Esteja atento às várias iniciativas em perspectiva:

Esteja atento às várias iniciativas em perspectiva:

30/08/2013

Elevador gratuito que liga a Baixa e o Castelo lisboetas inaugurado no sábado


In Público Online / LUSA (30/08/2013)

«A Câmara de Lisboa informou hoje que inaugura no sábado, nove meses depois da data prevista inicialmente, o novo elevador da Rua dos Fanqueiros, para facilitar a ligação, gratuita, entre a Baixa e Costa do Castelo.

[...] Este novo elevador insere-se no chamado "Percurso de atravessamento pedonal, assistido por meios mecânicos de elevação, da Baixa ao Castelo de São Jorge" e, segundo a Câmara de Lisboa, tem como objectivo "articular as diferentes cotas entre colinas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, ajuda também revitalizar e a requalificar a envolvente a este caminho". [...] António Costa indicou que o elevador seria gerido pela EMEL (Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) e pago pelos utilizadores, tendo uma tarifa especial para moradores. No entanto, fonte municipal disse hoje à agência Lusa que o uso do elevador será grátis e que a gestão será partilhada entre a empresa e a autarquia. A recuperação dos dois edifícios da Rua dos Fanqueiros e a sua conversão em elevador rondou os 1,5 milhões de euros.»

...

Uma boa notícia, sem sombras de dúvida; adaptando uma solução que não sendo igual é idêntica ao que preconizávamos em 2006-2007, por sinal, aqui, seguindo ideia original do Arq. Alves Coelho, aliás.

3 comentários:

Anónimo disse...

bom projeto, sem duvida bastante util para os moradores e visitantes da colina.. e até para ciclistas porque não?

seria interessante fazer semelhantes projectos em outras colinas

Anónimo disse...

Não há coisa como eleições para se fazerem inaugurações, já lá diz o Povo.

Xico205 disse...

e eu a pensar que as bicicletas serviam para andar nelas!