: