03/08/2013

Sobre as Obras no Miradouro do Adamastor (Santa Catarina)

Estive recentemente no Miradouro "Adamastor", em Santa Catarina, visitando com o grupo Lisboa (In)acessível esta obra, procurando confirmar algumas questões de acessibilidade que nos tinham sido reportadas.
Da nossa visita observei que:
1. o material usado (mármore) pode ser problemático em condições de elevada pluviosidade potenciando a pequenos acidentes os quais, tendo em conta a profusão de esquinas de pedra aguçadas podem tornar-se graves...
2. aparentemente o objectivo de instalar estas dezenas de blocos de mármore (com um custo muito substancial...) teria como intenção criar bancos... mas esta opção criou barreiras de mobilidade dispensáveis.
3. existe já hoje uma profusão de garrafas e copos abandonados no local, o que prenuncia um problema que com o fim das obras do miradouro só tenderá a agravar-se, assim como os "tags" que já estão na estátua.
4. o pavimento junto ao termo do miradouro está desnivelado. Uma análise imediata parece fazer crer que se tratou de um erro de projeto, onde o piso foi concebido para uma dada cota, havendo um erros de alguns cm e uma "correção" apressada feita pelo construtor junto à barreira metálica do miradouro.
5. A barreira do miradouro tem uma altura segura? parece demasiado baixo, especialmente com aquele imprevisto "degrau".
6. Nos telhados à frente, observam-se algumas antenas, que desfeam a vista do miradouro. Esta antenas (como muitas em Lisboa) estão desativadas. A CML poderia providenciar pela sua remoção juntos dos proprietários e condóminos, por forma a maximizar a rentabilidade desta intervenção.
Rui Martins

(as fotografias são do grupo "Lisboa (in)acessível": http://lisboainacessivel.wordpress.com







12 comentários:

Anónimo disse...

O miradouro do Adamastor estava num perfeito estado de conservação, não havia necessidade nenhuma de fazer uma intervenção, que pelas fotos já se verificou que ficou muito pior!

Anónimo disse...

.................................

Não se esqueçam de voltar no Costa.

Anónimo disse...

Mais um caso de pseudo-design desnecessário, autista (está simplesmente a borrifar-se para o entorno histórico e arquitetónico)e além disso não é convidativo. Sem falar nos erros de execução e de projeto, lá estão as luminárias palito que infestam a cidade! Quando é que vai acabar esta saloiada! Votem no Costa, continuem a votar no Costa...

Anónimo disse...

Acho que as pessoas votam no Costa porque não vêem alternativa. No entanto, devo dizer que inventaram aqui uma bela "galeria de arte urbana", pois estará tudo coberto de graffiti dentro de poucas semanas.

Rui Martins disse...

já está... ainda as obras não acabaram e já há graffiti por todo o lado.

JJ disse...

LOL o Miradouro do Adamastor estava num perfeito estado de conservação? O problema daquele local é a fauna que o frequenta, e mal. Mas não me venham dizer que estava num perfeito estado de conservação.

Anónimo disse...

Os graffitis são o menos..
Lisboa já era!

Anónimo disse...

Está aqui um lindo serviço, sim senhor. Viva o Costa! E os palitos são o mais bonito de tudo.
Se houvesse o costume de demandar a CML sempre que alguém cai e parte uma perna e braço por causa do estado dos passeios ou de projetos como este ninguém se atreveria de fazer estes trastes armadilhados. Façam estatísticas: vamos ver quantas pessoas vão parar ao hospital por causa deste lindo serviço.

Xico205 disse...

Não se esqueçam de voltar no Costa.

3:00 AM
----------------------------

Ai volta volta.

Anónimo disse...


Se quizermos, NÃO VOLTA !

Anónimo disse...

Eu quero que volte.

jac disse...

Bons velhos tempos no adamastor...